- ‘Os resultados das autárquicas são claros: os partidos do Governo tiveram uma derrota colossal, com perdas de votos brutais. Comparado com as autárquicas anteriores, PSD e CDS juntos caíram 644 mil votos (uma variação de -28%); se a comparação for feita com as legislativas de há dois anos, o cenário é ainda mais negativo (tiveram menos 1 milhão e 146 mil votos, o que representa uma variação de -41%). Olhando para estes números, os sinais de que estamos perante uma penalização eleitoral do Governo são evidentes; contudo, não é claro que a esta penalização correspondam ganhos diretos da oposição.
(…)
Este quadro eleitoral devia fazer soar todas as campainhas de alerta. Mas aparentemente é como se nada se passasse. Com doses sempre redobradas de austeridade, com a perceção (errada) de que a corrupção é um fenómeno crescente e que explica a atual crise, com o aparelhismo a tomar conta dos partidos, o terreno está fértil para o surgimento de algo novo e que não será necessariamente bom. (…)’
1 comentário :
Partilho os receios de Pedro Adão e Silva...como é possível que, na realidade, o governo prossiga a sua triste caminhada como se nada se tivesse passado??
Enviar um comentário