sexta-feira, dezembro 23, 2011

Mentir com os dentes todos para “ir além da troika



• Pedro Silva Pereira, O desmentido:
    ‘Pronto, está esclarecido: era mesmo mentira. O ministro das Finanças explicou no Parlamento que a decisão de criar o imposto que cortou o equivalente a metade do 13º mês foi uma opção livre do Governo e não o resultado de uma imposição da troika, ao contrário do que tinha sugerido o primeiro-ministro numa das suas recentes entrevistas televisivas.

    (…)

    A troika, já se percebeu, tem "as costas largas". Mas não pode aceitar-se esta permanente tentativa do Governo de confundir as suas próprias escolhas com os compromissos assumidos com a troika. A verdade é esta: este absurdo imposto extraordinário sobre o 13º mês não está no Memorando de Entendimento negociado com a troika em Maio, tal como não está lá o aumento do IVA da energia e da restauração para os 23%; nem os aumentos de 25% nos transportes públicos; nem o aumento para o dobro das taxas moderadoras; nem a regra da consolidação orçamental feita em 2/3 do lado da despesa; nem a eliminação dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e dos pensionistas em 2012 e 2013; nem a eliminação do escalão de 12,5% no IRC; nem a proibição dos incentivos fiscais para o projecto de mobilidade eléctrica da Nissan; nem o limite de 8 a 12 dias para as indemnizações por despedimento. Como bem disse o ministro das Finanças - e escolho também as palavras - vai nisto tudo uma "opção". Uma opção do Governo.’

10 comentários :

Maria Rita disse...

Há malta na Cadeia de Custoias, mais seria do que uma boa parte dos nossos governantes. A justiça aplicou dois anos de cadeia efectiva ao homem que roubou uns metros de cobre à EDP (para chinês ver...) vamos ver qual vai ser a pena do vigaro do Isaltino.Oh Portugal,Portugal ,do que é que tu estás à espera...

anti-mediocre disse...

apesar do titulo estar correcto, a assinatura deveria ser "Pedro, o Demagogo" !!!! Como sempre mais preocupado com com o superfulo do que com o essencial (pois para variar ao longo de 6 anos nunca tratou dos problemas de fundo), vem triunfante dizer que o PM mentiu! Era bom olhar para o que declarou nos ultimos 6 anos e perceber que por muitas mentiras que diga este PM nunca chegará aos calcanhares das suas que enganaram os portugueses durante esse periodo sem problemas e dificuldades. O imposto sobre o 13º mês não está escrito no doc da troika, mas sem ele não consigo dar um sinal a quem nos emprestou o dinheiro (situação de pedintes que Pedro o demagogo nos colocou e assinou para poder pagar os salários dos trabalhadores que finge agora defender), de que queremos realmente cumprir o acordado; aumento do IVA para financiar o desvio orçamental que nos deixou logo no primeiro semestre (70% já estava gasto); transportes publicos que acumulam regalias e greves que cada vez mais afundam as empresas e as levam para uma situação de bancarrota igual ao país (falência);eliminação dos subsidios de natal e férias dos func publicos que tanto defendeu e que até aumentou para ganhar eleições quando não podia; os 8 e 12 dias até estão no acordo da troika. Esqueceu-se de que deixou o país na bancarrota ou nem deu por isso? Se calhar subscreve a tese do Paulinho, e achava que se ainda estivesse no poder punha os banqueiros alemães a tremer???? Sei que no seu caso é dificil, mas tente ser verdadeiro e honesto e não demagogo como gosta! Ainda bem que existe uma opção do governo!!!!!

Anónimo disse...

O que eu mais desejo em 2012 é :
- que o Seguro faça um tratamento à base de testosterona.

- Que tirem o filho do Menezes do horizonte aspiracional do Zorrinho,o mascarilha entediado.

Por ultimo e que anula as duas anteriores:
Que o Costa deixe de ouvir a faixa "Negocios Estrangeiros" dos Da Weasel (Escarnio e Maldizer) e apanhe o metro para o Rato.

Anónimo disse...

O BE culpa a troika.Só a troika,está-se a ver.O conluio com os estarolas está bem à vista.Coligação PSD/PP/PCP/BE,no seu esplendor!BARDAMERDA COM ELES.A EXTREMA DIREITA E A DIREITA!!!!!!!!UMA VERGONHA.AO QUE CHEGÁMOS!!!!!!!

james disse...

O Val "passou-se", isto é, a contenção verbal e emocional também tem limites.
Leia-se o post:

http://aspirinab.com/valupi/foda-se-seguro/

Anónimo disse...

o anti mediocre escreveu aquilo a que se chama o discurso do "o meu mentiroso é melhor que o teu"...homem, esqueça o passado, quem lá está agora é o homem que "fala verdade" ao país. Mesmo que essa verdade seja mentira.E não se pode desculpar as mentiras do homem que "fala a verdade" ao país com as mentiras dos outros.
Quanto aos 8-12 dias de indemenização...estão no memorando de facto mas não no que o PS assinou. Ou já se esqueceu que o mesmo memorando já foi revisto e reacordado exclusivamente por este governo e a troika, sem que tenha sido sequer ouvida a oposição?
Vejo que têm a cartilha bem estudada e não está para dar abébias á sua consciencia,que já o anda a alertar para o facto de ter votado mal. Quanto mais cedo o admitir mais consciencia vai recuperar para a realidade e para o que de facto está em causa desde que este governo entrou no poder.

ASMO LUNDGREN disse...

indemenização...Bêm o quéquedeu o inbestimento em inducação...

ASMO LUNDGREN disse...

adebiam ter gasto o dinheiro em aulas de chinoca...

ai é berdade tamém gastaram...uma profe de mandarim no pooorto outra etc...

Teófilo M. disse...

Caro anti-medícore,
com que ntão o título está correto, mas o resto está mal?
Ou seja, é vgerdade que mentiu agora e em mais pelo menos 37 vezes o que no espaço de seis meses de governo dá uma média, vejamos 38/6 serão parta aí 6,33 vezes por mês ou relativizando mais de uma vez por semana.
É obra!
Para quem dizia que só iria falar verdade aos portugueses, que nunca se refugiaria nos erros do anterior governo e que iria demonstrar uma nova maneira de governar é um paradigma de homestidade, não é?
Será que as mentiras do Sócrates, em seis anos, terão atingido ou ultrapassado esta média?
Se as conhece era bom que as elencasse sucintamente embora concorde que seria interessante vê-las enumeradas.
Mas como o meu caro entende que a mentira é boa quando serve para dar indicação aos parceiros que somos bestiais a cumprir os acordos, ou que o PSD, PP, PCP e BE não tiveram nada a ver com a entrada da troika, se esqueceu dos desmandos da Madeira, descobriu que em meados do ano já se tinha gasto 70% do orçamentado (pelos vistos o Gaspar fez esticar o orçamento no semestre seguinte), que se esqueceu do que andamos a pagar a consutores externos e a grupos de trabalho azul-laranja, dá-me cá a impressão que o "nick" utilizado quer dizer que é a favor do mau em vez do razoável.
Não me diga que acertei?!
Feliz Natal! Que este ano ainda há, para o ano não sei.

P.A. Lerma disse...

bom isto tá paradito

antes de sócrates inda havia umas lojecas e botecos que abriam no Natal

dizer que desapareceram por causa do dito cujo e esquecer que teve 30 anos de ajuda anterior

foi só o penúltimo irresponsável de uma série de irresponsáveis a crédito

o último é um irresponsável por falência e tem o azar de ser como Seija Franco não foi

sair tudo pela boca fora fica mal num político

espero que con siga mentir melhor no futuro

é que vamos precisar
até chegar o próximo mentiroso