quinta-feira, maio 08, 2014

Austeridade com ética



Vi e revi a última edição do Prós e Contras. Fiquei convencido de que Eurico Brilhante Dias estava verdadeiramente chocado com a forma despudorada como o actual governo mentiu antes das eleições. Não é caso para menos.

No entanto, ao contrário do que se subentende das palavras do dirigente do PS, as mentiras do actual governo não decorrem de ter encontrado uma situação que desconhecesse. O défice estava apurado antes das eleições e certificado pelo INE e pelo Eurostat (com excepção do buraco da Madeira). O que se passou foi que Passos Coelho escondeu que estava disposto a «ir além da troika», como foi, tendo duplicado a dose de austeridade que constava do memorando.

Nos tempos que correm, é positivo que Eurico Brilhante Dias tenha enfatizado que o PS está disposto a governar com ética. Mas não é aceitável que, em nome da ética, o PS se furte a divulgar o que pretende fazer quando for chamado a formar governo. Ora, quando questionado se o PS iria repor salários e pensões que têm sido sujeitos a violentos cortes, Eurico Brilhante Dias respondeu assim a Fátima Campos Ferreira: «O próximo governo não pode, 15 dias depois, desmentir tudo o que disse na campanha eleitoral.»

A pretexto de não fazer falsas promessas, Eurico Brilhante Dias parece estar a pedir aos portugueses um cheque em branco: não promete, não incumpre. Só que a ética não pode desviar a atenção do essencial: as atrocidades que o governo de Passos & Portas vem cometendo.

E aqui é que a porca torce o rabo. Fazendo de secretário de Estado dos estarolas, Eurico Brilhante Dias estimou que défice real pode ser superior a 7% se forem repostos de imediato os cortes dos salários e das pensões. Dando de barato que o montante dos cortes pode estar empolado e que não é tido em conta os efeitos no PIB do acréscimo do poder de compra que adviria da restituição dos rendimentos amputados, a verdade é que esta posição deixa implícita que a reposição dos cortes não é uma prioridade para Eurico Brilhante Dias. E, levada à letra, esta posição significaria que este dirigente do PS estará a fazer figas para que o Tribunal Constitucional feche os olhos às normas inconstitucionais que constam do Orçamento do Estado para 2014.

Governar com ética é indispensável, mas não é suficiente. O socialismo é muito mais do que uma ideologia da ética.

14 comentários :

Anónimo disse...

Na mouche !!!

ignatz disse...

um petulante empregado de escritório do aicep em fase de alcandoramento a menistro das finanças. pode ser vá com a água do banho europeu.

Anónimo disse...

Apoiadíssimo. (o seu post, claro..)

Anónimo disse...

Confirma o que penso há já algum tempo. A atual organização do PS não tem objetivo, plano e nem pessoas para o pensar. Logo, até nem precisa de qualquer estratégia.
NÃO SABE O QUE FAZER....Se não mudar internamente, de alto abaixo, após a europeias, vai afundar.
A menos (não excluo...) que tenha algum acordo com o atual governo/PSD, e da mesma forma será comido e afundará !

Teófilo M. disse...

Pois, está troupe que está agora aparecendo, não é só no PSD/CDS. Eles como os cogumelos saltam por todos os lados.
Este Eurico, que nunca foi brilhante, não esteve num dos seus dias.
No PS juvenil, a maior parte ainda nem sequer compreendeu a social-democracia e se chegaram ao PS, foi por ter vergonha de se exibirem como os verdadeiros liberais que são.
O PS está como o país, de pantanas, e se os militantes não se cuidam, daqui a uns tempos andarão a discutir votos com o Livre.

Otília disse...

Brilhante!!!

João Santos disse...

É por essa e por outras que não vão contar com o meu voto.

Pandil disse...

Nem mais.
O Rico e o Tó foram com Pai Natal ao circo e foram comidos pelo Lobo Mau.
E gostaram.
Mesmo correndo o risco de, de tanto o repetir, voltar a chatear alguém, aqui vai a minha centésima quarta declaração de voto futuro : neste PS não voto.

Anónimo disse...

o brilhante não me inspira confiança. parece um ppd frustrado ou que se enganou no partido. é preciso que o ps perca estas europeias para se iniciar um processo de regeneração. não é esta gente que eu quero a governar o meu país daqui a um ano e meio.

Morgado De Basto disse...

Este Dias,tem muito pouco,ou nada,de Brilhante.Esta colheita de Dirigentes Socialistas,preocupa-me imenso,cheira-me a pão da mesma fornada de onde saiu a cambada que vem conduzindo o País para a miséria e insustentabilidade Politica, Social e económica.
Oxalá esteja enganado!(...)

Anónimo disse...

Este PS empurra-me a votar Marinho Pinto.E voto.

Jorge sem Paio disse...



Não batam mais no céguinho! Já toda a gente percebeu o fundamental da mensagem: NÃO CONTEM COM O PS PARA REVERTER A AUSTERIDADE!!!


Isto é um facto gravíssimo. Com importantes repercussões eleitorais, já em Maio, mas SOBRETUDO NAS PRÓXIMAS LEGISLATIVAS, e trágicas CONSEQUÊNCIAS HISTÓRICAS para o atual PS e para Portugal!!


O PS ACABA DE ASSINAR A SUA PRÓPRIA CERTIDÃO DE ÓBITO, ao cabo de uma insuportável agonia de três anos!!!


E pior ainda, mesmo que, em termos práticos, o "rigor mortis" não seja para já declarado, isso ficará muito Seguramente a dever-se aos votos INÚTEIS de muitos broncos que votaram de olhos fechados no Passos Coelho e que agora poderão votar, com os olhos vendados, no paspalhão do Tó-Zero!!!!


E mesmo que os verdadeiros Socialistas venham a reagir (espera-se que muito URGENTEMENTE e com suficiente GENICA), o processo de gestação, criação e implantação de uma nova força política que venha a herdar o LEGADO POLÍTICO E HISTÓRICO DO PS levará não semans, nem meses, mas anos, até ser minimamente consumado!!!!!


Percebem todos bem o que isto quer dizer, estimados Ant.º Costa, Pedro Silva Pereira, João Cravinho, Mário Soares, João Galamba e José Sócrates, entre tantos outros?...

Outro que vota Marinho Pinto disse...



Estamos todos fritos. Se não for já na frigideira, será Seguramente no LUME!

Anónimo disse...

Pois, parece que em 2015 vai haver MUDANÇA das moscas.