terça-feira, junho 24, 2014

A blindagem

• Luís Menezes Leitão, A blindagem:
    «Há dois anos, quando António José Seguro fez aprovar estes estatutos no PS, Marcelo Rebelo de Sousa acusou-o de estar a realizar uma "golpaça", de que um líder forte nunca necessitaria. Descontando a criatividade linguística, é manifesto que esta previsão se realizou integralmente. Precisamente por não ter força política, Seguro necessitou de blindar os estatutos do PS. Há que reconhecer que o fez com enorme eficácia, uma vez que o avanço de Costa, que politicamente se adivinharia imparável, afinal tropeça sistematicamente em inúmeros obstáculos processuais. Costa está agora limitado a discutir umas "primárias" marcadas por Seguro, cujo universo eleitoral é desconhecido, mas que Seguro garante que poderão levar à sua demissão. Temos assim que o líder de um partido escolhido pelos militantes não pode ser por estes destituído, mas pode sê-lo por meros simpatizantes. Entretanto o PS ficou a ferro e fogo, e durante muitos meses não vai fazer qualquer oposição ao governo. (…)»

4 comentários :

Simpatizante socialista disse...


Um Partido que deixa aprovar Estatutos destes não merece herdar o património político do Partido Socialista.

Está na hora de deixar os seguristas a falar sózinhos e fundar um novo Partido Republicano, Democrático e Socialista, adequado aos tempos que vivemos.

Aproveite-se tudo o que de bom teve o PS desde Mário Soares e Salgado Zenha até Jorge Sampaio e José Sócrates, o próprio patriarca Soares que abençoe este novo Partido e deixem os seguristas irem às urnas sozinhos, para receberem aquilo que merecem: menos de 10% dos votos dos portugueses!

Pai sensato disse...



Um Partido que aceita aprovar e viver com estes Estatutos é um Partido de mortos, ou de dormentes.


Não merece confiança para tomar nas suas mãos o Futuro dos meus dois filhos.

Analista amador disse...



Como foi possível o dr. martelo comentar este assunto e NÃO SE OUVIR UMA PALAVRA sobre ele por parte da "intelligentsia" socialista?


Que demissão COLOSSAL!

Anónimo disse...

Se não somos da maquina do partido socialista (ou se estamos de fora dos seus meandros), carecemos de explicações credíveis sobre a blindagem verificada! Todos nos questionamos afinal como foi possível que a tal blindagem dos estatutos fosse proposta e aprovada! Pelo vistos por quase unanimidade, sem que na ocasião nenhuma voz a denunciasse. Houve silencio face a um golpe de mestre da camarilha segurista, adestrada nos passes de aparelho. O partido passou a ser uma instituição conquistada a 4 anos! Inamovível. Deu-se um passo de gigante para destruir uma instituição com mais de 40 anos ao serviço de Portugal, mas nenhum dirigente de peso e no activo fez ouvir a sua voz! NENHUM! Costa, Pedro Silva Pereira, Santos Silva, Carlos César, Ferro Rodrigues, ... Paralisia? Conivência? Só uma voz de fora foi audível (e eu ouvi):a do Professor Martelo! Hah! e a do Pacheco Pereira, esta de forma mais indireta! Onde estavam os mais importantes responsáveis do PS não alinhados no "mundo politico" dos seguristas? Esta históriavai assombra-los e tem de ser muito bem explicada ao país e a todos os simpatizantes e interessados nas instituições partidárias, pilares da democracia representativa.
O caso é grave! E nele radica também o processo polemico e mal explicado (enquanto processo) de aproximações-recuos- e finalmente de candidatura à liderança de A. Costa. Na altura nada disse, agora assume as consequências, não apenas para a legitimação da sua luta (que reputo de inteiramente legitima, mas em termos do futuro do PS (à beira da cisão) e de futuro da democracia politica portuguesa.