sexta-feira, julho 01, 2011

A patranha da derrapagem orçamental

• Luís Reis Ribeiro, Défice público desliza sempre no primeiro trimestre do ano:
    ‘O dramatismo em torno do valor do défice público no primeiro trimestre, que segundo o INE chegou a 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB), é excessivo e estará a ser baseado na leitura de dados algo voláteis e com problemas de sazonalidade.
    Especialistas ouvidos pelo Dinheiro Vivo e os próprios números do INE mostram que o défice sobe sempre nos primeiros trimestres do ano devido ao método de contabilização dos impostos e de algumas despesas. (...)’

4 comentários :

Anónimo disse...

estava aqui a ler o figaro e lá vem uma notícia sobre a itália que confirma o que nos diz luís reis ribeiro: no ano de 2010 o défice da itália foi de 4,6% enquanto que se retivermos apenas o 1º trimestre desse mesmo 2010 o défice foi 8,5%. brutal!

Teófilo M. disse...

Mas será que os especialistas em economia sempre tão +ávidos de falar sobre números não deram ainda por ela deste método defeituoso de análise, ou será que PPC quer ter de reserva um saco azul para acudir a aflições?

Anónimo disse...

PPC quer ter de facto uma almofada para abafar a total incompetencia do seu executivo no cumprimento das metas para o orçamento de 2011. Qualquer outra interpretação para justificar esta medida é querer tapar o sol com a peneira.Ainda por cima lançando a culpa para cima de um governo que já não está em funções desde março!Quanto a chico espertice estamos conversados.

Farense disse...

Os especialistas em economia (ou será economês?) sáo falam quando lhes der jeito.
Ou entao, eles estão quase todos já no goervno. Houve uma fuga de cérebros....vazios, para o governo.