segunda-feira, setembro 01, 2014

António Costa e a besta

O Município de Lisboa viveu tempos atribulados quando a Câmara era presidida por Santana Lopes e, depois, por Carmona Rodrigues, que esmagou, sem saber ler nem escrever, um Carrilho que confundiu o mundo da Caras com a Madragoa. As trapalhadas em torno dos terrenos da antiga Feira Popular e do Parque Mayer arrastaram-se anos a fio e provocaram a queda do executivo camarário presidido por Carmona Rodrigues.

Após ter vencido as eleições intercalares de 2007, António Costa procurou arranjar uma solução para a herança que recebeu dos executivos santanistas. Chegou finalmente a acordo com a Bragaparques em Janeiro de 2014, restituindo à empresa 101,6 milhões de euros que ela despendeu com a aquisição de ambos os espaços.

Hoje, mais de oito meses depois de aprovado o acordo, o Correio da Manha chama, sem vir a propósito de nada, o assunto à primeira página, assim a modos de que prepara o leitor para mais um extraordinário exclusivo à moda da casa: abeirando-se de uma janela dos Paços do Concelho, António Costa terá desatado a lançar sacos de notas para as mãos do tal Névoa — como se o santanismo nunca tivesse existido.

A «notícia» do Correio da Manha surge um dia depois de António Costa ter suspendido a sua colaboração no pasquim durante a campanha interna no PS. Escrevia ontem o próximo secretário-geral do PS: «Mas mesmo não utilizando esta página como plataforma de campanha, não quero sujeitar o jornal à suspeição de parcialidade. Estou reconhecido ao diretor pelo convite para escrever no jornal mais lido em Portugal e pela forma como nos temos relacionado. Mas é importante para todos que conservemos as distâncias que garantem a independência mútua.»

A reacção do pasquim não poderia ter sido mais fulminante: não se importa de se sujeitar à «suspeição de parcialidade». Assume-a. A besta não pode ser tratada com paninhos quentes. É uma lição para António Costa.

11 comentários :

Anónimo disse...

Um bom post.
Estes tempos requerem uma nova abordagem e se Costa, a exemplo de seguro, quiser fechar os olhos e não querer acreditar que o que aconteceu ao ultimo PM socialista foi uma programada campanha, então é melhor não concorrer a nada. A visão de Costa, que é um pouco retro em algumas áreas, denota uma intima crença que o que aconteceu a Sócrates foi em grande parte culpa do própio. Não foi. É uma falha ética que partilha com seguro.
Ou tem cojones e enfrenta o desafio ou então mais vale estar quietinho.

Anónimo disse...

Há muita gente a tratar a besta com paninhos quentes. Quem teve a coragem da enfrentar tramou-se.

praianorte disse...

A recusa dos socialistas em opinar nessa merda de pasquim é que seria um ato natural, francamente não entendo como há quem o faça.

Anónimo disse...

Sim, besta e diabólica. É que ele há coincidências sinistras. A Noite Sangrenta da primeira república, essa em que foram assassinados António Granjo, Carlos da Maia e outros patriotas, foi em grande parte fabricada na redacção dum jornal diário chamado Correio da Manhã. Um seu redactor de confiança seguiu a carrinha da morte indicando as moradas das vítimas.
Neste nosso tempo, em que já não se matam as pessoas cara a cara, de novo há um Correio da Manhã especializado em assassinatos de carácter. Oxalá António Costa tenha coragem para encarar esta realidade, de que foi vítima José Sócrates. Para cobarde, rasteirinho e oportunista, basta o Seguro.

Anónimo disse...

Sim, besta e diabólica. É que ele há coincidências sinistras. A Noite Sangrenta da primeira república, essa em que foram assassinados António Granjo, Carlos da Maia e outros patriotas, foi em grande parte fabricada na redacção dum jornal diário chamado Correio da Manhã. Um seu redactor de confiança seguiu a carrinha da morte indicando as moradas das vítimas.
Neste nosso tempo, em que já não se matam as pessoas cara a cara, de novo há um Correio da Manhã especializado em assassinatos de carácter. Oxalá António Costa tenha coragem para encarar esta realidade, de que foi vítima José Sócrates. Para cobarde, rasteirinho e oportunista, basta o Seguro.

Morgado De Basto disse...


Hitler,deixou escola.As SS,deixaram escola.O Fascismo Português,deixou escola.A besta,não ressurge em Portugal com José Sócrates:ressurge com Ferro Rodrigues na condição de Secretário Geral do Partido Socialista.E,a partir daí, não mais parou.O que desde essa altura vem ocorrendo é o desenvolvimento de um processo que,se não for parado rapidamente,nos arrastará, enquanto actor activo,para uma Guerra que está já aí á porta.

Fernando Romano disse...

Aplaudo o post e concordo com os comentários feitos até às 04:00:00.

ACosta que se cuide nos debates televisivos anunciados. O seu adversário prepara um modo sofisticado para o enxovalhar. Ele está, objetivamente, barricado na mesma trincheira dos correios da manhã. Há uma "camionete fantasma" em Portugal em raivoso movimento, e polvilham na vida política e na imprensa muitos "dentes de ouro" prontos a executarem diretivas...
--------------------

Já agora..., como vão as primárias nos sites online do PS?
Alguém me informou que na Secção do PS de Algueirão-Mem Martins (mais de 110 000 habitantes) que, até quinta feira passada, a Secção rececionou apenas 7 declarações de inscrição de simpatizantes para as primárias. Visitei o site da Secção (sem atividade desde março 2007) e sobre primárias, nada. Visitei o facebook (sem atividade desde novembro 2011), nada. Informaram-me que a respetiva sede só terá aberto ao público uma vez por semana.

Por curiosidade visitei alguns sites de algumas Federações. Três exemplos: no de Braga, nada sobre primárias (s/atividade desde maio 2014): no de Santarém, a última entrada é um texto de António Gameiro que reza assim: "Caros e caras camaradas e amigos, Este é o novo site da nossa Federação! Um site moderno, apelativo, dinâmico e ao vosso dispor". Na parte final desta comunicação, "Este é o vosso espaço! Estamos a trabalhar juntos para ganharmos 2013". Já na página facebook existe um link para inscrição nas primárias; na página facebook da Fed. de Coimbra, nada sobre primárias; no site da Federação Baixo Alentejo existe um link para inscrição de simpatizantes.

Afinal a importância das primárias não é refletida em algumas federações na comunicação online.

Anónimo disse...

bom, duas coisas importa salientar.
O jornal é o mais lido, o que nos diz que tipo de sociedade habitamos, e outra é que António costa quando se dispôs a colaborar com gente desta já saberia o que a casa gasta.
Logo...

Anónimo disse...

o António Costa, levou a empreitada Braga parques, ao sucesso.

Lisboa,a minha terra, pode respirar de alívio pela desfaçatez e livrou-se dos vendedores de "meiatigela"

Zé da Adega da Esperança

Olimpico disse...

Para termos a certeza da comunicação social que temos, pensemos só se " os mortos que pagam quotas" tivessem uma pontinha de responsabilidade de apoiantes de Antonio costa...Teriamos todos os dias noticias!!!
Nunca me passou pela cabeça que este "romance" fosse possivel ser escrito dentro do Partido Socialista.
Antonio costa e os Socialista só devem perguntar:Qual o interesse da direita e também do pcp e Be, pela candidatura de ANTÓNIO JOSÉ SEGURO?

NB: falar em jornalismo e jornalistas, nesta altura do campeonatos, cheira muito mau. Ainda há alguns resistentes, mas esses, podem apontar-se a dedo, o resto, E VOZ DO DONO..Quem fala verdade sobre o BES, o avião abatido na Ucrania, OS CULPADOS da LIBIA, SIRIA E IRAQUE ? Falar da IMCOMPETENCIA dos lideres EUROPEUS, para resolver o problema da Ucrania
E do avanço do terrorismo internacional, bem como todo o tipo de "ISMOS" ASSASSINOS. OS BARROSOS DA EUROPA, estão na iminência de nos colocar de novo em guerra!!
ANTONIO COSTA, tem todo o meu apoio, mas que se cuide. O monstro, continua à solta, até dentro do Ps.

Anónimo disse...

O Morgado de Basto tem razão. Nazis e fascistas estão a minar tudo, sobretudo com a cumplicidade do governo e do PR, e preparam o golpe. É preciso que as pessoas abram os olhos e sacudam a inércia. A hora é de lutar.