quinta-feira, maio 02, 2013

Gaaaaasssppaaaaaaaarrrrrr!!! (3)

• Ana Sá Lopes, Rigor mortis:
    ‘Gaspar condena-nos ao rigor mortis (a queda de 1700 milhões nas prestações sociais é um indicador claro) e depois descobre "a retoma", baseado provavelmente na mesma calculadora que usou desde o princípio e falhou todas as previsões em que se meteu. Segundo o Documento de Estratégia Orçamental, o consumo interno vai aumentar em 2014 – apesar de ser o ano, segundo o mesmo documento, que vai registar a maior taxa de desemprego de sempre. A menos que Gaspar tenha incluído nas previsões os eventuais prémios de Euromilhões que venham a cair em Portugal, é totalmente incompreensível até para um leigo porque diabo a procura interna há-de subir se não há dinheiro – o que acontece sempre que não há emprego. Se um dia se descobrir que Gaspar tinha um problema psiquiátrico que lhe toldou o pensamento e as contas, talvez os portugueses manifestem alguma compreensão.’

1 comentário :

Júlio de Matos disse...

Gaspar tem óbviamente esse problema, não diria própriamente psiquiátrico (que até pode ter...), mas sobretudo psicológico.


E assim nem vale a pena mudar de computador, de calculadora, ou voltar aos ábacos e à régua de cálculo...


Gaspar tem esse problema, que pode ser grave em si, mas que tem um aspecto particularmente nocivo: Gaspar tem uma inteligência defeituosa e desequilibrada - incompleta -, ou seja, tem aspectos de brilhantismo em alguns critérios (lógica formal), mas falhas grosseiras noutros (inteligência social e emocional).


E Gaspar tem, acima de tudo, um grave problema no domínio das crenças. Gaspar não utiliza o método científico, já que acredita e CRÊ muito mais do que comprova, analisa, compara, testa, investiga e estuda.


Gaspar tem a inteligência aguda, mas acrítica e fundamentalista, típica de um Engenheiro brilhante como Osama Bin Laden.


A origem deste complexo problema pode ter sido um mero traumatismo craniano, na infância ou adolescência, ou algo muito mais complexo, desde o foro das relações biológicas intra-uterinas, até à experiência de integração e identificação parental, familiar, ou mesmo tutorial e estudantil.


Eventualmente, deveria consultar um Psiquiatra amigo, antes que este seu problema pessoal lhe cause dissabores de grande dimensão, não apenas em termos de saúde...