quarta-feira, abril 04, 2012

A bandeira manipulada

João Cardoso Rosas, A bandeira manipulada:
    ‘O leitor já terá reparado na bandeirinha que surge agora na lapela dos membros do Governo e de alguns dos seus apoiantes. Não era assim quando este Governo tomou posse.

    Mas, preocupado com a impopularidade das suas políticas, o Executivo decidiu montar uma "estratégia de comunicação" - isto é, um sistema de propaganda -, provavelmente com o concurso de alguma agência profissional. Pois bem, a bandeira nacional na lapela é um dos resultados da "estratégia de comunicação" adoptada.

    (…)

    Mas o uso propagandístico da bandeira pelos governantes actuais vai para além do desvirtuamento exemplificado por esta pequena história e inaugura uma nova fase: a da sua politização no quadro da democracia. Ao adoptar o símbolo nacional e patriótico por excelência como estandarte de uma governação e de uma política específica, o Governo está a usar como seu aquilo que, de certa forma, pertence a todos os portugueses. A intenção do Governo, ou da agência de comunicação que o terá assessorado, é óbvia: consiste em dizer que aqueles que não apoiarem as políticas governativas não são verdadeiros patriotas. Mas o resultado final é precisamente o da erosão de um dos símbolos fundamentais desse patriotismo, uma vez que os portugueses que não se identificam com o actual Governo passarão, nos tempos mais próximos, a associar a bandeira a uma facção política específica.’

6 comentários :

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O Nazismo tb começou assim...

Anónimo disse...

Mais um iluminado da treta e as teorias parvas que por estes dias temos de aturar. Será que o Governo resultante de eleições livres e justas não representa Portugal? Durante o regime da socratice que tive de gramar e aturar o Governo do meu país era o que tinhamos e nada coloquei em causa especialmente a legitimidade que tinha para governar. Sinceramente ligar impopularidade a algo que trzemos na lapela só faltava mais esta, há coisas muito mais importantes a decidir do que estarmo-nos a preocupar com pins.

Anónimo disse...

Ora nem mais.
Da minha parte só me enche de vergonha e aversão este uso despropositado e rasteiro da bandeira.
Como se não a tivessem já pisado , gritando á boca cheia que estavam de braços abertos para governar com o FMI...que contrasenso.

Anónimo disse...

O Scolari deixou escola.

Arrastadeira paneleira disse...

Este governo que deus nos deu é porventura o melhor e o mais patriótico que já tivémos desde os tempos do senhor salazar. Tomara a socratice rabujenta ter algum dia um guverno acim. Enfim, temos pena...