terça-feira, janeiro 14, 2014

José Sócrates na RTP

Telejornal (2.ª parte) de 12 de Janeiro (a partir do minuto 2:20)

Um extracto da intervenção de José Sócrates:
    José Sócrates – (…) eu acompanho a opinião de todos os jornalistas que dizem que foi um congresso [o do CDS] sem surpresas. Eu diria até mesmo sem interesse. Mas este congresso foi justamente encenado pelo dr. Paulo Portas com base nessa mistificação: na ideia de que ele devia uma explicação ao país sobre a sua demissão irrevogável. Ora acontece que não é essa a explicação que ele deve ao país, porque o país pouco quer saber se o dr. Paulo Portas um dia se demitiu de forma irrevogável e no dia a seguir continuava no Governo. A explicação que o país quer ouvir do dr. Paulo Portas e que o dr. Paulo Portas deve ao país é porque é que o CDS se afirmava na oposição como um partido firmemente defensor do poder de compra dos reformados e considera agora no Governo os reformados como o alvo principal das políticas de austeridade. Eu julgo que a resposta que é necessário dar não é tanto sobre a demissão do dr. Paulo Portas. Mas porque é que aquele que pretendia ser o partido dos contribuintes foi o partido que no Governo fez o maior aumento de impostos em Portugal. Porque é que isso aconteceu?

    Cristina Esteves – Alega que não tinha outra hipótese.

    José Sócrates – Pois é, eu acho que não só tinha outras hipóteses como deve uma explicação ao país. Porque o dr. Paulo Portas tem de parar com o cinismo político. Porque, repare, eu compreendo que um político mude de opinião e mude de opinião de acordo com as circunstâncias. Agora, acontece o seguinte: esta política que está a ser desenvolvida tem um problema de distribuição injusta dos sacrifícios. Os alvos são os funcionários públicos e os reformados. E acontece também que o dr. Paulo Portas, quando se candidatou, não falou em nada disto. Há aqui um problema que tem a ver com a manutenção dos seus compromissos eleitorais e da sua palavra. E o dr. Paulo Portas tem de dar uma explicação sobre isso.

    Cristina Esteves – E acha que as explicações dadas são completamente insuficientes?

    José Sócrates – Não é serem apenas insuficientes. O dr. Paulo Portas quer-nos fazer crer que nada disto aconteceu. Isto é, ele violou os seus compromissos — já teremos ocasião de falar nisso, nas diferentes linhas vermelhas —, mas depois faz um discurso como se nada disso tivesse acontecido e afirmando-se como o defensor dos reformados e o defensor dos contribuintes. (…) É altura de dizer ao dr. Paulo Portas que tanta propaganda não disfarça o cinismo político (…).”

5 comentários :

Rosa disse...



José Sócrates esteve muito bem, de um modo geral...este é, em minha opinião,um dos pontos tratados durante a "conversa" com Cristina Esteves. Acho que ele nos faz muita falta...devia "saltar" do écran e regressar à política ativa...seria uma confrontação com Passos em moldes totalmente diferentes do anterior.

Anónimo disse...

Infelizmente temos que esperar que o Seguro se espalhe ao comprido nas europeias... depois ou Costa ou Sócrates. Assim espero!

arebelo disse...

De facto bastava um frente-a-frente com a laparotal figura,mas nem as televisões se arriscavam ao confronto que seria o desmantelar de anos de aldrabices,nem os apoderados do cujo iriam na conversa.Mas que seria um recorde de audiências,não duvido.E não estou a ver o Sócrates em pre-combinações como é uso e abuso.

Anónimo disse...

Como a tua central de propaganda não conseguiu disfarçar a bancarrota a que conduziste o País.

Só sobreviveste 6 anos, num País que estava adormecido e com a central de propaganda a funcionar diariamente nas TV's jornais , revistas, até trevistas cor de rosa.

A falência veio ao de cima e já nem a tua propaganda conseguiu vencer. Nem a balela do PEC IV vingou, apesar da propaganda.



Anónimo disse...

Oh arrastadeira das 05:25, muda o disco que já pareces uma cassete do PCP.
Socrates têm toda a razão, o que vocês queriam era um lider como ele, não a mumia caquetica, saloia, mesquinha e gananciosa que ocupa a presidencia, nem o burro imbecil que se alapou a PM.
Eu sei, custa-vos ouvir as verdades, mas o facto é que vocÊs não dão para mais.Vai lá mudar o penico do Relvas que é para isso que te pagam.