terça-feira, novembro 27, 2012

Batalha naval: dois tiros nos porta-aviões

DN

Miguel Horta e Costa, que ontem foi interrogado no julgamento da burla das contrapartidas pela aquisição dos dois submarinos, fez xeque-mate ao Governo Barroso/Portas e ao Governo Passos/Portas.

Com efeito, Horta e Costa admitiu que houve “contrapartidas fictícias justificadas e cobertas por facturas”, o que põe em causa o Governo que aceitou aquele pacote de contrapartidas: o de Barroso/Portas.

Mas Horta e Costa foi mais longe, ao confirmar que a “nova” contrapartida aceite para saldar o que estava em falta é “reconstruir um hotel velho no Algarve…”

Em relação ao Governo Passos/Coelho, Horta e Costa confirmou que a “nova” contrapartida aceite para saldar o que estava em falta é “reconstruir um hotel velho no Algarve…” Ora, como se lê na edição de hoje do Público, “os 490 milhões de euros em falta nas contrapartidas dos submarinos ficarão liquidados se os alemães da Ferrostaal investirem 150 milhões na recuperação de um velho hotel no Algarve para unidade de luxo”, sendo que “este montante resulta do acordo assinado em Outubro passado entre o Ministério da Economia e a empresa responsável pelas contrapartidas, o qual substituiu um conjunto de 19 projectos industriais por um único projecto turístico-imobiliário em que o sector da construção será o principal beneficiário.”

Acontece que Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve e até há um mês autarca de Albufeira, põe em causa esta “contrapartida” caída do céu em vésperas do julgamento. Diz ao Público o seguinte:
    • Que acompanhou, “nos últimos dois anos, todo o processo e desenvolvido iniciativas de apoio ao projecto”, o qual prevê que possa chegar apenas aos 50 a 60 milhões de investimento;
    • Que “só agora ouvi falar nas contrapartidas dos submarinos, nunca houve qualquer conversa sobre o assunto”.

Por outras palavras, com dois tiros apenas, Miguel Horta e Costa, ex-administrador do Grupo BES, sentou no banco dos réus o Governo Barroso/Portas e o Governo Passos/Portas que promovem investimentos infra-estruturantes como o que aqui se vê. Aguardemos.

7 comentários :

Anónimo disse...

A CS nem um pio.

Joaquim Leite disse...

Caro Miguel Abrantes, no ponto a que nós chegamos, mesmo que algum governante seja apanhado a rebentar com uma caixa MB, tal facto será notícia escondida em três linhas, bem lá para o fim dos telejornais das operadoras de TV. Talvez, para descargo de consciência, algum jornal diário ponha a coisa nas páginas inreriores e letra pequenina.
A coberto de uma democracia formal e do presidente Cavaco, ultrapassou-se o salazarismo em sacanice. Em vez de assassinatos às escondidas, com tiros, estes assassinam, às escâncaras, a dignidadee dos adversários políticos.
E as supostas eleites com alguma consciência cívica assistem calados e cumplices ao espectáculo, julgando que, com uns artigos nos jornais e umas palavrinhas de critica cumprem a sua obrigação republicana.

Fernando Romano disse...

Não tenho nenhuma fixação... neste Senhor Durão Barroso.

Mas há coincidências intrigantes:

-A forma tendenciosa como se comportou naquela comissão para a paz em Angola (falta apurar outro tipo de eventuais colaborações fornecidas ao MPLA quando foi PM - estou a lembrar-me da miserável caça ao homem, que culminou em assassinato (Savimbi);

-Ter escolhido Miguel Relvas para seu braço direito no PSD, levando-o para o seu governo (quem era M. Relvas?!);

-Os passeios que fez a bordo de um Iate, gentileza de um tal de Coutinho..., quando era P.Ministro;

-Ter sido anfitrião daquela célebre cimeira nos Açores...;

-O zarpanço do cargo de P.Ministro, entregando o poder de mão beijada ao inimitável Santana Lopes, a quem M.Relvas arranjou agora um tacho;

-A velocidade com que foi escolhido pelo grande capital para presidente da Comissão Europeia, onde é um zero à esquerda (para isso terá sido escolhido);

-Agora esta magna questão dos submarinos...

Tenho cá para mim..., que um dia destes..., este aprazado candidato à presidência da República Portuguesa..., se houver por aí uns coca-bichinhos na imprensa...

Muito me intriga a forma como deixou S. Bento, bem como a inopinada escolha deste português mareante... para tão relevante cargo!

Então este delfim de Cavaco Silva deixou que o negócio dos submarinos se processasse, assim, em águas habitualmente armadilhadas...?

A verdade é que os governos do PSD, a começar no dele´, quase que instituíram a grande corrupção em Portugal, a começar no negócio dos submarinos.

Durão Barroso tem muitas palavras a dizer ao País sobre esse ruinoso negócio, para não falar na sua estranha e meteórica carreira política.

Estamos a falar de um negócio de mil milhões de euros!

Estamos a falar do político que puxou Miguel Relvas para a ribalta política, com os resultados conhecidos.

Estranhas coincidências...


Anónimo disse...

De facto, um hotel de luxo no Algarve, é mesmo do que estamos mais necessitados!
Negociatas de milhões não interessam nada à maioria dos nossos 'jornalistas'. Importante é,por exemplo, uma caixa de robalos, um tabuleiro de xadrês ,etc.

Olimpico disse...


Eles disseram: Nós vamos empobrecer, CUSTE O QUE CUSTAR....
ELES...Já não escondem. EMPOBRECER...EMPOBRECER!!!! Bem, se ninguém os travar, eles levam o País ao FUNDO, e nessa altura já será possivel crescer!!...

Barroso, acreditou em BUSH, quando inventou as "TAIS ARMAS"....como prémio de fazer o FRETE ao BUSH, foi premiado com um posto para o que não estava preparado. Há quem admita que, mesmo assim, está preparando a sua candidatura a PR.( Só nos faltava mais esta, depois de Cavaco....)

Passos Coelho e o seu BANDO, tomaram conta do País, com Ilusionismos e mentiras.

Barroso está para Bush, como Passos Coelho está para MERKEL....
mais palavras ?

Anónimo disse...

Caro Fernando Romano

Sobre Barroso refiro apenas mais um aspecto.

A esposa pertence à família proprietária dum hotel no Algarve que estava em serias dificuldades.

Depois de Barroso no Governo hotel conseguiu ser uma unidade com estabilidade financeira e surgiu uma empresa de vinhos e azeites nos terrenos familiares no Alentejo cuja pujança financeira é notável.

Apenas coincidências ...

ACORDAI, HOMENS QUE DORMIS! disse...



Estou confuso: onde é que entra a socratice trapaceira nesta merda toda, que não são tostões mas MILHÕES? Então foi nos anos de 2005 a 2011 que se "roubou" em Portugal, ou antes A GROSSA ROUBALHEIRA DO PSD E DO CDS FOI INTERROMPIDA PRECISAMENTE NESSES ANOS E FOI SÓ POR ISSO QUE SE TINHA DE QUEIMAR O SÓCRATES E DESVITALIZAR O PS??????????


Acorda, Zé Pagante! QUEM VAI SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS SÃO OS TEUS FILHOS, PALERMA!