domingo, julho 20, 2014

«A pior solução, em termos de justiça e eficiência,
é a austeridade – que é a orientação que está a ser seguida»


        «Que há uma reemergência clara da desigualdade depois dos anos 1980 e que isso foi devido a mudanças políticas nas últimas décadas devido à política fiscal e à finança. O peso das fortunas privadas no início do século XXI parece estar na iminência de regressar aos níveis elevados do século XIX. O rácio do capital em relação ao rendimento nacional caiu quase 2/3 entre 1914 e 1945 e, depois, mais do que duplicou entre 1945 e 2012. Em 2010, aquele rácio regressou aos níveis anteriores à 1ª Guerra Mundial, ou mesmo ultrapassou-os se for medido em relação ao rendimento disponível das famílias.»

Uma entrevista de Jorge Nascimento Rodrigues a Thomas Piketty — a cuja principal obra José Sócrates fez hoje alusão na RTP — pode ser lida aqui.

ADENDA — A brilhante recensão de João Constâncio pode ser relida através deste link.

6 comentários :

Anónimo disse...

Porque a ignorância da teoria económica e da historia económica é gigantesca. Campeia a vulgaridade nos nossos debates, e entre os "nossos economistas domésticos": ou uma pacotilha simplista e apologética de ortodoxia monetarista, ou uma confusão de raciocínios ditos de pendor intervencionista, obtusos e sob influencia dos primeiros. Ai Brilhante, Brilhante. Assim é merecido o destaque a este autor que escreve num registo culto, profundo e acessível ao grande publico. Porém evitem por favor esta abordagem um pouco parola e reverencial (o Sócrates disse na TV!) tendente a anunciar um novo deus que nasceu. Conhecimento, reflexão humilde e acima de tudo sentido critico, são a base da liberdade de pensar de que tanto necessitamos na nossa politica.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...


Atenção ao título: "(...) que é a orientação que está a SER seguida".


E muito obrigado pela divulgação.

Medidor não-orçamentista disse...



Será então este o "novo Marx" do Séc. XXI?


E para quando um "novo Lenine"?


À velocidade desses tempos do Séc. XIX, na tal "Bela Época", foram precisos quase setenta anos (entre 1848 e 1917)! Resta saber quantos representarão agora, na sociedade acelerada dos dias de hoje.

Anónimo disse...

Ele escreveu-o (e foi publicado) em francês mas claro que os anglófilos não o perceberam. Foi preciso traduzir....passados uns meses e aí parece que entenderam.

Miguel Abrantes disse...

Caro Conde (seg Jul 21, 12:36:00 da tarde):

Já corrigi o título. Obrigado.

Miguel Abrantes disse...

Ao leitor de seg Jul 21, 12:25:00 da tarde´

«Porém evitem por favor esta abordagem um pouco parola e reverencial (o Sócrates disse na TV!) tendente a anunciar um novo deus que nasceu.»

Eu já tinha feito referência a Piketty. Dado que Sócrates se referiu a Piketty a propósito das desigualdades, pareceu-me oportuno voltar a falar deste economista francês, chamando a atenção para aquela entrevista.