sexta-feira, setembro 30, 2011

Não convence nem serve, em suma

• Vasco Pulido Valente, Os 100 dias [hoje no Público]:
    '(...) O que não se viu ainda foi um plano de reforma coerente, claro e compreensível. Não há um plano para a reforma da administração central, não há um plano para a reforma da administração local, não há um plano para a reforma do sector empresarial do Estado, não há um plano para a reforma da Saúde. Não há um plano para nada. Os ministros cortam aqui e cortam ali, extinguem isto e aquilo ou fundem alhos com bugalhos: talvez bem, talvez mal. Infelizmente, essa grande actividade parece uma caçada aos pardais. No meio da confusão não se distingue um objectivo, um método, um propósito. Cada um atira para onde lhe dá na gana ou trata do sarilho do dia. É escusado procurar uma ordem. E o dr. Passos Coelho, com a sua suavidade e simpatia, não se explica e de quando em quando contribui mesmo para aumentar a confusão.

    Os ministros, coitados, não ajudam. O ministro das Finanças, com o seu pequeno ar de contabilista melancólico, não chega a ninguém. O ministro da Economia, que escreveu um livro pedante e pueril, anunciando que, se o deixassem, iria rapidamente limpar a casa, desapareceu num mundo que ele não conhece. A sra. ministra da Justiça continua remota e misteriosa. E o sr. ministro Relvas, sem qualquer autoridade que o país reconheça, ocupa quase sozinho o palco, e gesticula e berra, provavelmente sem consequência. Em conjunto, o Governo, entre a súplica e a bravata, entre uma fé espúria no futuro da Pátria e ameaças de tragédia, não convence. Passos Coelho é um homem resoluto à procura do compromisso e da "unidade". E um homem hesitante à procura de firmeza e respeito. É muito capaz de perder pelos dois lados.'

2 comentários :

james disse...

Às vezes este até é lúcido, mas também é menino para, dentro de dias, afirmar o seu contrário.

Tendenciosamente fixado em Paulo Portas, só este passa no rastreio que vale zero.

praianorte disse...

É importante nunca esquecer, para que não volte acontecer:
Enquanto não pregava olho...veio-me à memoria a imagem negra...de alguns políticos da democracia, pela suspeita ou já comprovado da pratica de vários tipos crime à margem das Leis. Como é possível que essa reles gente, a quem o povo deu o seu voto, os quais foram ou são, ministros, deputados, conselheiros de estado, autarcas e dirigentes partidários, tenham enveredado pela via multifacetada do crime...? Já alguém pensou no caricato, nós governados por gente sem ética e desonesta ...? Vejam quantos seguiram a via do mais fácil...e quem são..., qual a força partidária que fornece essa eficiente mão de obra...? Sempre do mesmo lado..., debaixo da mesma bandeira, sacar, gamar ou pior ainda, há-os para todos os gostos,senão vejamos o tipo de crime dos principais suspeitos:
-assassínio;
-bancos;
-vantagens financeiras;
-falências;
-trafico de influencias;
-depósitos bancários.
Como tenho a consciência bem limpa do “pecado”, cerrei os olhos e toca a dormir, mas que é um pesadelo ai isso é, saber-se como “fomos” enganados...por tão vil e ordinária gente.