sexta-feira, julho 08, 2011

Antes e depois do chumbo do PEC 4




As agências de rating são as mesmas de há seis meses e não houve nenhum tsunami na Europa. Como e porque é que as taxas de juro da dívida pública portuguesa começaram a subir a um ritmo verdadeiramente alucinante?

Para a história fica o dia 23 de Março como o da precipitação da crise política, em que para mudar de Governo alguns não hesitaram a pôr por terra a estratégia validada pela União Europeia para os problemas da dívida pública portuguesa. Mais cedo do que tarde, percebe-se o custo dessa irresponsabilidade: os portugueses vão ter que suportar medidas muito mais dolorosas e o país (apesar da maioria de direita…) está numa crise profundíssima e sem credibilidade internacional. Bom era que tudo isto não passasse de um murro no estômago.

12 comentários :

praianorte disse...

Esta instalada a confusão nessa grande maioria...porem contradiçoes não as há para já...elas virão a seu tempo. Vejam as calmas...dos comunistas e afins...todos tão doces e sabem porquê? Todos lambem no mesmo prato.

praianorte disse...

Alguem me podera indicar onde para o ALVARO?

Anónimo disse...

Não é preciso murro, a azia já basta para nos dar volta ao estômago...

Leonor Pinto

Ana disse...

Anda para aí a circular um video do Jose Gomes Ferreira a explicar os interesses da Moodys e outras agencias que tais num comentário dele feito na SicN esta semana.
Eu não me lembro é ele explicar tudo bem explicadinho como faz nesse video há meses atras, quando Portugal já era "atacado" por estas agencias. Aliás, encontrei este video de Março em que o mesmo JGF parece dizer-nos que faz sentido as agencias de rating baixarem os ratings como baixam. http://www.youtube.com/watch?v=8r6n8I0EEVw

Anónimo disse...

Fé no Moedas!!! Que ainda está a ajustar uma sensibilidade qualquer no Modelo Econométrico.....

Estamos entregues aos bichos e às bichas.....

Picamilho Elvas disse...

Miguel,perante este embuste,qual a razão do silêncio de Teixeira dos Santos ou de Vieira da Silva?Miguel não é possivel para memoria futura todos os dias por no CC ou publicar em livro, todas as medidas importantes que foram tomadas durante os seis anos de Sócrates, com relevante interesse para os portugueses e tambem todas aquelas que contribuiram para a redução da despesa publica.Por ultimo,todas as cujo objectivo não foi alcançado.Confesso que um livro seria melhor. O Autor seria Miguel Abrantes. O titulo punha a concurso no CC. Um abraço Zé da Minda. Temos que ter ferramentas para nos defendermos dos abutres... e fazermos justiça ao melhor e mais corajoso PM que Portugal teve. Nota: Mario Soares anda muito carente....

Anónimo disse...

O faccioso de belém não se deve exonerar de responsabilidades.

Não lhe basta vir agora desesperadamente falar das agências de notação e da injustiça...

Porque para falar de injustiça basta relembrar um certo discurso onde

A crise interncaional não existia...

A agências de notação e os mercados eram vacas sagradas em quem não valia a penas contestar...

E os portugueses não deveriam tolerar mais sacrificios...

Enfim, alguns portugueses - sobretudo aqueles que já vivem de reformas chorudas... escaparam ao pec 4... e o bpn já pode dormir descansado...


Já se vê quem vai pagar a GOLPADA

Anónimo disse...

O que esta gente fez ao país é verdadeiramente criminoso.

Anónimo disse...

Entretanto já ofereceram aos acionistas da PT a golden share... DE BORLA

Anónimo disse...

Foi para isto que andram tanto tempo - em coligação alargada da extrema esquerda à extrema direita e mais as corporações - a semear um clima de suspeição e a instilar o ÓDIO na politica portuguesa.

Anónimo disse...

O Expresso de hoje diz que o chefe da fação é que está a dirigir o afundanço do País.

Devia ser imediatamente declarado incapaz para o exercício do que quer que fosse, deviam ser convocadas eleições e Sócrates deveria ir já para Presidente da República. JÁ!

Anónimo disse...

O mês de governo de PPC contribuiu mas os seis anos de Sócrates não? Como é que voces não vêm que os maus resultados da governação sócrates é que prejudicam? Se os resultados do 1º trimestre tivessem sido bons o rating não descia... mas os resultados de Sócrates nunca foram bons... por isso o rsting foi sempre a descer. Este governo ainda só está em função á um mês, ainda não tem resultados para mostrar... os ultimos são os do 1º trimestre que são mais uma x negativos. E ai ainda não havia, PEC4, crise politica, eleições... nada para servir de mais justificação.
Tanta justificação arranjam para 6 anos e tantas culpas atribuem a 1 mês.