quinta-feira, outubro 09, 2014

A sondagem mais aguardada

Coube à Aximage publicar a primeira sondagem após as eleições primárias do PS. As fotografias tiradas revelam-nos um vendaval no sistema político. Veja-se:

1. António Costa arrasa e leva Passos Coelho a estatelar-se ao comprido:


2. O PS beneficia da mudança de líder e de liderança e aproxima-se da fasquia da maioria absoluta:


3. António Costa é o único líder com nota positiva (embora o valor não seja comparável com o do mês anterior, porque o avaliado foi então António José Seguro). Todos os restantes líderes partidários estão em queda, especialmente notória nos casos do pantomineiro-mor e do vice-pantomineiro:


4. O Presidente da República, colado ao Governo, acompanha a agonia dos partidos de direita (o trabalho de campo da sondagem concluiu-se na véspera do 5 de Outubro, pelo que as ondas de choque do discurso de Cavaco ainda não estão reflectidas nos resultados divulgados):

13 comentários :

Observatriz vagal disse...



E ISTO AINDA É APENAS A GRELHA DA PARTIDA APÓS OS PRIMEIROS TREINOS!


Imaginem o que não será em Janeiro e Fevereiro...


QUANDO É QUE O PALHAÇO CONVOCA LEGISLATIVAS ANTECIPADAS PARA O 25 DE ABRIL?


E depois, na sequência dos resultados eleitorais, quando é que ficará pronto o Relatório "médico" que sustentará a sua renúncia ao mandato por razões de... "saúde"?

Anónimo disse...

O que por agora havia a fazer está feito: re-credibilizou-se o PS removendo o anterior "líder", substituindo-o por alguém capaz, preparado e competente, António Costa, visto pela sociedade como verdadeira alternativa de governo.
Agora há muito a fazer. Como indicam as sondagens, a expectativa é enorme e Costa tem em ombros a enorme responsabilidade de responder a esta mobilização nacional que o vê já como próximo primeiro-ministro.
A legitimidade de António Costa, para além de política, é social, pois não foi escolhido apenas pelos militantes do PS.
Tem o caminho aberto e um futuro de sucesso, a bem de todos nós, assim saiba dar resposta às expectativas de um país inteiro farto da incompetência, fanatismo e sadismo do actual governo.

Anónimo disse...

Numa frase, só isto: alerta laranja na Lapa, Belém, São Bento, Gomes Teixeira e Laranjeiras.

Borda-de-água disse...


E alerta amarelo no das Caldas!...

Já disse...



Foi o prenúncio desta sensação de suores gelados e verdadeiro nó na garganta da gentinha "séria" que, no fundo, motivou o PATÉTICO discurso do palhaço de Belém no 5 de Outubro (que se bem calhar - e muito justamente - PARA O ANO JÁ VOLTA A SER FERIADO NACIONAL! Nem que para isso tenha de trocar com a o 8 de Dezembro, ou o 15 de Agosto...)!

Anónimo disse...

Sim queremos conhecer as sondagens, mas o que se impõe é MMUITA HUMILDADE E MUITO TRABALHO DE CONSTRUÇÃO da alternativa e acção.

Como diz o anterior comentário "Agora há muito a fazer... a expectativa é enorme e Costa tem em ombros a enorme responsabilidade de responder a esta mobilização nacional que o vê já como próximo primeiro-ministro.

Joaquim Moura disse...

Estes resultados para além de evidenciarem o quanto o PS necessitava de uma liderança forte, mostram também que AINDA HÁ MUITO PARA FAZER, por isso nada de euforias. É bom que toda a gente que quer uma mudança neste país mantenha os pés na terra e se empenhe de facto na construção dessa mudança.
Não entendo que o PS não esteja a aproveitar desde já o impulso das primárias e não tenha continuado com o movimento Mobilizar Portugal promovendo a participação dos muitos milhares de simpatizantes que participaram nas primárias.
Para se conseguir uma maioria absoluta não se pode esmorecer e o papel das redes sociais é fundamental (ver a campanha de Obama em 2008).
Só uma maioria absoluta permite fazer a mudança que é necessária. Para isso é preciso um resultado de 45%, isto é, mais de 2,5 milhões de votos e que os partidos à esquerda do PS não tenham mais que 14%, no seu conjunto.
HÁ MUITO A FAZER E É IMPORTANTE COMEÇAR JÁ HOJE E NÃO AMANHÃ.

Evaristo Ferreira disse...

São boas notícias, mas ainda falta um ano para correr com a gentalha que nos governa, incluindo o sonso de Belém. Depois, com a ajuda dos países Med, é preciso ultrapassar Merkel ela esquerda. É preciso investir para crescer, tal como fizeram os States. A sua economia, no último trimestre, cresceu 4,6%. Graças à
Reserva Federal.

Anónimo disse...

O emplastro da inventona das escutas há-de ter o fim que merece.

Anónimo disse...

A verdade é que o cidadão esta farto do Cavaco e da rapaziada do partida de sua excelencia - e o bla bla do costume - a malta quer uma nova fraseologia - estou farto de gramar esses gajos "pcp" - parece os folhetins da coxinha - comi dessa sopinha - o homem que nunca se engana foi jantar a casa do Ricardo - mamma mia- que ganda gozo - sonuros risus.

Palhaçada

Zé da Adega o da Esperança

arebelo disse...

E depois deste tornado ainda haverá quem venha com o rapaz das abstenções violentas,ou duvide da necessidade urgente do PS aparecer com uma alternativa credível?E o que ficou demonstrado e que traz o laparotame em prantos,é que houve milhares que não sendo militantes disseram que estavam fartos das pulhices desta desgovernamental cáfila.

Rukka disse...

QUE GRANDE CRISE O ANTÓNIO COSTA CRIOU

Jarolme Papalvo disse...

Pois.

Mas ontem quem o Baldaia promoveu em grande, no forum da TSF, foi o sô Jarolme de Sousa, CLARO, a assobiar para o ar com, imagine-se, a treta da saída de Portugal do Euro - um tema realmente importantíssimo e urgentíssimo na atual conjuntura do País! -, em vez de fazer "manifes" e gritar para pôr esta CORJA NOJENTA NA RUA!

Ah, espera, mas isso exige eleições antecipadas, não é? Ô diabo, mas isso pode ser nefasto para o Partido da classe operária, não é? Hum, então deixa lá o camarada Passos Coelho ficar no poleiro mais uns mesitos, para ver se assim avançam as condições para a revolução do proletariado, pois, pois...


Obrigadinho, ó amigo Baldaia!