quinta-feira, maio 29, 2014

Insensatez

Surpreendeu-me, e dei conta disso aqui, a pressa com que António José Seguro anunciou que iria votar favoravelmente a moção de censura do PCP, prescindindo até de conhecer os seus fundamentos.

Esta precipitação de Seguro empurrou o grupo parlamentar do PS para o beco (quase) sem saída: se os deputados estiverem em desacordo com o teor da moção de censura, que deverão fazer? Obedecer ao temerário anúncio de Seguro, arriscando condenar, através de um só gesto, a história do PS, ou reprovar a moção, apesar de assim porem em relevo que Seguro foi, no mínimo, imprudente?

Augusto Santos Silva ajuda a esclarecer o que está em causa:
    «Acabo de ouvir que o Grupo Parlamentar do PS, depois de debater esta manhã a posição sobre a moção de censura do PCP, vai reunir outra vez. A decisão está, pelos vistos, difícil. Permitam-me uma ajuda:
      1. O texto da moção do PCP é clarinho como água: a culpa é da "troica nacional" constituída por PS (repito, PS), PSD e CDS, e das "políticas de direita" seguidas sucessivamente pelos governos "nos últimos 37 anos" (repito, 37, incluindo, portanto, 18 anos de governos liderados pelo PS).

      2. Bem sei que os considerandos não se votam, apenas a parte resolutiva. Mas os considerandos estão lá de propósito, para provocarem o PS.

      3. Quem votar a favor desta moção vota a favor, na minha modesta opinião, da provocação do PCP. Sendo deputado do PS, expõe-se ao ridículo.

      4. Bem sei que o secretário-geral já havia anunciado o voto favorável e compreendo o argumento (já censurámos o governo uma vez, censuraremos todas as vezes até ele acabar). Mas não vejo nenhuma contradição, antes vejo clareza, numa nova posição.

      5. A declaração de A. J. Seguro podia caber em três frases: "Já tinha dito que a moção do PCP era um frete ao governo. Li agora o seu texto. E, lido o texto, voto não, porque não faço fretes ao PCP na sua sanha contra o PS".»

19 comentários :

Victor Nogueira disse...

Com ou sem ingenuidade, seguro ensarilhou o PS e armadilhou o caminho ao seu putativo sucessor ? Entretanto o psd-cds agradece e nas calmas assiste de camarote ! De bandeja, uma derrota transformada em vitória por erro de casting ?

Anónimo disse...

Claro clarinho como a água Santos Silva, é isso mesmo.

Anónimo disse...

O mais triste é que o texto da moção diz a verdade.
Sejamos honestos: o PS nunca foi um partido de esquerda. É certo que está (levemente) à esquerda do PSD, mas em qualquer país europeu o PS seria "os liberais" que navegam o centrão ao sabor do vento.

O PS traçou o seu destino quando aceitou governar com o PSD (que lhe foi aprovando os PECs) e quando depois se abstinha violentamente (viva a 3a via!).

Sousa Mendes disse...

E porque não a abstenção fazendo declaração de voto de que, votaria a favor a censura ao governo, não fosse a natureza provocatória dos considerandos. Ficava tudo mais claro também para os portugueses. Ou não?

Tatas disse...

Mais uma vez (é só mais uma, não é?) AJS, dá mais um tiro no pé.
Nunca entendi essa necessidade que ele tem de romper com o passado, e também porque é que no passado nunca foi uma voz incómoda em relação aquilo com que parece não concordar. Ou será só criancice misturada com ajustes de contas?

Macacoa disse...



Sousa Mendes, muito bem: ISSO que propõe é que é "clarinho como água"!


Aliás, os atuais Deputados do PS bem que podiam até aproveitar, pois talvez seja a última oportunidade para exercitarem essa difícil forma de votação que é a "abstenção violenta"...

Sir Humphrey disse...



Sousa Mendes: lá ficar mais claro para os portugueses ficava, sem dúvida, mas não era a mesma coisa...

Anónimo disse...

Só ficava bem ao PS rejeitar esse seu passado. Mas não, anda histérico com caras.

Jacinto disse...



Mas rejeitar QUAL Passado, ó "ficava bem"?

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Anónimo das 05:43:00,

Terá dado conta da futilidade da sua informação ao, de arrejeitada, apagar as transformações operadas na sociedade portuguesa? Os progressos feitos em tão poucos anos devem-se essencialmente ao PS, mas também a outros partidos, nomeadamente ao PCP. Não sei se é do "Benfica" ou do "Sporting", não interessa, mas se estudar bem a história destes 40 anos, verificará que foram implementadas em Portugal medidas que causariam inveja a povos que viveram experiências ditas socialistas, nalguns casos mais avançadas que em alguns países ditos muito desenvolvidos. E, afinal, para surpresa sua, o PS esteve na primeira linha na sua defesa e aplicação.

Mas o caro Anónimo deve querer referir-se especialmente aos últimos dois governos do PS, os governos que foram liderados por J. Sócrates.Vá, não se acanhe, diga lá! Confesse que é esse período da nossa história recente que o atormenta, sobre o que tem extrema dificuldade perceber, porque condicionado pela demagogia em torno da qual se mancomunaram PCP, BE e os bandos dos partidos que estão no poder. A troika espezinha território da nossa Pátria por responsabilidade deles.

Logo à noite deite-se a pensar nisso. Só quero ajudar - democraticamente.

Anónimo disse...

Que cáfila de comentadeiros.

Eu nem sei como Miguel Abrantes tem paciência para aturar tanto imbecil.

Olimpico disse...

A Imprudência que eu aqui ou FA, logo afirmei, depois do blá..blá do Seguro. Depois deste proclamação de votar a favor da moção de censura, sem conhecer o texto. AJS não sabia que estava a oferecer "lenha para se queimar"?

O PCP não perderia mais esta oportunidade de encostar à parede Seguro. Aqui está!!!
Sinceramente não dá. António Costa
é uma exigência dos Portugueses.

NB: António Costa consolidou a vitório do PS nas Autarquicas e com isso consegui fazer esquecer o ERRO do FARMACEUTICO e do PARADA!!!...

james disse...

A insensatez de Seguro leva à composição de interesses dúbios e a soluções híbridas, cfr. declarações de Alberto Martins a propósito da moção de censura.

Mais uma vez o grupo parlamentar do PS cola os cacos pelos estragos causados por Seguro...

Evaristo Ferreira disse...

Augusto Santos Silva é um analista contundente, preciso, claro como o algodão. É sempre um prazer ler as opiniões do Mestre.

Anónimo disse...

@ Anónimo qui Mai 29, 04:44:00:
O que é mesmo mais triste é a sua capacidade de argumentação primária que mais não faz do que esgrimir títulos panfletários sem qualquer sustentação na realidade. Isso pode funcionar no Avante onde o nivel de escolaridade médio será a 4a classe. Mas neste establecimento isso é fraco demais.

Para que saiba aquilo que é a esquerda depende da sua posição no espectro: Se eu estiver no Rossio voltado para o Marquês o MacDonalds está do lado direito mas mas se me voltar para o Tejo, está do lado esquerdo. Da mesma forma, para o Mário Machado o CDS é a esquerda. Para um Comuna como você tudo é direita. Por isso o reaccionarismo, sectarismo e extremismo presente no seu argumentário é em tudo semelhante ao do Mário Machado. Mais um bocadinho e vão para a cama juntos! É a realidade de quem vive entrincheirado em ideias que só tem aplicação prática na Coreia do Norte, no seu caso, na Alemanha Nazi, no dele.
Para as pessoas normais, que felizmente são a maioria, o PS é a esquerda, como se vê nas votações em que o PC nunca conseguiu numas legislativas mais de 10%, ou seja cerca de 500 mil eleitores num país de 10 milhões! É seguro dizer que há vários milhões de pessoas em Portugal que consideram o PS a esquerda e o PC a extrema esquerda. Mas você é que está certo claro!

O PS é um partido SOCIAL-DEMOCRATA e faz parte da familia europeia da SOCIAL-DEMOCRACIA. Quanto à vossa familia, toda a gente sabe que ela já só existe na Coreia do Norte e na China. Já nem na Russia!

Quanto à moção, é essencialmente um aproveitamento canalha do facto de o PS ser liderado por um camelo, mas como sabe essa benesse está a chegar ao fim e daqui para a frente isto vai fiar fininho, vc decidiu vir aqui libertar o desnorte que está sentir. Como eu o percebo!

O único partido de esquerda que governa em ESTREITA parceria com o PSD é o PCP, em Loures. :)


james disse...

http://365forte.blogs.sapo.pt/nao-se-assina-por-baixo-mocoes-de-226640

"Algo que Seguro está a aprender às suas próprias custas.

Esperemos que seja dos últimos erros cometidos como Secretário-Geral do PS"., Diogo Moreira

Anónimo disse...

@Anónimo das qui Mai 29, 07:44:00

É sempre enternecedor ver um adepto de futebol a defender um partido com o mesmo tipo de argumentação..

Quanto à acusação de ter apenas a 4a classe, isso diz mais sobre a tua visão de quem teve que trabalhar e não pôde estudar do que sobre os meus argumentos. Nem todos tiveram a sorte de nascer num berço afortunado, mas tu nunca irás perceber isso.

Quanto ao PS ser a maioria das "pessoas normais" e isso justificar ou legitimar o que quer que seja.. enfim, o partido Nazi também já foi a maioria. e a escravatura já foi aceite pela maioria.

Mas assumam de uma vez por todas que gostam de governar com o PSD. Essa sempre foi a opção do PS quando não altura para chegar ao pote. Ou o PSD ou o CDS. Não te cheira a queijo Limiano?

Sérgio Martins disse...

Talvez um dia possam exolicar, realmente explicar, como é que o PS governou à esquerda com PECs I, II, III e quase IV ditados pela política de direita da Alemanha? Ou como é que governará à esquerda com tratados orçamentais ditados pela política de direita da Alemanha?

zé natém disse...

A resposta do anónimo das 07:44:00 ao anónimo das 04:40:00 é a mesma resposta que o boieiro dá ao touro que não se porta bem: leva com a moca nos cornos.