Este gajo é um perfeito lunático. Relembro apenas a forma como esta alma se aliviou a propósito do brutal aumento dos transportes. É que não é apenas a gritante insensibilidade perante uma medida que afecta de forma tão extraordinariamente gravosa a vida de muitos Portugueses, sobretudo os mais desfavorecidos. É o total alheamento da realidade do país onde este tipo vive (presumo, enfim). Passo a citar porque senão ainda alguém poderia achar que fui eu que entendi mal, tal é a prosa:
“Uma boa medida da Troika Transportes públicos aumentam 15% 1. O preço dos transportes para os utentes vai aproximar-se do valor real. 2. Utentes passam a ter incentivo para seleccionarem melhor o local onde vivem e a localização do emprego que têm (efeito positivo desta medida terá que ser complementado com medidas que liberalizem o mercado de arrendamento) 3. Empresas passam a ter um incentivo para se localizarem nas cidades satélite, tornando-as mais autónomas e reduzindo os movimentos pendulares (como os custos de transporte aumentam, o diferencial de salários entre o centro e a periferia vai aumentar) 4. O Estado reduz o subsídio à suburbanização dos grandes centros urbanos. 5. Empresas públicas de transportes deixam de destruir tanto valor. 6. Aquele mundo esquizofrénico em que se subsídia a mobilidade e o combate à desertificação dos centros históricos começa a acabar. 7. A conversa “o local X não tem transportes” passa a fazer menos sentido. A partir do momento em que se reconhece que o transporte público não é barato, pressão para expansão da rede pública e do respectivo buraco financeiro diminui.”
1 comentário :
Este gajo é um perfeito lunático. Relembro apenas a forma como esta alma se aliviou a propósito do brutal aumento dos transportes. É que não é apenas a gritante insensibilidade perante uma medida que afecta de forma tão extraordinariamente gravosa a vida de muitos Portugueses, sobretudo os mais desfavorecidos. É o total alheamento da realidade do país onde este tipo vive (presumo, enfim). Passo a citar porque senão ainda alguém poderia achar que fui eu que entendi mal, tal é a prosa:
“Uma boa medida da Troika
Transportes públicos aumentam 15%
1. O preço dos transportes para os utentes vai aproximar-se do valor real.
2. Utentes passam a ter incentivo para seleccionarem melhor o local onde vivem e a localização do emprego que têm (efeito positivo desta medida terá que ser complementado com medidas que liberalizem o mercado de arrendamento)
3. Empresas passam a ter um incentivo para se localizarem nas cidades satélite, tornando-as mais autónomas e reduzindo os movimentos pendulares (como os custos de transporte aumentam, o diferencial de salários entre o centro e a periferia vai aumentar)
4. O Estado reduz o subsídio à suburbanização dos grandes centros urbanos.
5. Empresas públicas de transportes deixam de destruir tanto valor.
6. Aquele mundo esquizofrénico em que se subsídia a mobilidade e o combate à desertificação dos centros históricos começa a acabar.
7. A conversa “o local X não tem transportes” passa a fazer menos sentido. A partir do momento em que se reconhece que o transporte público não é barato, pressão para expansão da rede pública e do respectivo buraco financeiro diminui.”
Enviar um comentário