Enquanto o PS teve maioria absoluta, as desigualdades em Portugal reduziram-se, de acordo com um artigo (não disponível online) do Público:
- ‘A crise económica e as medidas de austeridade adoptadas para reduzir o défice público estão a colocar em risco a tendência de redução da desigualdade em Portugal que se registou até ao ano de 2009. O aviso é feito por alguns dos especialistas contactados pelo PÚBLICO e encontra indícios fortes num estudo recentemente publicado pela Comissão Europeia.
Em Portugal, o índice de Gini - o indicador mais usado para medir a forma como é feita a distribuição do rendimento numa economia - registou, entre 2004 e 2009, uma diminuição permanente. De 38,1% em 2004 passou para 33,7% em 2009 (100% representa a total desigualdade na distribuição de rendimento, zero a total igualdade). Não existem ainda dados disponíveis para 2010, no entanto há fortes expectativas de que, ao fim de cinco anos de descidas, se tenha assistido a uma inversão da tendência.
"O ano de 2009 vai representar o fim de um ciclo de redução da desigualdade em Portugal. Temo que, desde 2010, o fosso na distribuição de rendimento esteja de novo a agravar-se", afirma Carlos Farinha Rodrigues, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão e um dos principais estudiosos em Portugal do fenómeno da pobreza e da forma como se distribui a riqueza.’
Sem comentários :
Enviar um comentário