sexta-feira, julho 29, 2011

“Que modelo é este?”

• Daniel Amaral, Portugal 2012:
    ‘(…) Vamos cortar em tudo: no consumo, no investimento e no produto; no emprego, na educação e na saúde; nos salários, nos subsídios e nas pensões. Lembrei-me do Eça: se V.Exas. nos cortam tudo, que poderemos nós cortar a V.Exas?

    O corte que mais me preocupa é o do investimento. Medido em percentagem do PIB, este indicador representava 27% em 2000 e era dos mais altos da Zona euro. Depois foi caindo, caindo, e em 2010 estava reduzido a 19%. A cumprirem-se as actuais projecções, o percurso mantém-se e chegará aos 16% em 2012, um número arrepiante. Como o investimento é o principal motor do crescimento económico, adivinha-se o abismo para que nos estão a empurrar.’

3 comentários :

Portas e Travessas.sa disse...

Ó Meus Amigos...da meia laranja não é de esperar uma "verdadinha" que seja - são ardilosos, mentirosos, alfrabões e alguns a contas com cristo - essa gentalha não engana ninguem - a não ser chamar aos bois pelos verdadeiros nomes.

Haja Deus, misericordioso, tenha pena de Portugal

Luís Lavoura disse...

"o investimento é o principal motor do crescimento económico"

Depende. Se fôr o investimento do Estado em autoestradas e túneis, pode não ser motor de coisa nenhuma. Pelo contrário, pode até causar, a prazo, depressão económica, devido à necessidade de a sociedade pagar esses maus investimentos do Estado.

Anónimo disse...

Pois é, mas num estado onde a classe empreendedora vive á sombra da bananeira e só mexe uma palha se for subsidiada, o invetimento estatal é o único que temos, e mais vale em betão do que nenhum, se deixarmos a iniciativa á nossa " iniciativa" privada.
Está na hora de perceber que em portugal o problema não é o estado mas sim o sector privado.