domingo, outubro 21, 2012

A palavra aos leitores – “A gelatina intelectual”

De e-mail do leitor Victor C.:
    ‘O ser que temos como primeiro-ministro revelou ontem que “qualquer que seja a conversa tenho todo o prazer que essas escutas sejam tornadas públicas”, a propósito da sua conversa privada escutada pela autoridade policial durante a investigação do caso “Monte Branco”, com um suspeito de envolvimento nesse caso.

    No dia anterior criticou François Hollande por este ter revelado um pormenor da reunião dos líderes da União Europeia (o “pormenor” de que o nosso primeiro ministro, ao contrários dos primeiros ministros de Espanha e Grécia, não se tinha dado ao trabalho de informar os parceiros europeus da difícil situação social vivida em Portugal).

    Temos então um primeiro-ministro que não concorda com revelações de interesse público de matérias discutidas em reuniões de líderes europeus. Mas que têm orgasmos de prazer com a revelação das suas conversas privadas, obtidas através de escutas e em violação do segredo de justiça.

    Para além de confirmar – todos os dias – que tem a consistência intelectual de um catavento, este ser revela-se extremamente perigoso, não percebendo nada de política (já desconfiávamos), mas também ignora o que é um estado de direito, e as liberdades de garantias dos cidadãos.

    Ouvi-lo é um deplorável exercício de audição de lugares comuns, clichés e bitaites. Um discurso, não de um impreparado, mas antes de um imbecil.

    O triste espectáculo das suas declarações públicas é cada vez mais humilhante.’

5 comentários :

Fernando Romano disse...

Excelente retrato deste PM, caro Victor C.

Anónimo disse...

É verdade. Mas sobre o assunto, ainda bem que as conversas podem ser divulgadas.

Luís Lavoura disse...

O facto de uma conversa ser telefónica não quer dizer que seja "privada", no sentido em que deva ser secreta.
A conversa foi telefónica porque o telefone era o meio mais à mão. Não quer dizer que a conversa fosse privada.

Anónimo disse...


Curioso sobre as escutas de um tal pinto de sousa e do vara nao se ouviu critica nenhuma deste leitor acerca desse triste espectaculo da altura. Enfim moralismos da treta.

Luís Campónio disse...



No conosco este Lavoura, mas deve ser, por estes días, el mayor rival de Ricardo Araújo Pereira.

Ainda me estoy a lacrimijar todo con este su impagável "comentário"!!!!!!!


L. Campónio,
el Neurónio.