quinta-feira, abril 28, 2011

Impreparação: chegar às políticas públicas por meros acasos

Há dias, Passos Coelho dizia que se preocupava com a Saúde porque se preocupava com aqueles que lhe são “próximos”. Hoje, Miguel Relvas, chamado a tribunal, viu a audição ser adiada. O secretário-geral do PSD, que já é dirigente político, deputado e ajudante de ministro desde os tempos de Barroso, descobriu um mundo que não conhecia: «"De facto a Justiça em Portugal precisa de reformas profundas", disse o dirigente ‘social-democrata’ à saída, indicando que esta foi a primeira vez que foi a um tribunal e que a partir de hoje estará mais atento às propostas para a Justiça.»

Salvo no que diz respeito ao desmantelamento do Estado Social, o PSD chega às políticas públicas por acasos como estes. Não tivesse Miguel Relvas de depor em tribunal e, muito provavelmente, continuaria sem se dar conta da importância da Justiça.

Estas reacções apardaladas dos dirigentes do PSD são sintomas da sua total impreparação para assumir a administração da res publica. Se a isto somarmos que o PSD já não esconde que quer pôr em causa o Serviço Nacional de Saúde (com o fim da saúde “tendencialmente gratuita”), a prevalência da escola pública (com a chamada “liberdade de escolha”) e um sistema de segurança social público (com o “plafonamento”), começamos a saber ao que vêm.

1 comentário :

Teófilo M. disse...

É sempre esse um dos meus grandes medos, que quem promove ou aprova leis nunca se tenha debatido com os problemas que nelas são regulados.