sexta-feira, fevereiro 24, 2012

“Onde é que já vimos este filme?”



Pedro Silva Pereira, A receita:
    ‘Tudo indica que o fraco desempenho da receita fiscal é apenas mais uma consequência do erro político estrutural do Governo: a absurda opção por uma austeridade "além da ‘troika'". Ao adoptar, num contexto internacional desfavorável, múltiplas medidas de austeridade não previstas no Memorando inicial (imposto sobre o 13º mês; taxas de IVA a 23% na energia e na restauração; aumentos brutais nos transportes e nas taxas moderadoras; eliminação dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas...) o Governo provocou uma travagem abrupta da economia, de graves consequências. Os dados do INE sobre o 4º trimestre de 2011 aí estão: a recessão atingiu os -2,7%, enquanto a taxa de desemprego disparou para os 14%. E a tendência para 2012 é que as coisas se agravem ainda mais (a Comissão Europeia já prevê uma recessão de -3,3%). Sucede que o aumento do desemprego significa mais despesa (em subsídios) e o agravamento da recessão implica menos receita. É a tenaz de empobrecimento - aumento brutal de impostos e redução de rendimentos e prestações sociais - que acaba por frustrar as expectativas de aumento da receita fiscal e prejudicar a própria consolidação das contas públicas.

    Se ainda antes de começar o ano já o ministério das Finanças admitia que o défice em 2012 poderia subir para 5,4% (em vez de cumprir a meta dos 4,5%), é natural que os dados da execução orçamental de Janeiro suscitem por lá a seguinte pergunta: que fazer com este novo desvio? E essa é a pergunta que pode abrir caminho para mais um passo na perigosa espiral de recessão e austeridade. Onde é que já vimos este filme?’

8 comentários :

Anónimo disse...

O "clone" a semana passada falava de faqueiros, esta semana de receitas o curioso é que esta personagem esteve 6 anos no poleiro e Portugal foi sempre definhando portanto lições de moral deste fulano, não obrigado.

Anónimo disse...

O "clone" a semana passada falava de faqueiros, esta semana de receitas o curioso é que esta personagem esteve 6 anos no poleiro e Portugal foi sempre definhando portanto lições de moral deste fulano, não obrigado.

Anónimo disse...

Anónimo de direita : dados do eurostat e do INE do 4º trimestre.Não preciso de lhe dizer mais nada. São vocês que não se podem dar ao luxo de recusar lições de moral de quem quer que seja.São vocês que se encarregaram de piorar o que já não estava bem. PIORAR, que parte da palavra é que não percebeu?
Quando o seu governo for responsável por uma inversão do sentido destes dados então pode cantar de galo.
Até lá recomendo o recato de disparates.

Sousa Mendes disse...

Deixa lá! As arrastadeiras do Relvas têm que ter "trabalho"! Enxameiam os gabinetes e ao que consta só têm aptidões para post's. E mesmo assim não são capazes de os fundamentar. Limitam-se a atirar com o primeiro dislate que lhes ocorre. Para assessores é pouco! Talvez sejam meros "acessores", porteiros ou capangas para fazer serviços!

S. Bagonha disse...

Lambedeiras, Sousa Mendes, lambedeiras do Goebells é o que eles são, para além de não terem pingo de decoro e vergonha nas ventas. Mas a vida está difícil, não é?, e há que ir fazendo por manter um lugarzinho que permita umas lambedelas no pote.

Anónimo disse...

Cheira-me que este não tem ainda lugar e anda a ver se mostra serviço, em biquinhos dos pés.
Se o governo fosse inteligente, veria logo do que a casa gasta e enxotava a varjeira. Como inteligencia não abunda por aquelas paragens não me admirava que o direitolas de estimação aqui do blog se safasse um dia destes. Vai é durar pouco, que este (des)governo não se aguenta até ao fim do ano.

Anónimo disse...

que falta de honestidade intelectual!
entao o sr nao sabe que a receita do IVA cobrada em janeiro é a liquidada pelas empresas em novembro (regime mensal). e que o IVA liquidado em janeiro, apenas sera entregue em março (reg mensal) ou em maio (reg trimestral)?
ja agora, fala em "novo desvio". quer dizer que ja reconhecem o que deixaram nas contas de 2011?

Anónimo disse...

Boa tentativa arrastadeira, mas são os numeros do INE que o dizem, não Pedro Silva Pereira.
Vá lêr os relatórios e depois volta cá para mais um caneco na cabeça burra.