domingo, agosto 07, 2011

Cavaco e BPN

Entrevista de Miguel Sousa Tavares ao DN:
    De qualquer modo, vemos que o Presidente Cavaco Silva - que é idolatrado por este Governo e a quem respeitam todas as opiniões...
    A Cavaco? Mas Cavaco tem opiniões?

    Alertou contra as agências de rating...
    Só vejo o Presidente falar após factos consumados, a fazer análise e constatações óbvias. Agora alerta contra as agências de rating, mas há seis meses era para que não fôssemos contra elas, porque estavam a fazer o seu trabalho. A sua capacidade de previsão — que se está sempre a auto-elogiar! — é muito curta.

    A magistratura activa que prometeu não se verifica?Aconteceu. Viu-se no discurso de posse, que foi um ataque ao Governo de Sócrates. Quando estava enfraquecido e a situação do País era péssima, tendo dado o empurrão necessário para o Governo ir abaixo.

    Mário Soares até disse que, se fosse o primeiro-ministro, teria batido com aporta. Era a atitude correcta?
    Não, porque a situação do País era grave demais para permitir estados de alma desses. Acho que Sócrates foi muitíssimo bem-educado quando lhe pediram um comentário a seguir ao discurso de posse e se limitou a dizer que era injusto. Cavaco fez o discurso todo contra o Governo, como se não houvesse uma situação internacional de crise. Agora, é o discurso ao contrário.

    (…)

    É aceitável que o Banco Português de Negócios valha o mesmo que o valor dado por Pais do Amaral - 40 milhões de euros – pela transmissão dos jogos do Benfica?
    É pior ainda, porque o BIC não oferece 40 milhões, recebe 510 milhões, porque o Governo vai lá pôr 550. O BIC consegue até que o Governo vá custear as indemnizações aos trabalhadores despedidos e, posteriormente, pagar o subsídio de desemprego; limpar o que é incobrável e oferece-lhes os fundo de maneio para terem o rácio de capitais que o Banco de Portugal exige.

    Quando vemos a presidência da Caixa Geral de Depósitos ser alargada para Faria de Oliveira ficar e Mira Amaral aparecer em nome do BPN, podemos ser levados a pensar que os ex-ministros de Cavaco Silva têm tido uma vida prolongada?
    Têm tido uma vida prolongada e agitada. No outro dia, com um amigo, começámos a assentar nomes das personagens do Governo de Cavaco Silva. Metade teve problemas com a justiça ou é suspeito de poder vir a ter! É extraordinário, para um homem que se gaba tanto da sua integridade, e o mínimo que se pode dizer é que não soube escolher os colaboradores.

11 comentários :

Anónimo disse...

Afirmações certeiras. Talvez tardias.
Nunca compreendi por que razão os opinadores sempre pouparam Cavaco Silva e deixaram crescer o mito, desde os tempos em que foi PM.

Anónimo disse...

O Cavaco esteve sempre bem rodeado e preparado para nunca se enganar! Porém, quando se enerva e sabe que está a mentir ou se engana no nome dos amigalhaços, como aqui:

http://youtu.be/JzkpX6CHrj8

ou não consegue emitir um som, de tão secas a boca e a garganta:

http://youtu.be/JzkpX6CHrj8

Anónimo disse...

A senhora Teresa terá lido esta entrevista ou não terá tido tempo outra vez?

Anónimo disse...

Acordou agora este bacano, foi?
O Balsas manda e ele salta. Enfim, este governozinho vai implodir mais depressa do que parecia.
Já tenho o sofá e as pipocas para o filme !

Anónimo disse...

O que Miguel S. Tavares diz,são autênticas pedradas no charco.A começar pelo presidente,é tudo farinha do mesmo saco.Portam-se todos como escumalha!O caso do BPN,BPP,Escutas,discursos ofensivos,negócios vergonhosos,nomeação de boys,etc,é o que temos.

Olimpico disse...

Não esperava outra posição de MST, mas hoje, caíu a mascara a MARCELO REBELO DE SOUSA, na sua "MISSA" de domingo. Comentando a venda do BPN.

Eu nunca esperei ouvir este CAVALHEIRO ou outros, a meter no mesmo "SACO" OLIVEIRA COSTA, CONSTÂNCIO E TEIXEIRA DOS SANTOS!!!
Para ele ainda não é liquido, que Oliveira Costa tenha cometido qualquer CRIME. os outros? nem falar....A Marcelo, já não se exigia Honestidade politico/partidária, mas pelo menos DECÊNCIA...

Espero que MST, enquadre na sua critica a Cavaco, os Costas os Marcelos e os outros 17 nomes...Tudo isto mete mêdo, assim, caminhamos para a parede....não aquela que os "cavacos " tinham medo...
É necessário que o POVÃO abra a "pestana"....

Para a Posteridade e mais Além disse...

fracote

O BPN não foi nacionalizado por um tal de Sokras?

o tipo que ia reformar a tal e coisa pública

e só poupou nuns prof's e numas carreiras

mas depois gastou tudo em betão?

O BPN e Sokras

A amena cavaCADA SÓ assinou de crux

é pra não por Cruz que foi aquele do euro 2004 da casa que pia
e dos 3,5 milhões numa conta nova-zelandesa

foi outra coisa que sokras se esqueceu de fazer

combater a fraude fiscal

Zé da Póvoa disse...

Marcelo esqueceu-se de Dias Loureiro. Certamente que vai passar férias de borla ao resort a Cabo Verde!

Farense disse...

Marcelo n terá tb surripiado algum do BPN?
Como ele n gosta nada de dinheiro!

Rosa disse...

É bem possível... parace que o nosso "amnésico" está a fazer vida de Lord e a ganhar o seu dinheiro à custa dos outros que somos todos nós...ele tem lucros(chorudos, pelos vistos) e nós pagamos as pesadas facturas do BPN...é extraordinariamente injusto...

blabla disse...

fartei...anda por aqui uma conhecida… abantesma...tenta inculcar ensinamentos...tão grande artista...mas de pensar quase sempre enfatuado snob de troças «espirituosas» com uma arbitrária fugacidade uma ciência de voos rápidos calculando sangueira fácil a bodes expiatórios débeis…sarcasmos sem utilidade…grande Verbo de importação...mas nada de bons métodos de estudo para exame das coisas… desce à terrinha pá e vai mas’é lamber sabão…