domingo, julho 13, 2014

«A última coisa que os portugueses querem é uma cópia do actual Governo»

Extracto da entrevista de João Galamba ao Sol:
    - Em que é que António Costa é melhor do que António José Seguro?
    - Tem uma experiência que António José Seguro não tem e uma capacidade agregadora e mobilizadora. São das suas principais características e é disso que o PS precisa neste momento e que, com esta direcção, não tem. Há outras vantagens programáticas e ideológicas em que me revejo mais, sintetizadas numa frase: 'Se pensarmos como a direita, acabaremos a governar como a direita'. Um dos problemas desta direcção é aceitar implicitamente o que a direita diz sobre as causas da crise, sobre os Governos do PS e as razões por que o programa de ajustamento foi necessário. Se aceitarmos que a direita tem razão e que chegámos aqui por despesismo, insustentabilidade do Estado Social, perda de competitividade associada a um crescimento excessivo dos salários - que são, de forma simples, as causas que o Governo defende -, se não contestarmos isso, não conseguiremos construir uma verdadeira alternativa. Essa é uma grande vantagem da candidatura de António Costa: não se resignar à história que a direita conta sobre o país.

    - Por que acha que Seguro optou por não defender o legado de Sócrates?
    - No início, achei que era uma opção táctica, admitiam essa luta como perdida. Mas essa opção fragilizou o PS. Os últimos acontecimentos, confirmados no debate do estado da Nação, quando o primeiro-ministro disse que viu com interesse declarações recentes do secretário-geral e alguns apoiantes dizendo que 'afinal, concordamos que foram as políticas despesistas do passado que nos trouxeram aqui', mostram que o PS acredita nisso por convicção e não só por cálculo político-eleitoral. Aí o problema é grave. A última coisa que os portugueses querem é uma cópia do actual Governo.

1 comentário :

Fernão Lopes disse...


Acho demasiado tarde para estes paninhos quentes.

No estado atual da ofensiva reacionária deste "Guverno" e dos poderes que o manipulam JÁ SÓ COM UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO DO POVO DE LISBOA EM GFRENTE A BELÉM, convocada pelo Presidente Ant.º Costa, pode fazer despertar e INTERVIR O PODER DO PORTUGAL DE ABRIL!


É tarde demais para esta conversa mole. Eles riem-se de nós todos, os facínoras...