segunda-feira, março 26, 2012

Repressão ontem e hoje

António Correia de Campos, Repressão ontem e hoje [hoje no Público]:
    'Ao ver as imagens do espancamento policial de dois foto-jornalistas no Chiado, no dia da greve da CGTP, com a luz quente de uma deliciosa tarde de Lisboa, não pude deixar de lembrar a actuação da "polícia de choque", como então se dizia, na greve académica de 1962, de que agora se recuperam algumas fotos colhidas, então, em condições difíceis. A mesma brutalidade desproporcionada, a mesma irracionalidade, o mesmo ódio libertado. Diferentes sem dúvida os protagonistas. Os polícias de 2012 são elegantes, ginasticados, vestidos com fatos apropriados a movimentos largos, mais jovens, agridem com bastão. Provavelmente terão todos 12 anos de escolaridade e horas de formação sobre os direitos humanos. Os polícias de 1962 são atarracados, quase obesos, com bigodes façanhudos e fácies hediondos, vestidos de caqui cinzento, com capacetes metálicos estranhos, usando metralhadora ou espingarda Mauser, mais idosos e provavelmente não teriam mais que 4 anos de escolaridade. Fez história a imagem no Campo de Santana de um polícia a agredir por detrás, com a coronha da Mauser, um elegante jovem que não esboça um gesto de defesa, perante mirones impassíveis ou gelados. A desproporcionalidade entre o acto e o castigo é a mesma, a irracionalidade semelhante e o erro político dos mandantes é igual, num caso e noutro, isto é, a violência vira-se contra os violentos. Em 1962, as imagens ajudaram a politizar uma juventude, correram mundo e construíram mais um argumento para o ostracismo internacional ao regime. Não podiam, contudo, ser comentadas, devido à censura. Em 2012 as imagens correram mundo em meia hora, geraram primeira página em vários jornais e editoriais violentos.

    A lição a tirar é que não há boa, nem má violência, há simplesmente violência desproporcionada e escusada. A democracia, isto é, o facto de logo no mesmo dia milhões de cidadãos poderem testemunhar o acto, não muda a sua natureza absurda. Em ambos os casos ela vira-se contra os seus fautores.'

6 comentários :

Zé da Minda sempre disse...

Este são piores,pois têm uma formação superior.Antigamente a seleção para a policia e Gnr era feita deste modo: Um homem da Legião?levantava saco de viagem e perguntava? o que é isto? os que respondessem -é um "chaco",iam para a Gnr,os mais inteligentes..iam para a policia.Não há coragem para meter esta gente na ordem.Vida de policia,é boa em todos os lugares do pais,e dá poder.Só há tres excepçoes: Lisboa Porto e Setubal.Ainda agora se candidataram 30 mil. Daqui a uns dias já estão a pedir condiçoes que sabiam que não tinham quando lá entraram.Os do Transito,para mostrar o seu machismo,mandam parar muito mais senhoras do que homens.

baladupovo disse...

Fascismo Higiénico, o novo regime que se vive em Portugal, em pleno. Tudo começou com a "experiência" Casa Pia, quando a Direita "descobriu" que podia usar a Comunicação Social para denegrir os seus opositores (o Ps, os outros não metem medo). De lá para cá foram aprimorando a sordidez e a pulhice, atacando sempre os líderes, bem como o núcleo duro das direcções socialistas.
E enquanto faziam o "trabalhinho", a sordidez da Direita foi mais longe, ao "aparecer" do nada, juízes e magistrados sempre em cumplicidade com a estratégia da Direita. Comunicação Social e Justiça em conúbio, atacando o Ps e "passando o pano" nas nódoas negras que envolvem o Psd e o Cds.
Basta ver com olhos de ver!
NeoSalazarismo ou Fascismo Higiénico, qq um destes termos define o actual regime vigente em Portugal.

(quantas mais mortes por falta de acesso aos cuidados médicos, por ou se ter dinheiro para comer ou para medicamentos, quantas mais humilhações terá o POVO que sofrer até por cobro a esta indecência que nos estão a fazer??)

Anónimo disse...

Que giro durante a socratice houve cargas policiais e eu nunca vi esta corja criticar a situação. Quer dizer um grupo de arruaceiros parte cadeiras, copos, guarda sóis de uma esplanada atira esses objectos contra a PSP e claro e a policia comia e calava, não era assim no tempo da socratice que eu me lembre. Fazer demagogia e defender arruaceiros só faltava mais esta. Enfim ao que chegou a cegueira demagoga da socratice.

ze disse...

Este exmo. sr. comentador das 3.39 põe-me a rir à gargalhada!
Eu até venho diàriamente a este Blog só para ler os seus comentários. E além de bom humorista, nota-se que deve ser muito inteligente!...

Maria Rita disse...

O anonimo das 3:39, enganou-se no filme.Quem foi maltratado foram Ministros e o proprio PM Socrates que onde ia, tinha um grupo de energumenos ao serviço dos partidos da oposição a maltrata-lo.Se alguem tem duvidas,ainda agora, já fora do Governo e no estrangeiro,o odio destes canalhas,faz-se notar nas tvs, radios e até nos congressos. É bom que o façam,pois o povo por cada energumeno que ataca,são milhares de novos "socraticos" que se levantam.

Anónimo disse...

Vão-me desculpar mas estas cavalgadas dos "choques", malhando a torto e a direito (à moda da direita) em tudo o que mexe, tem o seu lado positivo.
Para quem?, perguntarão. Ora pois, para muitas das legítimas esposas dos "animais", que chegando a casa aliviados de tanto malhar no pessoal, já não lhes apetece cascar na mulher e nos filhos.