Hoje, Mário Soares dá uma grande entrevista ao Público. Algumas passagens:
- Sobre Cavaco
O Presidente Cavaco Silva não está preocupado em unir o país?
Neste momento não está. Nunca se viu um Presidente que fosse mais parcial que este. Isto surge no segundo mandato. Tratou mal o Governo anterior de José Sócrates e agora está a andar com este nas palminhas, quando este Governo está paralisado. Nunca se viu isto em Portugal desde que há democracia, e a democracia está em grande risco.
Sobre Passos Coelho
Surpreendeu-o negativamente Passos Coelho?
Claro que sim. Foi uma decepção. Disse que ele era um homem sério. Mas depois percebi que está associado com Relvas. Têm empresas em comum e fazem negócios comuns. Quando o próprio pai dele diz: "Sai que é o melhor que tens a fazer", eu também digo: saia, que é o melhor... Para o país e para ele próprio.
Sobre a democracia
Quer com isto dizer que a democracia está em perigo?
A democracia já está em perigo. Neste momento, somos uma pseudodemocracia, porque a democracia precisa de ter gente que resolva os problemas. Quando o Presidente da República não é capaz de resolver nada a não ser estar de acordo com o Governo, e o Governo não faz nada porque não tem nada para fazer nem sabe o que há-de fazer, o que é que se passa?
Sobre Paulo Portas
Tanto ao CDS como ao PSD?
Já ouvi dizer a Paulo Portas que é democrata-cristão, mas lembro que quando ele chegou criou o PP, o Partido Popular, que é o contrário da democracia cristã. Agora mudou outra vez. Não gosto que as pessoas hoje pensem uma coisa e amanhã façam outra.
Sobre Barroso
Portugal ganhou alguma coisa em ter Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia?
Não. Foi só desprestigiante para Portugal. Nunca achei que ele podia ser bom. Avisei sempre, escrevi que era um grande erro. Diziam que era português, mas na Europa não há portugueses, nem de qualquer outro país. Há europeus.
Fala-se do futuro político de Durão Barroso. Acha que devia ter o apoio político de Portugal para secretário-geral da ONU?
Não pode lá chegar. Depois de tudo o que disseram dele, a senhora Merkel, os franceses e tantos europeus.
Durão Barroso não tem futuro, é isso?
Futuro político acho que não tem.
Acha que se atreveria a candidatar-se à Presidência da República?
Não sei, acho que não será Presidente da República. Já vi coisas muito estranhas, mas acho que não. O bom senso leva a pensar que não. Sai tão desprestigiado de um lugar daqueles.
Sem comentários :
Enviar um comentário