segunda-feira, setembro 12, 2011

A habitual esperteza saloia do Bloco


O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República, no fim-de-semana (!?), um projecto para a realização de um referendo sobre a privatização das Águas de Portugal.
Soubemos isto quando Francisco Louçã apelou ao Partido Socialista "e a toda a esquerda" para apoiar o projecto do BE.
Espantoso.
O BE não cuidou de dialogar com o PS e "toda a esquerda" para uma eventual articulação de posições. E até "entregou" o projecto pela calada do fim-de-semana...
Depois, "toda a esquerda", especialmente o PS, é que são arrogantes, é que não querem o diálogo. Ou seja, não são suficientemente de esquerda.
Louçã e o BE não aprendem nada. Porque não querem. Porque já a sabem toda...

9 comentários :

Utópico disse...

Deviam era ter entregue um projecto para a realização de um referendo relativamente à independência da Madeira, incluindo o seu Presidente do Governo Regional.

Picamilho de Elvas disse...

Só come a palha do Bloco quem a quer comer.Como era o congresso do PS,tinham que tirar alguma "do olho do cu, com um gancho",para mais uma vez fazerem o jogo da direita...

Zé da minda sempre disse...

José Seguro demonstrou neste congresso, com tudo que disse e o que não disse... e devia ter dito,porque razão não fez parte durante varios anos de nenhum orgão do partido.Não me recordo de o ter visto intervir nos debates parlamentares.Não estava de acordo com nada?O seu calculismo é preocupante.Quanto ao slogam,primeiro as pessoas,pergunto:quando se tenta igualizar por uma questão de justiça e de finanças publicas as reformas dos funcinarios publicos às dos sacrificados trabalhadores do privado,pergunto se Sócrates não estava a pensar no pais e nas pessoas.Quando se moderniza o parque escolar,e se dá melhores condiçoes na saude,Sócrates estava a pensar em quem? Quando se aumenta o subsdio de maternidade,quando se cria dois escalões do IRs para os que mais ganhavam Sócrates estava a pensar em quê? quando se possibilita a abertura de mais farmacias nomeadamente hospitalares,Sócrates estava a pensar em quem? Quando se autoriza a criação das parafarmacias que alem de facilitar a vida as pessoas,criou milhares de postos de trabalho Socrates estava a pensar em quem? no Zé Seguro? não! tem duas farmacias...mas nos portugueses em geral.Acho que todos os militantes se devem sentir orgulhosos de durante seis anos terem tido um lider com a coragem ,combatividade e a honestidade de José Socrates.A José Seguro desejo muitas felicidades até ao proximo congresso.Assis,pessoa em quem não votava se fosse militante,por na minha opinião lhe faltar aquela agressividade necessaria em determinadas alturas, com a inteligência enorme que Deus lhe deu, disse duas coisas importantes: não vou ser lider de fação e não tenho projectos a longo prazo... para bom entendedor meia palavra basta.Nota: Como não tenho a memoria curta, lembro-me que sempre que estão no poder os partidos esvaziam-se e quem passa a fazer politica é o Governo,o que pessoalmente discordo,mas uma coisa é certa,mesmo em periodo de dificuldades no pais,os militantes do PS estiveram sempre ao lado do seu lider.

Dinis Pinto disse...

Zé da Minda:

O Seguro foi deputado e fez parte dos órgãos dirigentes do PS. Não andou aos berros na rua mas tomou posição nos sítios certos. Onde está o problema?

Fernando Romano disse...

PARA:
José da minda sempre:
----------------------

Caro comentarista, estou inteiramente de acordo com tudo o que escreveu, de fio a pavio.

Especialmente com isto, que disse Francisco Assis:

"...não vou ser lider de fação e não tenho projectos a longo prazo..."

Acrescento mais:

O novo Secretário Geral, a quem desejo os maiores êxitos para bem da esquerda portuguesa, cometeu um erro fatal para o seu consulado: o não ter dignificado em pleno Congresso (eu até diria glorificado) as grandes bandeiras no que concerne a reformas e modernidade de muitas das suas medidas, ímpares na nossa História, pelo menos, recente, algumas das quais o senhor referiu e muitas outras bem conhecidas, e ao ter deixado bem claro, para todo o país, que a crise do nosso país é, em alta percentagem, devida a fatores externos, como, por exemplo a crise internacional provocada por especuladores sem escrúpulos, águas turvas em que pescaram todos os partidos da oposição e o setor mais reacionário da nossa sociedade, através de um auto-de-fé a José Sócrates, transmitido em direto durante vários anos pelas televisões e imprensa em geral.

Daí que a oposição volte, com desfaçatez, e tranquilidade, a recorrer ao seu grande fantasma, José Socrates.

Seguro meteu-se numa teia, por falta de caráter político, e na senda do seu anti-anterior Secretário Geral, de que nunca mais se libertará.

E tinha todas as razões (o PS tinha e tem) para o fazer.

Quem se envergonha ( e procura esconder) os méritos de um dos melhores primeiros ministros de Portugal (e seus governos) não augura grande saída para para o país e o povo.

Que tudo corra pelo melhor.

O que me revolta é ver o Secretário Geral do PS alargar o flando para que José Sócrates possa continuar a ser fustigado à direita e à esquerda.

Ainda há pouco vi na televisão uma cena vergonhosa: Mário Nogueira receber em ameno diálogo para as câmaras de televisão o actual P.Ministro, à porta de uma escola.

(Um cidadão que vota habitualmente PS, não militante).

Fernando Romano disse...

CORREÇÃO AO MEU COMENTÁRIO ANTERIOR:

No 5º. parágrafo, 7ª.linha,

onde se lê "...e ao ter deixado bem claro",

deve ler-se "... e ao não ter deixado bem claro".

blabla disse...

... pareceu-me que o post era sobre o ...be...em baixo há um sobre o congresso do...ps (só tem 1 coment.)...mas voltando ao ...be...tudo malta normal (como sempre)...marketing…o resto qsf…

Anónimo disse...

O BE é uma fraude enorme.Perdeu toda a credibilidade e, assim sendo,morrerá em pouco tempo.Quando um partido se diz de esquerda e se porta como uma alavanca da direita,merece o quê? O Louçã já era. Junte-se ao chefe da Frenprof e vão dar uma volta ao bilhar grande!

Zé da Minda sempre disse...

Dinis Pinto,José Seguro,não fez parte de nenhum orgão do partido.Foi ele proprio que o disse e eu compreendo-o não convinha comprometer-se...Quanto a comentar neste post,mostra a liberdade dos socialistas,que não se coibem de criticar os lideres que se envergonham do passado.Lembro aos criticos de Socrates a austeridade que Mario Soares e Hernani Lopes tiveram que levar a cabo e que atirou o PS para os 24%, numa altura em que ainda sonhavamos com o socialismo.É preciso ter memoria.José Seguro comportou-se como aquele caçador que se poe escondido atras dos arbustos à espera da presa...