sexta-feira, março 07, 2014

Dr.ª Maria de Belém, era mesmo a este Soares dos Santos que se queria referir?


    «Eu lembro-me de uma entrevista e vou falar de uma pessoa que não é manifestamente da área do Partido Socialista para perceber o que é que é ter jeito e o que é não ter jeito, embora uma empresa não seja igual a um país, para se perceber. O recurso mais precioso de qualquer área de intervenção são os recursos humanos, são as pessoas, não é? Numa empresa, os seus recursos humanos e as suas famílias, que as pessoas não vivem desligadas das suas famílias. Eu lembro-me de ter assistido a uma entrevista de Soares dos Santos dizendo aquilo que na sua empresa se fazia para perceber as dificuldades que os seus trabalhadores tinham e como a própria empresa se disponibilizava para acudir àquilo que eram os problemas mais graves dos seus trabalhadores e das suas famílias.»
      Maria de Belém Roseira, ontem na TVI 24 (ao minuto 22)

Pode ser que Maria de Belém Roseira não estivesse nos seus melhores dias e há várias declarações na entrevista que deu a Paulo Magalhães que apontam nesse sentido. Retenho apenas uma das suas declarações: o sonho de ver transposto para o país as relações supostamente exemplares entre a administração e os trabalhadores do Pingo Doce.

As palavras de Alexandre Soares dos Santos que calaram fundo em Maria de Belém foram proferidas no penoso programa de Medina Carreira. Não vale a pena fazer alusão às opções ideológicas de Soares dos Santos nem às fintas a que a sua «companhia» recorre para reduzir a carga fiscal.

Fixemo-nos apenas em coisas mais comezinhas. Alexandre Soares dos Santos nunca escondeu que tem a fórmula para aumentar a produtividade do país: “trabalhar mais horas e mais a sério, quer no Estado quer na iniciativa privada, de forma a permitir a redução do custo da hora de trabalho, tornando-a mais competitiva”. Mais, se o patrão do Pingo Doce mandasse, as empresas e o Estado estariam de portas abertas sete dias por semana.

De resto, a «companhia» de Soares dos Santos não tem fama de dar descanso às inspecções do trabalho: em Portugal e na Polónia. E todas aquelas medidas, como o banco de horas individual, que contribuem para um bom ambiente dos «recursos humanos e as suas famílias» têm sido adoptadas, com os resultados que este relato comprova: «Alguns 'chefes' são verdadeiros carcereiros, ameaçando os trabalhadores com represálias e transferências, transformando secções em prisões».

Dr.ª Maria de Belém, era mesmo a este Soares dos Santos que se queria referir?

17 comentários :

Anónimo disse...

A quem mais podia ser, vinda de uma beata da direita do PS? Claro que sim!Porque é que esta gente não se muda para o PSD?! Como dizia o Soares:direita do PS desapareçam.

Evaristo Ferreira disse...

Eu não tenho dúvida de que Maria de Belém se referia a este patriota, que registou a sede da sua mercearia na Holanda, para pagar lá menos IRC.
Maria de Belém devia ir a uma loja Pingo Doce e falar com os tarefeiros que la trabalham para poder avaliar o ambiente de trabalho e remuneração.

Anónimo disse...

Estava incrédulo a ouvir a Senhora.

Anónimo disse...


Money for the campaign.

soudocontra disse...

Nunca gostei da Maria de Belém. Está no PS como poderia estar no PPD, CDS ou nos monárquicos, tem todo o perfil para isso e foi também graças ao seu esforço que o (in)Seguro foi eleito presidente do PS! E está tudo dito desta senhora que alimenta o perfil das senhoras da "alta-sociedade".

james disse...

Maria de Belém, mesmo ainda antes de Guterres, sempre foi uma beata que nunca prescindiu do seu casaco de vison e de motorista.

Às vezes, em certos eventos televisivos e outros, até parecia uma bacorinha enfeitada a ouro.

Admiram-se de quê? Lembram-se das broncas no IPO, de Lisboa e das flores?

Anónimo disse...

... e é este Soares dos Santos que ainda ontem, creio que no Porto com Daniel Bessa disse claro e indesmentível que NÃO PAGAVA O IMPOSTO DA CRISTAS. SE O ESTADO QUISESSE QUE FOSSE PARA TRIBUNAL... Depois falou que esse imposto representava 10% (!!!!) dos lucros do Pingo Doce....
Mas hoje nenhum órgão de comunicação social fala no assunto...
Por outro lado parece haver muita gente a querer um tachito na fundação...

Max disse...

O problema já vem de longe. Desde que o PS colocou o socialismo na gaveta. Como dizia não sei quem: na politica as opções têm consequências.

james disse...


Ó Max por esse andar você ainda vai tropeçar em Marx!

Anónimo disse...

Quando Alexandre Soares dos Santos é um exemplo, está tudo dito.

Anónimo disse...

Esta sra é uma nódoa! É por causa de gente como ela que o partido está como está.

Anónimo disse...

Estas Beléns são lapas sempre ao tacho.Zarpem de vez do PS pff!

Anónimo disse...

O (tristemente) célebre Ministério da Igualdade de Guterres é a imagem de marca de Maria de Belém. Ideologia ? Qual quê...
A política como meio. Os fins como princípios. O resto é parole... bolinhas de sabão.
Aparecer no 'pograma' do Medina é uma sem-vergonhice para quem é militante do Partido Socialista.
Termino como comecei... que tristeza.

Ângelo

Anónimo disse...

Ela e o joao Soares na noite da manif dos policias, a elogiar o Crespo e o jornalismo que se vê nas televisões, dizendo que há p0luralismo e equlibrio e em certos casos até em prejuízo da maioria. O J Soares elogiou o crespo pela forma isenta e lúcida como conduz o seu programa. Este gajo não ouvirá o pai? Este PS com estes gajos (sempre em pé!!!)não asseguram nada de bom!

ignatz disse...

isto não é nada comparado com o desempenho deste penteado no comissão parlamentar do bpn, que permitiu coimbras, nunos melos, semedos e honórios novos gozarem o caso e atirarem as culpas para o governo do sócras. há bués que o ps deveria ter desligado esta cacarejante, mas peços vistos ainda vamos ter de gramar a fronha da pírua em outdoors eleitorais.

Anónimo disse...

Dr.ª Maria de Belém se queria dar um exemplo dum Empresário com grande poderio económico e que sempre manifestou preocupações sociais não se devia esquecer de
RUI NABEIRO, agora falar de Soares dos Santos que é com o seu colega merceeiro Belmiro de Azevedo os dois maiores fazedores de miséria que existe em Portugal apesar de serem os mais ricos e que tem acumulado fortuna pagando salários de miséria, fugindo ao fisco e outras manobras que fazem, Dr.ª Maria de Belém é no mínimo uma posição que muito dificilmente se consegue explicar a qualquer socialista. Dr.ª sabe o que disse o Soares dos Santos à tempos na televisão? disse que 1500 trabalhadores seus tinham o ordenado penhorado e que lhe roubavam alimentos nos Supermercados não disse foi que tudo isso se devia em grande parte aos salários de miséria que ele paga para poder ser um dos 3 homens mais ricos de Portugal.

Jorge Mário Bergoglio disse...




Por Dios, y esta mujer es de izquierda? Muy estraño, este pobre Portugal...