terça-feira, abril 26, 2011

E o PSD a resvalar para a ponta direita

O PSD, com o tipo de propostas que se vem conhecendo, sobretudo na área social, está destinado a ser, cada vez mais, um partido de extrema-direita. Para perceber que isto não é uma mera atoarda infundada, basta olharmos para o gráfico seguinte (rapinado ao Pedro Magalhães).

O gráfico mostra como eleitorado português posiciona os partidos numa escala de 1 (esquerda) a 10 (direita)* por altura das eleições legislativas de 2002, 2005 e 2009:




O PSD, que em 2002 e 2005 estava, aos olhos dos eleitores, ainda à esquerda do PP, passou, em 2009, a partilhar a mesma localização que o Partido de Portas.

Vai uma aposta que, se repetissem hoje a mesma pergunta, o PSD estava à direita do PP, isto é, na extrema-direita do espectro ideológico?
    Pedro T.
______
*Os dados são dos inquéritos pós-eleitorais do projecto Comportamento Eleitoral dos Portugueses.

3 comentários :

Anónimo disse...

os dirigentes que estão hoje à frente do PSD estão cada vez mais a ocupar o espaço mais à direita do espectro político;

acrescente-se tb o facto de serem intelectualmente muito fracos o que faz deles marionetes destes grupos de pressão neoliberais

Anónimo disse...

O gráfico tem coisas mais interessantes para ver:
Em 2002 o eleitor mediano estava em 2002 em 5.2 e em 2009 em 5.0 (este deslocou-se para a esquerda). O PS passou de 4.7 para 5.7 (deslocou-se um ponto para a direita) e passou relativamente ao mediano de -0.5 (centro-esquerda), para +0.7 (centro-direita).
O PSD passou de 7.3 para 7.9 (ou seja um deslocamento de 0.6, menor do que o PS). O CDS passou de 8.2 para 7.9 deslocou-se para a direita.
A distância entre PS e CDS baixou dos 3.5 para 2.2 (enquanto o PSD baixou de 0.9 para zero). A aproximação do PS ao CDS é maior do que a do PSD. Repare-se que BE e CDU tb se deslocam para o centro ocupando o espaço vago pelo PS.

Anónimo disse...

Onde está:
"O CDS passou de 8.2 para 7.9 deslocou-se para a DIREITA."

Devia estar:
"O CDS passou de 8.2 para 7.9 deslocou-se para a ESQUERDA."

PS: É difícil associar CDS com a palavra esquerda.