sexta-feira, agosto 03, 2012

A destruição da escola pública

• Nuno Serra, Encolher, degradar, dualizar:
    ‘De uma forma gradual, por vezes quase imperceptível, o ministro Nuno Crato está a levar a cabo uma transformação profunda do sistema educativo.

    Trata-se de uma estratégia que articula três eixos fundamentais: encolher a oferta estatal; subtrair recursos indispensáveis a um ensino de qualidade e proceder a uma dualização da escola pública.

    O objectivo último desta transformação parece ser claro: criar condições que favoreçam a expansão da oferta educativa privada, cedendo-lhe progressivamente o espaço desocupado pela erosão, delapidação e desqualificação da rede pública de ensino. Pelo caminho, o ministro de um partido que ainda ousa designar-se como social-democrata, desfere um golpe violentíssimo naquela que é uma das funções primordiais dos sistemas educativos próprios de sociedades democráticas: garantir a todos igualdade de oportunidades, criando e favorecendo condições de ascensão económica e social a grupos mais desfavorecidos.’

1 comentário :

Anónimo disse...

Foi para isto que os professores bem instrumentalizados derrubaram Socrates? Agora aproveitem a "oportunidade" e recomecem as vossas vidas do zero. Foi o que os vossos votos nestes merdas vos conseguiram. parabéns .