quarta-feira, agosto 10, 2011

A solução política que a direita não tem nem quer ter

      Hemisfério fraco outro forte
      Meio-dia não sejas triste
      A bússula não sei se existe
      ...
      (GNR)

Cinco notas breves sobre o vandalismo que assolou Londres:
    1. A ministra da Administração Interna já deve estar a arrumar o gabinete.

    2. Um PM que actua como porta voz oficioso da polícia, em conferências de imprensa no meio da rua, não dá sinais nem de autoridade nem de controlo da situação; dá, isso sim, sinais de que está aflito e com medo.

    3. A reacção tardia, descoordenada e fraca da polícia foi o catalizador mais poderoso que se podia ter arranjado para o comportamento violento daquelas hordas – que, claramente, aumentaram a fúria destrutiva mal farejaram o medo e a impotência do adversário.

    4. A história das redes sociais é uma desculpa mal amanhada para esconder a falta de comando policial e de liderança política.

    5. A direita blogosférica, que inspira quem nos governa, está atarantada e assustada. Os ‘mercados’ e a ‘ordem’, que sempre foram os temas em que se julgou especialista e intérprete autorizada, não param de pregar partidas. (Bem, nunca é tarde para aprender que a realidade é mais complexa do que a vulgata ideológica neoliberal lhes ensinou...).

    6. Claro que a violência se combate com repressão. Mas tal como as guerras exigem uma solução política que dê sentido e perenidade à solução militar, também a violência urbana exige uma solução política – e é, justamente, essa solução política o que a direita não tem, nem quer ter.
    Afonso

5 comentários :

Anónimo disse...

Não concordo apenas num aspecto : penso que a policia reagiu tarde e de modo fraco precisamente para não tornar as coisas ainda piores, não porque seja fraca ou não tenha cadeia de comando. Falharam foi em perceber que estes riots não tem nenhuma base politico ideologica e são apenas manifestações de uma juventude é deriva, onde faltam os valores mais básicos de convivencia em sociedade.

Anónimo disse...

se dão porrada nos índios depois não lhes podem pedir votos, nada como umas associações de caridade muito preocupadas com os problemas sociais para controlar estas merdas. o cavaco é que a sabe toda.

Anónimo disse...

Como é publico e notório a esquerda tem a resposta que falta à direita. Estaline, Mao, Henver Hoxha, Pol Pot rapaziada de esquerda que não se intimidava no uso da policia

sepol disse...

E a esquerda por acaso se lá estivesse no poder tinha alguma solução para controlar a bandidagem, lá tal como cá entregam tudo ao poder judicial e depois os juizes cagufas não fazem nada.

Anónimo disse...

Os idiotas que se reclamam de esquerda, e que por aí bolsam repugnantes apreciações desculpabilizantes dos comportamentos bestiais dos “pobrezinhos” que pegaram fogo às cidades inglesas, se tivessem vivido na Alemanha, nos princípios dos anos 30, teriam seguramente também um discurso desculpabilizador (logo, legitimador dos crimes) das selvajarias e do terror praticados pelos gangs nazis da altura. Decerto diriam que a culpa era do sistema capitalista, e que os pobres nazis eram “ jovens desenraizados”, e mais não faziam do que expressar a sua “falta de esperança e de perspectivas” para o futuro…