quinta-feira, agosto 04, 2011

Adjuntos, assessores & especialistas, SA

• José Pacheco Pereira, A lista de nomeações (hoje na revista Sábado):
    'O Governo publicou a lista de nomeações (incompleta) só depois de pressões no sentido de não deixar esquecida ou protelada uma promessa eleitoral. Mas a essa lista, que contém alguma informação relevante, falta o essencial: o currículo dos nomeados. Sem isso, qualquer análise à lista depende de um conhecimento interior das máquinas partidárias, e dos círculos de poder pessoais, incluindo a dimensão fundamental da família, para se perceber as escolhas, e esse esforço os jornalistas não são capazes de fazer, para não dizer o cidadão comum. Quem percebe muito bem estas listas são os militantes partidários no activo, que convivem mal ou bem, de preferência mal, com os nomes que lá se encontram como uma fatalidade, e que as percebem como um livro aberto.

    Porém, para os cidadãos que não têm a visão arcana do interior dos partidos, os currículos são essenciais para se julgar como é que um jovem, ou menos jovem, sem qualquer qualificação especial, sem carreira profissional, chega a assessor. É aí que o cartão partidário, ou a frequência amiguista com algum prócere do novo poder, explica tudo. (...)'

7 comentários :

Anónimo disse...

O Pacheco está a ter momentos sucessivos de lucidez democrática. A gente dele e da Manela não constam destas listagens de que ele se queixa. Mas,se não me engano , a Manela também tinha umas listas próprias, onde não entrava nem Passos nem Relvas( este último , talvez porque ela tinha vergonha que ele fizesse parte da família POLÍTICA dela).

Paulo disse...

Vejam que o Carlos Nunes Lopes é Chefe de Gabinete do Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.
Perguntam vocês, o que faz o Carlos Nunes Lopes, um boy assessor do PSD há 10 anos no Governo? Simples, é vizinho do Secretário de Estado em Mangualde, de onde são naturais.

http://www.moptc.pt/cs2.asp?idcat=1175

O Galã de Massa Má disse...

Se temos um primeiro ministro que foi indigente até aos trinta e sete anos, depois não teve currículo que se veja, qual é o problema de os assessores, adjuntos e especialistas também serem ignorantes e incompetentes para as respetivas funções?
Não vejo.

António Carlos disse...

Que o Governo tente esconder os currículos dos nomeados é "normal".
Que Pacheco Pereira repare nisso também é "normal".
O mais estranho de tudo é que a oposição (em particular o PS) não faça essa exigência. Porque não o faz? Bastaria levantar a questão num debate parlamentar com o Primeiro-Ministro para que não houvesse escapatória. Porque não o faz então?

Rosa disse...

Se calhar tem problemas mais importantes em que pensar...e mais incompetente, menos incompetente, tanto faz... os problemas são por demais exigentes...não há capacidade para os tentar resolver...as dificuldades são enormes e aliadas à incompetência...iremos ter um belíssimo resultado...

Anónimo disse...

Este é o 1º governo que mostra as nomeações sem ser no DR e é o governo que no total menos fez... mas é criticado? Então se entraum governo novo acham que deviam ficar os "Adjuntos, assessores & especialistas" do governo anterior? Todos sabemos ao que esses Adjuntos, assessores & especialistas nos trouxeram.

Anónimo disse...

governo que menos nomeações fez? oh caro anónimo dê-lhe mais um ano e verá o resultado!