quarta-feira, abril 04, 2012

“O problema da Madeira não se chama autonomia, mas sim Alberto João Jardim”

Augusto Santos Silva no Facebook:
    'A notificação sobre as contas públicas de 2011, da responsabilidade do INE, ao abrigo do procedimento de défices excessivos, contém os números oficiais sobre as contas regionais, que não deveriam passar despercebidos:

      1. Em termos de défice orçamental, os Açores apresentam o valor de 36 milhões de euros (cerca de 1% do PIB regional) e a Madeira o valor de 1.125 milhões.
      2. Em termos de dívida, os Açores apresentam o valor de 690 milhões (17% do PIB regional) e a Madeira o valor de 3.735 milhões.
      3. O INE validou todos os dados apresentados pelas autoridades regionais açoreanas, o que contrasta mais uma vez com o sucedido na Madeira.
      4. Estes dados mostram uma notável gestão orçamental na região autónoma dos Açores, que por sua vez permite que o ajustamento a que ela também está sujeita seja muito menos doloroso do que o que os madeirenses agora sofrem.
      5. Mas mostram, sobretudo, que a autonomia regional não é um problema, mas antes um fator incontornável de coesão nacional. O problema da Madeira não se chama autonomia, mas sim Alberto João Jardim.'

9 comentários :

Arrastadeira cada dia mais paneleira disse...

A socratisse bacôca no seu esplendôr. Estes senhores deviam era ter vergonha do que fiseram ao Paíz no tempo de um iluminado que anda a gastar dinheiro em Paris e que deixou a Madeira na bancarrota, depois de se ter abotoado com o dinheiro doado para a reconstrução. Enfim, temos mesmo pena, mas é o que se pode arranjar para as bandas desta jentinha medíucre...

Anónimo disse...

O qual terá sido o nosso problema??

Zé da Póvoa disse...

Este anónimo só pode ser deficiente mental. Só pode!

Zé da Póvoa disse...

Este anónimo só pode ser deficiente mental. Só pode!

Zé da Póvoa disse...

Ainda há dias vimos o Jardim a vociferar contra os despesistas que deixaram crescer a dívida do país, como se não tivesse nada a ver com o assunto. E os que chafurdam no pote fartaram-se de o aplaudir. Espero que o seu amigo de peito (PR) não se esqueça dele no próximo 10 de Junho e lhe dê mais uma condecoração. Afinal é tudo farinha do mesmo saco!

Anónimo disse...

Que vergonha! AJJ devia demitir-se e desaparecer do mapa até ao fim dos seus dias. Enquanto a madeira não se livrar do cancro AJJ nunca poderá saldar as suas dívidas.
Quanto ao anónimo das 04:46, se é para inventar ao menos veja se inventa histórias crediveis. Se calhar uma consulta no julio de matos também não lhe fazia mal nenhum...

Anónimo disse...

Será que a história dos Açores está bem contada? Cheira-me que vamos ter uma surpresa desagradável quando o PS sair do governo.

Anónimo disse...

è isso anónimo das 11:32, porque o INE está cheio de Socráticos e malta do PS que não tem mais nada que fazer senão aldrabar as estatisticas dos Açores.Andas a tentar fazer os outros de parvos mas parece-me que o único parvo aqui és tu.

Sebastião Miranda disse...

Deixo aqui o que escrevi igualmente noutro fórum...


Devíamos preocupar-nos mais com outras coisas... Há montes de municípios por este país fora, que só dão despesa e vamos logo cair em cima da Madeira? Como se esta fosse a razão dos problemas do país?
A Direcção Geral de Finanças anunciou que a madeira foi a PRIMEIRA e ÚNICA região de Portugal que teve a sua dívida tornada pública e passada a "pente fino"! E mesmo assim, a dívida da Madeira nem corresponde a 2% da dívida Portuguesa! Imagine lá se a a dívida do país fosse verdadeiramente oficializada... Mas não, bem disse uma vez o Sócrates, "O que se diz cá dentro, ouve-se lá fora", e não convém dar má impressão... Com a Madeira, não tiveram dó nem piedade, SINISMO!
A Madeira, juntamente com Lisboa, são as únicas regiões deste país que têm o nível de vida equiparado ao da União Europeia... A Madeira é também a segunda região que tem o PIB acima da média Europeia e por conseguinte, a segunda mais rica de Portugal!
Acho que para nós, pessoas que têm acesso à Internet e sabem mexer num computador, poderíamos questionar-nos mais sobre a veracidade de determinados factos, difundidos sobretudo pela comunicação social... Temos a possibilidade de pensar por nós mesmos e evoluir, em vez de seguir padrões...
Pois, e a dívida dos Açores, aquele fim do mundo ao parece que parou no tempo, sem turismo e sem qualidade de vida às populações, já vai em 3,3 mil milhões de euros!!!
Pessoas como você deviam abster a opinião, se nunca esteve na Madeira, não sabe do que é que está a falar e se os Madeirenses continuam a eleger Alberto João Jardim para seu presidente, é porque "mal ou porcamente", salvo a expressão, ele vai fazendo as coisas...
A dívida da Madeira até pode ser 5,8 mil milhões, mas ao menos baseia-se em coisas que apareceram feitas!
Pensemos nisto!