domingo, julho 06, 2014

Carta aberta ao comissário de Crato na FCT

No Público, via Nuno Oliveira
Clique na imagem para a ampliar

7 comentários :

Anónimo disse...

Reclamar por rigor pelo facto das bolsas de doutoramento em Sociologia serem deixadas de lado?? Se houvesse "rigor", ofertas pedagógicas deste tipo já nem existiam! Para alem de não passarem de uma charlatanice académica, tem pouca ou nenhuma aplicação pratica e ainda sorvem recursos ao estado. É preciso ser mesmo um 'verdadeiro artista' para conseguir ter estatuto de investigador (e conseguir ficar no mesmo patamar de investigadores de área a sério) à conta destes expedientes.

Veterinário, e não é de veterano! disse...

Ena, c'a burro!!

Anónimo disse...

O governo inteiro é populado de gente que pensa exactamente como esse anónimo das 12:17.
Gente inculta, mesquinha, que não entende a ciencia ( pensa que se resume à fisica, à quimica e à economia) mas que se acha no direito de a destruir só porque sim.
É pena que não tenha mencionado a Economia no rol das "charlatanices académicas " mas aí, ai jesus que senhores como o Vitor Gaspar, o Bento e quejandos já teriam a sua formação em causa...
Só mesmo alguém ao nivel de um taxista com a 4ªa classe pode chamar á investigação sociológica charlatanice. Nos taxistas com a 4ªclasse desculpa-se a ignorancia.
Em membros de um governo é que não.

Anónimo disse...

Economia charlatanice académica? A Economia é algo que... acontece e que vivemos goste ou não, por isso sobre ignorância estamos conversados. Mas percebo que haja quem não goste da ciência económica já que isso desmantela uma visão assim mais infantil da realidade e muito própria de uma certa ideologia já algo obsoleta até.

Essa da "investigação sociológica" também é boa. Temos vários exemplos disso no livro de um artista chamado Giddens: Logo a começar pelo simples acto de tomar uma chávena de café (o livro começa logo assim); coisas banais da vida quotidiana ou o fenómeno da globalização. Tudo isto debatido ao nível filosófico e com um palavreado sofisticado para dar um ar sério à coisa.

Independentemente da concordância do artista das 6:58, Economia, Física ou Matemática tem um nível de dificuldade muito superior às sociologias e traquitana da mesma qualidade, alias muita gente escolhe estas ditas áreas precisamente para fugir à Matemática. Pode dar as voltas que bem entender que sabe que é verdade assim como é verdade que isso só serve para criar 'paradigmas' e artistas.

Anónimo disse...

Este anónimo das 9:35 é uma verdadeira anedota.

Anónimo disse...

Eu gostava era que o artista das 10:56 explicasse onde é que está a ciência nos exemplos que foram citados no comentário anterior e em que medida é que esse tipo de 'investigação' serve a ciência. Instituições privadas que financiem essa 'investigação'.

Anónimo disse...

Já agora, o artista das 10:56 também podia explicar o que é faz um... sociólogo.