Ajudante indicado pelo partido do contribuinte para os Assuntos Fiscais |
• Augusto Santos Silva, O Fisco para lá dos automóveis:
- «A alternativa é oferecer, como prémio do sorteio, um dos produtos públicos de poupança, como os certificados do tesouro. A família premiada não fica com nenhum encargo adicional, só tem de contar com o benefício da capitalização. É premiada com uma oportunidade de poupança - que é a mensagem correta - e não com mais um motivo para consumo imoderado - que é a mensagem errada. Podem ser mais pessoas premiadas em cada sorteio. O Estado gasta muito menos: o que dá, como Fisco, é o que recebe, como Tesouro, e os juros que paga até são inferiores aos que lhe exigem outros credores. E, sobretudo, colocada assim a coisa, semana a semana, no serviço público de televisão e em horário nobre, com um apresentador reconhecido e capaz de fazer, sem ares de pregador, a pedagogia do bom comportamento fiscal, todos nós compreenderíamos bem melhor o que é e para que serve o imposto, o que é, para que serve e como se gere a dívida pública.
A ideia é simples. Não põe em causa o incentivo, mas torna-o económica e moralmente mais forte. Alguém a quer? Por exemplo, alguém a pensar num programa alternativo de governo?»
5 comentários :
É uma excelente alternativa...
Certificados de aforro, credito fiscal, etc etc etc. Alternativas não faltam. Agora, automóveis topo de gama, é um premio que não respeita os portugueses e os trata desigualmente. E se sair a alguém que não possa tirar a carta ( idade, literacia, condição fiosica - invisual -, etc etc).... É um nojo
A ideia é boa, mas muito melhor é o parágrafo que remata a ideia:
"Alguém a quer? Por exemplo, alguém a pensar num programa alternativo de governo?".
Excelente.
De gente brilhante só podem sair ideias brilhantes.
O grande problema é que neste momento ainda não há ninguém a pensar num programa alternativo de Governo!
Pensar mesmo, sem ser "com os dedos dos pés", entenda-se...
Enviar um comentário