sexta-feira, março 02, 2012

“A taxa de desemprego sobe para 24% e envolve 1,4 milhões” de pessoas

Daniel Amaral, Ainda o desemprego:
    ‘Voltemos ao tema do momento, que é também o mais grave que hoje em dia se coloca à sociedade portuguesa: o desemprego. No último trimestre de 2011, a população residente era de 10,6 milhões de pessoas, das quais 5,5 constituíam a população activa e 5,1 a população inactiva.

    E, dentro da população activa, 771 mil estavam desempregadas, o equivalente a 14% do total. É a taxa mais alta de que há memória no país. E tem tendência a subir.

    Sucede que estes números estão subavaliados. Desde logo, a população empregada, de 4,7 milhões de pessoas, incluía 633 mil com emprego a "tempo parcial". E a dúvida é legítima: parcial como? Metade do tempo? 30%? 70%? Se, por hipótese, admitirmos um emprego a meio tempo, isso significa que, na prática, 316,5 milhares estavam de facto desempregadas. Logo, a taxa de desemprego era da ordem dos 20% e incluía mais de um milhão de pessoas.

    Mas há mais. Ao desdobrarmos os 5,1 milhões da população inactiva, vamos encontrar 203 mil "disponíveis" para trabalhar, mas que não conseguem arranjar emprego. E mais 83 mil "desencorajados", que nem sequer o procuram porque lhes falta motivação. Também aqui a dúvida é legítima: estes 286 mil indivíduos são "inactivos" ou "desempregados"? Se optarmos pela segunda hipótese, a taxa de desemprego sobe para 24% e envolve 1,4 milhões.’

3 comentários :

Anónimo disse...

Qual era o valor real da taxa de desemprego durante os governos da socratice? Só para recordar em 2005 era de 6,4% quando o filosofo aldrabão e apandilha dele tomaram posse e quando finalmente foram corridos do poder estava em 12,8%, quem leia o vosso texto deve pensar que durante os governos das mentiras a taxa nunca subiu fico é um pouco preocupado com a alegria que pelos vistos por aqui vai por infelizmente termos atingido estes números sempre pensei que fossem mais responsáveis.

Olimpico disse...

Oh Anónimo!!!Boa... Sabe como se chamava o homem que na antiga Corte, Fazia rir (?!) pois....Nem o "desenho" de DANIEL AMARAL lhe abre essa cebola...( Com todo o respeito)
Daniel Amaral, sendo claro no seu "desenho" não faz contas, das "contas" que alguns "patrões" estão a fazer, aproveitando a nova "Lei laboral" para reduzir o seu quadro de pessoal. ( Agora vai ser mais barato despedir....)Mas,
juntando a esta tempestade, a possivel "bolha" das grandes construções, será que teremos a "Tempestade perfeita" (?!)

Alfredo Barroso, despediu-se de Filipe Menezes ( Sic Mário Crespo ) «« A Direita não faz ideia, do que pode estar para vir...(( Eu reafirmo)

N.B. Entretanto Cavaco Silva, brincando com o sofrimento dos Portugueses, afirmou...« Tenho esperança, que 2012, ainda pode ser melhor que 2011...Pois...

Cps. para o Anónimo das 3.09,e tenha fé homem.... é como a CHUVA, um dia ela virá....

Anónimo disse...

E agora já vai em 14,8% e só em 7 meses.
Faça você as continhas e veja lá quem é que têm a maior percentagem de subida.Mas é claro que que quanto a isso, o anónimo vai ficar caladinho.
Um concelho, não argumente com argumentos patetas. Não ganha. Só faz figura de imbecil.E já que fala em responsabilidade, vá vêr se o seu governo ganha alguma e começa de facto a fazer alguma coisa de jeito ou você está aqui está no desemprego ( desentacho ).