sexta-feira, setembro 16, 2011

Já comprou hoje o Público?



Não sei se a Avillez veio para ficar, mas espera-se que assim seja: o seu “artigo” na edição de hoje do Público é imperdível. O texto intitula-se O abismo, com Passos Coelho no olho do furacão (e está na secção de opinião e não no Inimigo Público). Nem sei se é o melhor pedaço de prosa, mas aqui fica o ponto 3:
    ‘3. Num pequeno-almoço ocorrido há dias em S. Bento, diante de um croissant e um sumo de laranja reedito, num mesmíssimo cenário, gestos antigos fazendo perguntas. Como com Soares, com Cavaco, com Guterres, com Sócrates, com ou sem croissants.

    O primeiro-ministro, um homem de boas maneiras, tem o tique de explicar tudo como se cada pessoa fosse a única dos seus incertos dias, orquestrados pelo chefe de gabinete (é da boa colheita "Ribeiro de Meneses", chama-se Francisco e é diplomata).

    E, então, Passos Coelho atendeu-me algumas dúvidas: a "Europa", a política que tarda em dar sinal de si na acção governativa, a falta de voz de Santos Pereira versus a voraz omnipresença de Gaspar, uma Justiça ainda silenciosa, a Madeira (onde lhe digo que o país lamentaria que ele fosse). Comendo com frugalidade e bebendo leite gelado, parece não ter pressa, embora tenha, não estar aflito ,embora esteja, não ter dúvidas, embora tenha.

    Raras vezes observei político tão dono do seu próprio controlo: não se afastará um milímetro da rota, apesar de a saber duríssima e armadilhada. "As coisas são o que são", podia ter dito, mas não disse.

    À tarde, o primeiro-ministro ia ao Parlamento enfrentar as oposições e o novo líder do PS. E à noite, ao regressar a sua casa nos arredores de Lisboa, talvez se permitisse - sozinho como gosta e costuma fazer - um ritual antigo, passeando o seu cão pelas ruas de Massamá.

    O breve recreio entre a tempestade interna e o Inferno da realidade europeia.’

15 comentários :

Anónimo disse...

Há anos que não se compra o Público. Não gostamos da Voz do Dono.

O Galã de Massa Má disse...

Todos os palermas, ignorantes e incompetentes têm o controlo referido, devido precisamente a serem palermas, ignorantes e incompetentes.

Francisco Clamote disse...

Já li. É uma peça que não fica atrás de outras da mesma autoria.Ser lambe-botas sempre compensou. É o caso, diria eu.

Ze Maria disse...

Não compro jornais. O pasquim em apreço, já não é a primeira vez que o vejo à disposição nas caixas do Continente e nem lhe toco. Quanto a esta exaltada "fina" nem merece que se perca tempo ou se façam considerações sobre a sua seriedade politica... Não vale a pena!
NB: Há organizações por essa Europa a fazer pressão sobre os governos para proibir que anúncios e referencias à prostituição sejam proibidas nos jornais.

ECD disse...

O meu comentário deixado na "caixa" do Público foi o seguinte :

"ECD , Lisboa. 16.09.2011 10:46

Discurso beato
A única palavra que me vem à cabeça para classificar a forma e o conteúdo deste texto é…… discurso beato. Seria indelicado da minha parte chamar-lhe sabujice "

Contudo, foi censurado e o que foi publicado foi:

"ECD , Lisboa. 16.09.2011 10:46

Discurso beato
A única palavra que me vem à cabeça para classificar a forma e o conteúdo deste texto é…… discurso beato. Seria indelicado da minha parte chamar-lhe ..."

Anónimo disse...

Ó Maria João, vai também passear o cão.

EGR disse...

Não comprei mas já li e recomendei aos meus amigos no facebook a leitura.
Verdadeiramente enternecedor.
Finalmente temos um PM a altura dos tempos !
Estou tranquilo e confiante quanto ao futuro ao constatar que o país esta em boas mãos.

Anónimo disse...

Como é possível esta senhora escrever em jornais?? Deve ter umas boas cunhas junto dos donos dos merdia!

AL`garvio disse...

A "Miss Pincel" até tem a sua graça.tanta garça quem nem de graça queria a sua graça,quanto mais comprada.Não compro,não leio.Tou a ficar farto desta(e)s bajulador(a)es,até metem nojo`´E melhor ficar por aqui,se digo o que me vai na alma,ainda o SIS me bate á porta,Eu tenho filhos pra criar,por enquanto,aguardo.Mas tambem aviso que não estou para aquentar muito mais tempo,as merdas ,que estes merdas andam a fazer.

Anónimo disse...

É amor, meus caros, é amor!!! Esta santa sra. tem a característica de se apaixonar por <> do PSD. Depois da assolapada paixão por aquele sr. que habita o palais de Belém, -o escutado-, parece agora desenvolver outra, recente e não menos assolapada, pelo rapagão que nos anda a esturrar o carcanhol e a paciência. Esta é apenas a primeira de muitas cartas de amor que ela dedicará ao Ken. Ainda vai dar cena de ciumes, ai vai,vai.

Picamilho/ Elvas disse...

Vou comprar um cão, e vou viver para Massamá. Como o meu cão é muito inteligente, e sabe de politica... pois só consegue fazer as suas necessidades em Massamá, ele lá sabe porquê..estou convencido que depois de uma troca de impressoes com o cão do PM,este, lhe vai transmitir boas ideias para começar a governar o pais.

FB disse...

Não leio nem compro o público porque é coisa sem interesse e não quero alimentar a voz do dono. Nem de borla nas caixas do continente, pois não vou ao continente alimentar o dono da voz.
Isso tem também a vantagem de escapar à "tentação" de ler a Avilez, embora goste de me rir aqui com a sabujice dela.

Prof. Karambola disse...

Podia abrir uma barraca de mentalista, mas não abre. Podia ter a noção do ridículo, mas não tem. Podia ficar calada, mas não fica.

Anónimo disse...

Jornalista?

uma caricatura de militante...

Anónimo disse...

Esta "lambelaconini" está gasta e mesmo antes nunca prestou.

Ponham-na na Zara a entrevistar vendedores, porque a cabecinha dela não dá para mais e mesmo para isto duvido que "levasse a carta a Garcia".