segunda-feira, julho 01, 2013

A escolha de Miss Swaps

Ao contrário de ti, Maria Luís,
eu não minto, não engano, não ludibrio
.

Ainda ontem escrevia que a hora de partida de Vítor Gaspar estava a chegar. A surpresa não é a sua demissão, mas a escolha da Miss Swaps para tapar o buraco criado.

Os media começaram por anunciar que o substituto seria Paulo Macedo, informação que veio de dentro do Governo (segundo foi dito na TSF). A mudança de última hora significa que Macedo recusou o cargo e que Passos Coelho não conseguiu seduzir outra figura de peso que conduzisse o governo de iniciativa presidencial nesta fase de agonia.

Não se trata de uma comum substituição em fim de ciclo, quando um ministro se demite e é substituído por um dos seus secretários de Estado — situação que, de resto, nunca tinha ocorrido no Ministério das Finanças. A opção recaiu em alguém que está sob fogo por causa dos swaps e que, ainda ontem, foi secamente desmentida pelo próprio ministro que vai substituir. Mais: a escolha recaiu em alguém cujo curriculum é tão rico que tem em destaque passagens pelo pólo de Setúbal da Moderna e pela Lusíada, onde foi docente do estudante tardio que se alçou a São Bento. É uma escolha que tem todos os condimentos de ter sido congeminada pelo alegado primeiro-ministro (em articulação com o Presidente da República).

Todos sabemos que o ministro das Finanças era, até hoje, o verdadeiro primeiro-ministro. Com o abandono de Vítor Gaspar, chegou o momento de Passos Coelho ter de assumir a chefia do Governo. Não vai ser bonito de se ver (enquanto durar).

6 comentários :

Anónimo disse...

Já me cheira a 'swaps' grelhados!:))

Anónimo disse...

Cada vez mais se percebe que estamos em presença de uma quadrilha liderada por Passos, Cavaco e Relvas ( na sombra) e não na presença de um verdadeiro governo.
Haja alguém com tomates para salvar Portugal, porque estes só o vão chular até ao tutano.

Raimundo Narciso disse...

Também sublinhei que o tipo era o verdadeiro 1º M. E saudei a escolha de miss swuaps para o substituir como aliás saudara vivamente aquela ideia muito bem pensada sobre a TSU de obrigar os empregados a pagar a parte da TSU diminuida aos patrões.

Olimpico disse...

Cavaco, ainda Presidente, se tivesse algum momento de lucidez politica, ao confirma a data das autarquias para Setembro/Outubro, aproveitava a boleia, e convocava as legislativas e PRESIDÊNCIAIS!!!
Ficava mais barato aos Portugueses, e os Portugueses ficavam livres de toda esta "gente boa"...

Anónimo disse...

Caro Olímpico, acho que te esqueceste de que esta "gente boa" é também a "gente séria". Tão séria que precisamos de nascer novamente para ser tão sérios quanto eles. Salvaguardando talvez, o BPN, Os submarinos, os negócios dos terrenos de Alcochete, os terrenos para a instalação do novo hospital de oncologia etc e tal... Mas sérios são, provavelmente quando não se estão a rir!

Oliveira Martinho disse...



Isto seria uma palhaçada hilariante se não fosse uma realidade trágica.


A QUADRILHA de larápios que tem de ser corrida a pontapé conta agora com o papeluço do Grande Sonso, o destituído ex-futuro barítono corista, o maquiavel da feira do relógio, mas igualmente o respectivo... Seguro de (Novo Ciclo de) vida!


E a necessária vassourada-mestra nisto tudo tem que ser muito mais do que apenas ir a Eleições, mudar as mosquinhas.


Só isso já não basta!