sexta-feira, outubro 14, 2011

O embuste do desvio (explicado tintim por tintim)

    Passos Coelho justificou a brutalidade do OE2012 com uma (suposta) revelação, por parte do INE, de que existiria um 'buraco' de três mil milhões de euros, ou, numa versão alternativa, na circunstância de 70 por cento do défice permitido para a totalidade do ano já ter sido esgotado. Passos mente - sim, mente - quando diz que o INE confirmou um buraco de três mil milhões de euros, porque o único desvio confirmado é aquele que resulta da diferença entre o défice estimado pelo INE no 1º semestre (7 mil milhões de euros) e o objectivo da Troika para o mesmo período (5.4 mil milhões de euros). Ou seja, partindo dos dados conhecidos, o desvio é de 1.6 mil milhões, não os 3 mil milhões referidos por Passos Coelho. Corrigido o montante do desvio, importa perceber como se chega a este valor. Ora, estes 1.6 mil milhões de euros dividem-se em 600 milhões da Madeira e 600 milhões de receitas não fiscais. Nenhuma das rúbricas permite uma responsabilização do anterior governo, porque estas não resultam de qualquer suborçamentação ou má execução orçamental. A primeira corresponde aos desmandos de Alberto João Jardim (que, já agora, é responsável por 40% do desvio, e não os 10% referidos por Passos). A segunda diz respeito a receita não corrente (one off), que está prevista ocorrer durante 2011; a sua não execução, no primeiro trimestre de 2011, não pode, por isso, ser classificada de desvio. Sobram, portanto, 400 milhões de euros. Curiosamente, estes 400 milhões correspondem à dotação provisional, isto é, correspondem a um valor, que já consta do OE2011 para fazer face a despesa imprevista.

12 comentários :

Fernando Romano disse...

Tudo muito certo.

Mas eu não estou a ouvir estas coisas no Parlamento, ditas pela bancada do PS, de forma a que sejam bem ouvidas pelos portugueses, muito bem explicadinhas, bem documentadas.

O que tenho estado a ouvir são respostas titubeantes, como quem está a ser apanhado de surpresa e não tenha os números controlados, não conheça a história das coisas.

Eu não tenho os números, não me ocupo dessas coisas, não tenho vida para isso. Parece-me que o Governo está a mentir com todos os dentes que tem na boca, de forma desavergonhada e mesmo assim tomo-me por pessoa mais ou menos informada. Imagino grande parte dos portugueses.

O que me parece é que a bancada do PS parece não estar à espera destes ataques por parte do Governo, quando devia estar, não está preparada e os portugueses estão a assimilar a propaganda do governo.

O PS deve perder o medo e, parece, a vergonha, de defender o governo de José Sócrates.

É caso para perguntar: afinal o que é que se passa?

Se a bancada do PS não se ergue com armas e bagagens, não me admira nada que um dia destes o país esteja a pedir a cabeça de José Sócrates.

Não tenho dúvidas que o governo mente, mas não deixo de confessar que estou baralhado com tanta moleza.

O rural disse...

O Governo mente porque não diz onde fica o fundo do buraco.

Porque o buraco ainda deve se um pouco mais abaixo.

Foream muitos anos a bagunçar.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o Fernando Romano. Ouvi uma parte da intervenção de Seguro , esta manhã, e fiquei decepcionada com tanta falta de argumentação para rebater as mentiras de Passos Coelho. Aliás, ultrapassou o tempo que lhe era permitido para, afinal ,não dizer nada de significativo. Louçã esteve bem melhor.

Anónimo disse...

"Bagunçar" em pêpêdês(novo dialecto de mentirosos)significa, Madeira, BPN, BPP,Submarinos,Sobreiros e quejandos??

Almeida Henriques. disse...

João Galamba, o sr é deputado, fa4a qualquer coisa pelos portugueses e pelo se partido, porque se fica à espera que Seguro avance, pode esperar sentado. Ele quer ver bem longe a sombra de Sócrates, mesmo que isso signifique os portugueses estarem a ser estupidamente enganados e a honra do PS enlameada. Dê um murro na mesa. Não deixe que Seguro alinhe no embuste aos portugueses. Temos direito à verdade. Não fique à espera de Seguro, porque este já provou ser uma nulidade como lider. Ou mais que isso.

Anónimo disse...

A verdade é que Seguro é um lider a prazo, mas em vez de fazer o seu trabalho e fazer verdadeira oposição ao que se está a passar parece também ele acreditar que não há mais nada a fazer senão ouvir e calar. Que vergonha de lider. E num momento em que precisavamos de uma oposição forte para refrear os desmandos destes palhaços.
Uma coisa é certa. Se aprovar este orçamento terá de o fazer pedindo desculpa aos portugueses ( tal como o palhaço que lá está fez na oposição ) ou estará condenado a que tal seja usado como arma politica contra o PS.Capazes disso são os ppds.

Rosa disse...

Concordo com o anónimo das 10:56:AM.
E penso que João Galamba é uma pessoa séria, competente e de "alma lavada"...também aprecio imenso Maria de Belém mas este papel de oposição e rebate a ataques incríveis e sem fundamento pode ser muito bem protagonizada por João Galamba e outros deputados que estão no hemiciclo...
Infelizmente, também acho AJ Seguro um pouco incipiente...

Olimpico disse...

Ainda bem que estou ...sendo ouvido....A crise Mundial, carece de resposta MUNDIAL, e toda a gente já sabe que não temos lideres mundiais, quanto mais em Portugal....
Barroso foi para a Europa, imposto por BUSH. porque Barroso, era "mole"..... e incompetente, como o tinha demonstrado no Governo em Portugal....o resto ? é lixo tóxico....que se não fôr ràpidamente revisto, contaminará até à morte o Povo....
Tal como todo a Europa, Portugal foi assolado por "lideres"incompetentes que promoveram "NONSTROS"...A começar pelo "pai" de todos os monstros CAVACO!!!!
Seguro, pretende dar um ar de credibilidade " SÓ"...esperando que o poder lhe caía nos braços....
Não!!!! O PS e os Portuguerses tem necessidade de um lider forte e com uma voz forte, sem medo nem complexos dos governos de Sócrates....ANTÓNIO COSTA é dos poucos preparados para "partir o "Plástico" de Passos Coelho...
Dentro do PS, há gente que cometeu o "CRIME" de combater os melhores Ministros que POrtugal já teve:
CORREIA DE CAMPOS e MARIA DE LURDES
RODRIGUES.
Estou mesmo convicto que o "Pai" tem preparado um Governo de Salvação Nacional, depois do "sinal" que as medidas deram...a Grécia,nunca esteve tão perto.....

Maria Rita disse...

Concordo,este Ps não está a cumprir o seu papel de oposição.Seguro,ainda vive com o fantasma de Sócrates,por isso o deixa crucificar.Ouço dizer que a divida externa dos Bancos e dos privados é o grande problema do pais (Daniel Bessa) as estatisticas dizem que o deficit do estado à banca é de 11% a dos Empreiteiros é de 40%,dito com grafico por Antonio Costa na quadratura do circulo. Perante este embuste do governo sobre as responsabilidades do Ps, não há nada a fazer? José Seguro não deve ir sozinho as reuniões com PPCoelho.Não há memoria deste tipo de procedimento, muito menos entre amigalhaços.A hora é de luta pela defesa dos nossos direitos e pelo cumprimento da troika. Tudo que for alem do memorando, tem que ser explicado depois de validado pelo o INE,pois nestes aldrabões o povo já não acredita.Nota: gostei de ver o estilo manso de Jeronimo de Sousa no parlamento... o odio reservam-no para os socialistas, para mal dos portugueses que dizem defender.Mais uma manif. para o folclore do PCP continuar.Atiraram-nos ao poço e agora armados em bombeiros querem-nos salvar.

Olimpico disse...

Maria Rita. estamos em sintonia, quanto ao lider do PS, e quanto à atuação do PCP/BE....Estes deliram com a possibilidade de um novo PREC.... e não é, que tudo pode acontecer (?!)

Rosa disse...

E eu também estou de acordo com os dois(Maria Rita e Olímpico).

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

E para o "amiguinho" Passos Coelho, não há nada, nada, nada?





NÃO! NADA!

E acorda, PS, senão qualquer dia já não fazes parte do filme...