quarta-feira, agosto 01, 2012

Alvíssaras, estamos despedidos!

• Pedro Santos Guerreiro, Alvíssaras, estamos despedidos!:
    ‘Hoje realiza-se o sonho de milhares de gestores e empresários. Hoje é um dia de libertação, dia em que eles podem entrar pelas empresas, fábricas e escritórios e bradar uma nova mensagem aos trabalhadores: "Senhoras e senhores, de hoje em diante seremos finalmente mais competitivos: estão todos despedidos!".

    (…)

    A nova lei laboral é feita a pensar nas empresas. Baixa-lhes os custos. Promete libertação. Agiliza o mercado e, segundo os mesmos dados do Governo, terá um impacto positivo no emprego de 2,54% a curto prazo e 10,55% a longo prazo. E revelará a qualidade dos gestores em Portugal. Porque muita gente detesta despedir, está embrenhada com os trabalhadores na prosperidade ou salvação das suas empresas. Mas mais gente ainda detesta outra coisa: perder dinheiro. Ou o seu próprio emprego. Mas com esta lei laboral, ninguém nos agarra!’

1 comentário :

Silveira disse...

O que é mais sério e perturbador é o que estas machadadas no Código significam no desequilíbrio das relações de trabalho. Voltámos à política que a Ditadura prosseguiu na sequência da crise de 1929 - redução de salários e regalias, aumento dos tempos de trabalho, desarticulação do movimento operário. É de esperar que também agora se siga uma violenta ofensiva contra as organizações sindicais e contra a contratação coletiva, aliás já anunciada pelo troika.