sábado, junho 07, 2014

As notícias sobre a minha morte
não são, infelizmente, exageradas

António José Seguro escreve hoje no Facebook que tomou boa nota do que os portugueses pensam de si: «Leio, indignado, as sondagens do Expresso e do jornal i que dão uma queda brutal ao PS.» À primeira vista, o ainda secretário-geral do PS parece estar indignado com os portugueses. No entanto, como até o direito à indignação tem os seus próprios limites, ele procura um alvo para o exercitar em toda a sua plenitude: «Este é o resultado da irresponsabilidade do António Costa.»

É verdade que os dados das sondagens do Expresso e do i não são nada famosos para o PS (nem para António José Seguro). Mas esses dados apenas confirmam o que os portugueses disseram, há 15 dias, nas eleições europeias, cujo resultado foi então considerado por António José Seguro como uma grande vitória do PS. Talvez em resultado da inércia, o PS ainda surge na sondagem do Expresso ligeiramente melhor do que aconteceu nas eleições europeias.

O efeito imediato que António José Seguro pretende obter junto dos apaniguados de circunstância não resiste ao teste do algodão. De facto, a Eurosondagem consulta também os portugueses sobre a situação no PS e a maioria dos inquiridos não apenas acha que António Costa fez bem em avançar para a liderança do PS como entende que sairá «deste braço de ferro» um partido mais forte.

De resto, convém avivar a memória de António José Seguro. António Costa só mostrou disponibilidade para se candidatar à liderança do PS numa terça-feira. Antes de isso acontecer, foram publicadas duas sondagens, sobre as intenções de voto nas eleições legislativas, que mostravam um PS em queda livre:
    • A da Aximage, na noite eleitoral, que dava o PS (36,2%) abaixo da coligação de direita, que captou o voto de 36,3% dos eleitores (29% para o PSD, 7,3% para o CDS);
    • A da Intercampus, na segunda-feira, na qual o PS (com 29,1%) aparecia ainda mais atrás da coligação de direita, que atingiu 31,1% das intenções de voto (28,7% para o PSD, 2,4% para o CDS).

Perante este quadro negro, António José Seguro poderia ter optado por relativizar as sondagens (todas, é claro). Decidiu confirmar que as notícias sobre a sua morte (política) não são manifestamente exageradas. Temos de lhe estar gratos.

7 comentários :

Anónimo disse...

Oh Seguro, para tirar teimas , experimenta só dizer que te demites. Faz , de seguida, uma sondagem ao povo e talvez chegues à conclusão de que, afinal, a culpa dos maus resultados do teu partido não era do Costa mas tua e dos teus amigos. Experimenta!

José Monteiro disse...

Cuidadinho com as conclusões. Eu que sempre fui um apoiante do José Sócrates, não gostando como muitos, de um certa arrogância no tempo da maioria absoluta, e por isso mesmo foi castigado nas eleições seguintes e mesmo não me sentindo entusiasmado em nada com José Seguro, fiquei perplexo com os acontecimentos nas eleições europeias, e o ataque imediato, parecendo que estaria preparado do António Costa. Fui um comportamento que a mim me indignou e a gente próxima. Mesmo não tendo qualquer militância partidária, não sei se terá o meu voto nas eleições caso venha a ser o candidato do PS. Querer resumir tudo a uma incompetência do José Seguro e não reconhecerem que o comportamento do António Costa também não foi o melhor é fanatismo. Se me consultassem para a sondagem eu diria que não votaria PS neste momento e não era só pelo Seguro.

petry disse...

É extraordinário verificar o tipo de argumentação irracional que aqui vai num 'pseudo-apoio' a António Costa! Mude-se o nome de Seguro para Sócrates e temos aqui plasmado o ódio irracional que a direita e a extrema-esquerda sempre lhe moveram e movem. António Costa não merece estes 'amigos' e a destruição do ps por dentro está bem espelhada neste blog. Párem enquanto é tempo!

Anónimo disse...

Isso queriam os apoiantes do Seguro, aqui transfigurados em defensores de Costa, o coitado que não merece amigos como os deste blog! Não estejam preocupados. Nós já percebemos como vocês funcionam.Ainda não nos esquecemos daquele forum da TSF em que todos vocês se arregimentaram para defender Sócrates e , depois, o acusaram dessa mesma arregimentação. Sois muito espertos mas não caçais ratos!

Anónimo disse...

Os Judas, os oportunistas e os Lobbies do passado, para além de te trairem também te querem "matar". Isto cada vez te dá mais força...força AJSeguro, não deixes cair o PS nas mãos dos tiranos, apesar das manobras e sondagens encomendadas por eles!!!

Anónimo disse...

Para um lider que se afirma impoluto e de principios, o que publicou hoje no facebook não tem comparação no nivel rasteiro a que desce.
Bem pode Seguro e seus apoiantes pregar e berrar uma santidade que não têm. As vossas palavras dizem uma coisa mas os vossos actos demonstram outra.Um espetaculo que, quer queiram quer não, o país inteiro está a v^rr. E são vocês, não Costa, que saiem muito mal na figura.
Mas é preferivel assim. Assim todos ficamos a saber quem realmente minou o PS por dentro nos anos de Socrates, quem se aliou á direita no derrube do mesmo, quiça quem terá passado informação á mesma direita torpe que neste momento governa.
Contentai-vos com migalhas, é? Porque é o que terão se Seguro continuar á frente do PS. Se calhar, nem para as migalhas vai dar.
Imbecis.

Anónimo disse...

Agora percebo o que aconteceu no PS , durante os anos de Socrates. Agora faz sentido aquela história de que o mesmo terá afastado vários baronetes, tiranetes e merdetes de avental, de posições chave.
Ei-los de volta, fussangando pelo poder, aaaahhhh, estavam quase lá, tão perto do pote de novo , o povo português é que parece não estar a colaborar, que chatice...