segunda-feira, outubro 07, 2013

E agora, a TSU das viúvas

• Daniel Oliveira, E agora, a TSU das viúvas:
    ‘Como Pedro Adão e Silva muito bem explicou ontem na SIC Notícias, a existência da pensão de sobrevivência resulta de uma enorme diferença de rendimentos entre homens e mulheres (que se reflete numa enorme diferença nos valores das suas reformas) que se sente ainda muito fortemente nos atuais reformados. Como a longevidade das mulheres é mais alta, a inexistência destas pensões implicava uma enorme perda de rendimentos para quem tinha acabado de perder o seu cônjuge. Não se trata, por isso, de garantir a mera sobrevivência de quem recebe essa reforma, mas de não obrigar alguém com 80 anos a ter de viver, de um dia para o outro, com metade, um terço ou menos do que vivia até então.’

2 comentários :

Luís Lavoura disse...

Tudo o que Daniel Oliveira aqui escreveu está muito bem e muito correto mas, em que é que isso obsta a que as pensões de sobrevivência sejam ligeiramente reduzidas?

Anónimo disse...

O que obsta é que sejam reduzidas a partir dos 600 euros!E dificilmente a redução será ligeira. O encaixe terá de ser de 100 milhões para cima.Ora se a grande maioria das pensões nem chega a 600 euros, acho que já se pode adivinhar, se se estiver atento, o quão brutal vai ser o corte a partir desse montante, para se arrecadar dinheiro que se veja.
O Lavoura escreve muita coisa que nos dá sempre a entender não ter pensado muito sobre a posta que produz.
O Lavoura também aparenta não ter sido afectado até agora pelos desmandos deste governo. Espere mais um pouco. Quando o estado social estiver completamente espatifado, os funcionários públicos reduzidos a metade e com salários de terceiro mundo, e MESMO ASSIM O DEFICE NÃO BAIXA, vai vêr finalmente á porta de quem vai bater este governozinho de merda.