sexta-feira, abril 18, 2014

De novo acima do paralelo 38

Miguel Tiago (à esq.), que trocou a luta de massas pela luta individual

Em 2003, ficou famosa a declaração de Bernardino Soares: «Tenho dúvidas de que a Coreia do Norte não seja uma democracia». Hoje, o Expresso dá conta de que Miguel Tiago, outro deputado do PCP, se envolveu numa acalorada conversita no Facebook, fazendo finca-pé de que na praça de Tiananmen não ocorreu um «massacre» há 25 anos (ou, para se ser mais rigoroso, não existe «uma única prova» de que tivesse ocorrido).

O que surpreende não é a cegueira de que enfermam alguns excelsos dirigentes do PCP. O que surpreende é que o próprio PCP não se coíba de revelar que se revê no programa e na praxis de partidos como o Partido dos Trabalhadores da Coreia ou o Partido Comunista da China, considerando-os, por isso, partidos irmãos. Dá má fama ao socialismo. E creio ter efeitos bem mais perniciosos do que «a cassete dos EUA sobre a China».

5 comentários :

Anónimo disse...

porreirinho era que o PS não tivesse piorado com vieira da silva o código laboral do bagão félix e já com seguro deixado passar o do mota soares com um voto de abstenção.

quanto a preocupações laborais no concreto nacional estamos muito mais bem conversados e quanto a parceiros duvidosos internacionais mubarak também não era da internacional socialista e kadafi não esteve acampado em são juliã da barra com camelos e tudo?

Anónimo disse...

no tempo do estaline também não havia provas (era tudo limpo sem deixar rasto). que idiota este tiago.

ricest disse...

...não esquecer o «partido irmão» MPLA...que segundo os ditames do PCP continua igualmente na «vanguarda dos trabalhadores»...

Anónimo disse...

Vamos lá por os pontos nos iii´s...
Miguel Tiago e não Manuel.

Anónimo disse...

vejo é que se continua sem ver surgir aqui socialistas atacando as mexidas feitas no código laboral por socialistas e dando mau nome ao socialismo, mas prosseguem muito preocupados com as relações internacionais dos outros quando têm um amado ou um gama como telhado.