sexta-feira, setembro 14, 2012

O estertor [10]

• Pedro Silva Pereira, A Grande Fraude:
    ‘A fraude prosseguiu quando o Governo deixou instalar a ideia de que a redução da TSU era uma exigência da ‘troika' e uma "moeda de troca" para a flexibilização das metas do défice. A entrevista ao Público do Chefe de Missão do FMI acabou com isso: esta redução da TSU não foi uma exigência da ‘troika', foi uma escolha livre do Governo.

    Mas a verdadeira dimensão da fraude só ficou exposta na intervenção do ministro das Finanças. As contas que apresentou transformaram-se numa "charada" nacional: com a revisão das metas, em 2013 o défice só tem de baixar 0,5 pontos percentuais (de 5 para 4,5%) - o que devia representar um esforço moderado, de cerca de 850 milhões de euros; no entanto, o ministro das Finanças anunciou para 2013 um novo pacote de medidas de austeridade de 4,9 mil milhões! Era estrita obrigação do ministro explicar a verdadeira razão desta diferença e dos sacrifícios que pretende pedir aos portugueses. Escolheu, porém, o caminho da dissimulação. Mas não há "charada" que resista: se a austeridade em 2013 excede em cerca de 4 mil milhões de euros, ou 2,3 p.p. do PIB, o que deveria ser necessário, é porque o ponto de partida, o défice real de 2012 (sem receitas extraordinárias), não será de 5%, nem sequer de 6%: ficará provavelmente acima dos 7%! E é esta a fraude maior: a tentativa patética do ministro das Finanças de nos convencer que "está a cumprir" quando a evidência mostra que está a falhar! Os sacrifícios brutais que o Governo pretende impor têm, assim, uma única justificação: a dimensão colossal do falhanço do ministro das Finanças nas metas do défice de 2012, apesar de todos os impostos, cortes de salários e orçamentos rectificativos. É o fracasso da austeridade "além da ‘troika'" que os portugueses vão pagar. Que em cima disso o mesmo ministro das Finanças queira ainda retirar-lhes um salário para oferecer às grandes empresas a troco de nada, é do domínio da loucura. Se isto não for travado, 2013 será "o ano do Gaspar": o ano em que um país inteiro se sacrifica para pagar os desvarios de um ministro das Finanças desligado da realidade e a manifesta impreparação de um primeiro-ministro que, alegando ser contra o aumento de impostos, precipitou o País na aventura de uma crise política e forçou o pedido de ajuda externa, ao mesmo tempo que prometia aos portugueses um caminho que não podia nem tencionava seguir. Verdadeiramente, foi aí que a grande fraude começou.’

12 comentários :

Anónimo disse...


Fraude? Uma bela fraude foi esteb clone um dos coveiros deste país e que ainda tem a lata de falar depois dos "assaltos" que andaram a fazer durante seis anos tadinhos esta corja são uns anjinhos tão sérios que são.Ah é verdade e lá volta com a treta do pecIV e o blá,blá da socratice trapaceira. Quando a verdade se souber toda se calhar é melhor dar o salto também para Paris.

james disse...

Cala-te arrastadeira anónima.

Teófilo M. disse...

Pois, a verdade é dura como cornos, não é, ó anónimo das 03:32.
Agora há que a roer, resmoneando a um canto a colossal aldrabice que nos impingiram, com discursatas e montagens de intrigas onde borraram tudo por todo o lado, sem cuidar de nomes, famílias ou éticas, ofuscados com a doidice de ir ao pote.
O maiis engraçado é ver os nomes sonantes do cavaquismo envolvidos em mil e uma trafulhices e o mau é o exilado de Paris.
Tenham vergonha!

PedroM disse...

Anónimo das 03:32:00 : poderia fonecer um número, ou um facto, um só, que prove as suas acusações de "assaltos", "trapaceira"? Não é discutir política, eu quero UM número, um facto objectivo. Obrigado.

Fernando Romano disse...

Certo.

Mas para mim estes "estarolas" têm em mira desenvolver um plano maquiavélico, que tem por objetivo conseguirem um golpe de asa em 2014ou 2015, utilizando sacrifícios desumanos dos portugueses, para amealharem ALGUM... para distribuirem como arma eleitoral para tentar ainda ganhar as próximas eleições.

Não tenho dúvidas de que, independentemente de outros malabarismos e da manifesta incompetência deste PM, o que está na cabeça desta dupla Relvas/PCoelho é poderem recorrer a um floreado demagógico por essa altura, onde entra a instrumentalização de uma RTP entregue aos seus amigos. Por isso, a radicalização destes tipos, que há-de continuar a ser cada vez maior até próximo das próximas eleições - se lá chegarem.

Infelizmente, e lamento profundamente dizê-lo, a intervenção de AJSeguro não esteve à altura das circunstâncias. Dizer que PS vai votar contra o Orçamento é pouco. As afirmações pela negativa, hoje, têm de ser compensadas por propostas positivas muito concretas e bem estudadas.

Ora o que AJSeguro fez, foi demarcar-se dos governos de J. Sócrates, de forma vergonhosa e cobarde, com uma só proposta incindindo precisamente sobre as PPP, instrumento principal de propaganda deste governo contra o PS e J. Sócrates, sabendo nós que elas não se iniciaram nos governos de J. Sócrates, e tendo nós tido conhecimento ultimamente, não só da sua extrema complexidade para a compreensão pelo cidadão comum, logo pasto extenso para a demagogia, como também não terem sido maus acordos para o País. Ainda ontem PPC, atarantado, recorreu às famigeradas PPP...

E é isto que preocupa. E vou mais longe: Este governo e suas "arrastadeiras" fazem de novo fogo sobre o passado recente para sacudirem a água do capote, e AJSeguro finge que não ouve nada. Porém, soube vir com o floreado das PPP....

A mim não me espanta: de um lado e de outro chegaram ao poder fingindo não perceber a essência da crise, aproveitando-se dela.

Por isso, se este governo deve abandonar o poder o mais rapido possível, na oposição exigem-se transformações profundas, especialmente no PS - e de muita natureza!

Essa é que é essa!

Anónimo disse...

E TU VAIS TAMBÉM PARA PARIS, MAS É NO VAGÃO DAS MERCADORIAS E FEITO EM SERRADURA, CABEÇA-DE-AZINHO


O TEU TEMPO ESGOTOU-SE, AMIGÃO


VAI ARRASTAR-TE PARA A COVA DEPRESSINHA E DEIXA-NOS EM PAZ

Anónimo disse...

não arranja mais nada ?? para dizer?? porque se fôr constructivo é melhor !! detectou alguma inverdade no texto ?? ou é só a cena do costume de o ataque ser a melhor defesa ???

Anónimo disse...

A verdade vai-se saber toda sim, virá de paris e não vai ser bonita para vocês.
Já nem tenho pachorra para ser educado com estes lambe cús que andam a mamar do pote : assessor das 03:32, vai-te foder em vez de andares a desperdiçar o dinheiro que te pagamos em horário de expediente.
Quando fores corrido os vossos nomes vão-se saber. Aí vais vêr o que realmente é a socratice quando se passa da marmita.
Palhaço .

Anónimo disse...

A minha opinião, é que o Socrates foi o melhor 1ª Ministro depois do 25 de Abril - foi o criou mais esperanço e expetativas nos Portugueses e nas Portuguesas - ainda hoje, a pequenada vive daquilo que o Governo da Sócrates deixou - porque, deste governo, é só merda e fome.

Em 2013 vamos cair nos 20% de desemprego - a minha estimativa e raramente me engano.

Olimpico disse...

Cada anónimo tem aquilo que merece.
Conteste uma palavra Só, do que afirma Silva Pereira!!!!
"Assaltos" está a falar em Bancos?
foi por aí que a crise MUNDIAL começou. Sabe onde param os "Ladrões"? olhe para o seu lado...Assaltos, que estão provados e com acusados...todos seus vizinhos!!!!!
Claro que a ´FRAUDE do PEC IV, estará concerteza ligada a esses ASSALTOS ( BPN/BCP/BPP ) Depois de se CLARIFICAR esses roubos, fàcilmente se compreenderá o Assalto ao poder, com a rejeição do PEC IV...Há quem afirme, que alguns "consultores" e alguns Ministros, foram "contratados" à Dita esquerda Radical...Pois...Relvas e mais Relvas...

Depois,haverá uma exigência Nacional. Levar a julgamento pelo TPI ( Bush, Barroso, Blyr e Aznar )
pela mentira do IRAQUE!!!!A morte de Inocentes e a Crise Financeira Mundial, não podem ficar impunes!!!!Pois....Sócrates, é um malandro, o culpado pela crise de Portugal, ESpanha, Itália, Grécia, Irlanda etcetcetc...Só contaram para você....Apetecia-me dizer um palavrão....mas aceita um conselho, deixe crescer a barba e pinte o cabelo, se não for assim, vai ter vergonha de saír à rua...

Olimpico disse...

Perguntar não ofende:

Eliminaram um comentário meu ? Eu escrevo ao « correr da pena, mas «...Lembro que falava de um dia ser possivel julgar no Tribunal de Haia, os "Homens dos Açores, que mentindo lançaram o mundo numa guerra absurda IRAQUE!!!!BUSH, Blyer, Aznar e Barroso, e, não estará muito longe. também serem responsáveis pela crise financeira dos Bancos Americanos, que arrastaram também a Europa..

NB. Será que aqui há algum
insulto ?

Miguel Abrantes disse...

Caro Olímpico:


Houve uma enxurrada de insultos e só se o seu comentário ficou perdido no meio disso. Peço-lhe desculpa se tal aconteceu.