quinta-feira, julho 17, 2014

Ideias feitas que a direita impõe


Vi agora a entrevista que Jorge Coelho, presidente da comissão eleitoral das primárias do PS, deu ontem a Paulo Magalhães. Este funcionário da TVI 24 não é capaz de colocar questões fora do quadro mental que a direita estabelece: «O país já fez as pazes com o Eng. José Sócrates?» Jorge Coelho embalou no formato pré-determinado: «Não sei. Isso é um problema que o país é que sabe, não sou eu. Isso é mais um problema no campo da psicologia política do que doutro campo…»

Ora, ao fim de três anos de o Governo de Passos & Portas ter posto o país a ferro e fogo, o PS ganhou as eleições europeias com 31 por cento dos votos.

Acontece que os Governos de José Sócrates foram fustigados por duas crises de enorme impacto: a maior crise internacional dos últimos 80 anos, que viria a desencadear uma outra crise — a das dívidas soberanas — em todos os países periféricos da zona euro.

Apesar destes dois sucessivos ciclones, apesar de Passos Coelho ter sido levado num andor para São Bento numa procissão que tinha à frente o abade de Belém, apesar de várias campanhas sujas concertadas, apesar de tudo isto, o PS obteve nas eleições legislativas de 2011 um resultado que ficou a dois pontos percentuais — 29 por cento — da glosada vitória do PS nas eleições europeias.

Será que então se pode dizer que o país está zangado com o sistema político?

ADENDA — O leitor Manuel Azevedo acrescenta, na caixa de comentários deste post, esta nota relevante: «O PS em 2011 obteve menos 2% do que nas europeias de 2014, mas conseguiu quase 550.000 votos a mais...»

8 comentários :

Anónimo disse...

O país nunca fará as pazes com Socrates, porque a mentira e a lama que para cima lhe lançaram toldam os olhos de quem não vê, apenas olha. E o país só sabe olhar.
No entanto, o país fará as pazes com o PS , assim que o idiota que temporariamente o lidera for posto a andar. E não é preciso um Costa salvador e canonizado. Basta o Costa de bom senso e razoavel que todos conhecemos . Não é de um salvador que o país anda á procura, como a direita e a esquerda radical pensam. É de alguém com dois neurónios a funcionar. E neste momento, parece-me que Costa é o único politico nessa situação. Tudo o resto é ou demasiado estupido e cego pela ideologia ou demasiado incompetente ou ainda demasiado ofuscado consigo mesmo.

Manuel Azevedo disse...

O PS em 2011 obteve menos 2% do que nas europeias de 2014, mas conseguiu quase 550.000 votos a mais...

Francisco Clamote disse...

Dois comentários que subscrevo.

Anónimo disse...

Sim, na esquerda e no centro-esquerda não se esquece o que foi o governo do dito e sim "o país nunca fará as pazes com o Socrates", embora possa aceitar o Costa, porque já os antigos sabiam: "Roma não paga a traidores"

Anónimo disse...

A sanha contra o Paulo Magalhães é muito triste e lamentável... parece que se vive no gueto! Que sectarismo é este? Um funcionário? Então ser funcionário ... é desonroso? é ter caído muito baixo.
O funcionário PMag. é a meu ver um jornalista excelente, sério e bem preparado, com um posicionamento corajoso e aberto, proporcionando entrevistas a pessoas de vários quadrantes, e um contraditório sobre temas de enorme actualidade.
O CC ofende-se com a pergunta a Jorge Coelho?"o Pais já fez as pazes com José Sócrates?" uma pergunta perfeitamente legitima e actual do Jornalista, baseada no que sente uma parte do pais, que ainda não fez as pazes, pois a evolução da "opinião publica" e o próprio "tempo" e a liderança do PS ainda não permitiu esclareceu as alternativas e causas, justificadas e não, da zanga.
Eu vi a entrevista e via a posição previsível, engenhosa e instrumental de Jorge Coelho, armado em institucional, como se o pais não o topasse. Pois se o CC não o quer topar, pode ter a certeza que Paulo Magalhães, quando ele vem ao longe já o está a topar. Com elegância e boa educação, esteve muito bem na forma como conduziu a entrevista. A um ver.

Anónimo disse...

Jorge Coelho é aquele da mota-engil?

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...



Não percebo nada:

- mas é o Sócrates que está a concorrer contra o Seguro?

- e o País já fez as pazes com o Cavaco?

- ou com o Passos Coelho, o Gaspar e o Relvas?

- o País já fez as pazes com o irrevogável?

- o País já fez as pazes com o Santana Lopes?

- o País já fez as pazes com o Durão Barroso?

- o País já fez as pazes com o Sá Carneiro?

Anónimo disse...

O pais não necessita de fazer as pazes com os energúmenos do actual poder, nomeadamente os e citados no comentário anterior. Acha que apesar de tudo tem de ser. Pela simples razão que eles são o poder e ainda não o perderam. O povo continua a votar neles. O povo está aterrado e não se manifesta. O povo não vê alternativas viáveis Eles mandam. Eles transformam. Eles estão do lado das correntes dominantes opinião publica, do simplismo, e eles dominam a comunicação social. As pazes estão feitas com os deuses e diabos. Só há que as fazer com os anjos caídos.