Jornal de Notícias, hoje
“(…) quando vejo Passos Coelho na TV fico sempre com a sensação que tinha quando ainda frequentava a bancada de Alvalade e o Sporting só jogava para o empate.”
“Se o vencedor das eleições fosse o vencedor do debate (o que não acredito que aconteça), não tenho dúvidas de que o eleito seria José Sócrates.”
“Sócrates preferia não falar dos seus seis anos de governo. Passos preferia não falar do seu programa. Um perde quando olhamos para o passado. Outro perde quando olhamos para o futuro. E a jogar às escondidas venceu o mestre: José Sócrates.
Daniel Oliveira, Expresso
Passos Coelho cometeu o erro que não podia cometer: em vez de explicar a sua mudança, permitiu que José Sócrates explorasse todas as palavras que pudessem sinalizar uma deriva liberal do PSD ameaçando varrer a concertação social, como a liberalização da justa causa para despedimento, ou, no caso da saúde, o carácter tendencialmente gratuito do acesso às prestações básicas.
Manuel Tavares, Diário de Notícias
7 comentários :
Pode-se saber porquê só publicam as opiniões favoráveis a José Sócrates? Desfavoráveis são mais que muitas.
Na forma e sobretudo na substância Sócrates ganhou largamente o deate.
Passos, meste caso, limitou-se a defender-se usando os argumentos de Jerónimo e Louçã sobre o mal estar do desemprego e "bancarrota", tal como aqueles fazem à maneira de partido de protesto sem hipóese de vir a ser governo a quem basta reduzir a governação aos aspectos negativos à cata de votos.
Quando colocado sobre o que quer fazer e m questões fundamentais, e constam emboscados no seu programa ou já foram ditos e depois calados ou negados, fez isso mesmo: voltou a negá-los ou explicou que o estava escrito, subreptíciamente, não era bem o que lá estava mas o parecido para adoçar a medida.
PPC fez a crítica da extrema-esquerda ao governo para disfarçar a política mais à direita de sempre do PSD. No debate com Sócrates tinha esse trunfo à disposição e foi a única táctica que usou para responder às qustões postas sobre que pensa fazer como governo.
Depois de mandar calar os seus próximos desbocados que, esses sim, diziam caso a caso quais as verdadeiras medidas pensadas mas não ditas ou escriras, seguiu a estrtégia que os milhentos escribas e opinadores, à cata de migalhas como pardais de esplanada que emxameiam os media, lhe aconselham:não se comprometer com nada, não avançar nada, nada dizer sobre que fazer e como fazer, atacar o "estado da nação" à maneira das "coligações" na AR e aguardar que as dificuldades da governação e oposição façam o resto.
Afinal, esperar que o seu nada lhes dê tudo.
Socrates faria bem em ler o artigo de opiniao de Ed Milliband no Guardian de ontem. Como ja varios comentadores opinaram na blogoesfera, so com o argumento do medo nao se vai la. Milliband alega mesmo que foi sobretudo isso que fez o Labour perder as eleicoes de ha um ano. Talvez isto seja um bocado forcado da parte dele, mas se o PS nao encontrar uma narrativa que ofereca alguma esperanca no futuro, arrisca-se igualmente a perder as eleicoes... Deixar o programa dos outros cheio de buracos so resulta ate certo ponto...
Caro Fritz. Mais opiniões desfavoráveis, porque e para que^. Não te chega o exército de propagandistas do PPD que enxameiam todos os canais de televisao?
E ainda o CM; DN; EXPRESSO?
N sejas papão, santo lorpa!
Sócrates esmagou! Mostrou claramente que Passos quer destruir o estado social e colocar os portugueses a pagar muito mais pela sua saúde. Provou que Passos é o responsável pela vinda do FMI e os 78 mil que tivemos que pedir emprestado. E mais! Sócrates mostrou que é o mais bem preparado para defender Portugal, para crescer a nossa riqueza e colocar-nos na vanguarda da Europa.
Agora percebo porque ficaram mudos depois do debate. Estiveram a seleccionar os 6 melhores comentários, entre os milhares, que davam a vitória a Sócrates. Mas parece-me que a RTP fez uma sondagem que tinha uma leitura diferente do debate, como a RTP a divulgou tão pouco podiam dar uma ajuda e publicá-la no vosso site
Enviar um comentário