domingo, outubro 05, 2014

As asas do desejo de Lígia
(e o «sonho do senhor primeiro-ministro»)

Despacho n.º 10651-A/2014

O leitor já terá reparado que não tenho falado das nomeações dos boys (e girls). Caindo diariamente em cima da mesa tantos temas, há que fazer escolhas. Mas a situação de Lígia da Fonseca é exemplar (e o domingo permite pesquisas mais distendidas).

Lígia é uma jovem de 33 anos que, após uma série de tropelias, é alçada a um dos cargos mais cobiçados do Estado: vogal do conselho directivo da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ex-INAC), o regulador da aviação. A peça do Público descreve as tropelias, mas, ao não fazer alusão ao percurso de Lígia, pode levar a concluir que, apesar das manigâncias, se trata de alguém com curriculum para o cargo.

Lígia licenciou-se pela Faculdade de Letras de Lisboa em 2005. Munida do diploma, tornou-se técnica na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, onde se manteve até 2007. Depois, decidiu nortear a sua vida pela simplicidade da procura do conhecimento permanente, frequentando acções de formação de inegável gabarito internacional: «Curso de formação básica de Controlador de Tráfego Aéreo» e «Curso Teórico de Qualificação em Controlo de Aeródromo — Visual e Instrumentos». Era o olho de falcão a abrir caminho. Poderia ter sido controladora área. Ou aeromoça. Mas estava guardada para outros voos. O céu seria o limite.

Após um ano sabático, metamorfoseou-se em consultora na empresa Media XXI — Consulting, Research & Publishing. Aparentemente, sem sucesso. Em 2010, ingressou como técnica estagiária na Direcção-Geral das Actividades Económicas. A mudança de governo em 2011 mudou-lhe a vida: a partir de 29 de Junho desse ano, a técnica estagiária transformou-se em especialista/assessora do Governo, com um ordenado de 3.069,34 euros.

Mas as asas do desejo de Lígia mantinham-se incólumes. O Instituto Superior de Educação e Ciências — um politécnico que lecciona cursos tão variados como Osteopatia e Terapias Expressivas, Óptica e Optometria, Intervenção Comunitária ou Técnicas de Fotografia — abriu-lhe as portas aos negócios do ar: foi «pós-graduanda em Gestão Aeroportuária — Ramo Negócio Aeroportuário» e «mestranda em Operações de Transporte Aéreo».

A circunstância de ter abandonado o mestrado e a pós-graduação não teve importância nenhuma. António Pires de Lima deu-lhe passagem administrativa: «destaco o conhecimento que detinha e que soube aprofundar nos setores específicos da aviação civil e da gestão aeroportuária, que me permitem afirmar com justiça que se trata de uma profissional que merece pleno reconhecimento da sua elevada competência.» E no mesmo dia o ministro do CDS-PP mandou o ajudante Sérgio Monteiro nomear Lígia da Fonseca, através de um artifício («em regime de substituição»), para o conselho directivo do INAC/ANAC. Um dia poderá regressar à sua condição de técnica estagiária da Direcção-Geral das Actividades Económicas.

Entretanto, o presidente da Cresap mantém que a escolha dos dirigentes do Estado através de concurso «é um sonho do senhor primeiro-ministro». Um sonho muito longínquo, subentende-se.

14 comentários :

Anónimo disse...

O que é se pode dizer? o País está podre ... uns e umas emigram a conselho do PM - outros e outras são por cunha do "padrinho" - outros e outras são desvalorisadas.

Para os Suecos, as pessoas são o activo - é riqueza para valorizar -eu aprendi com os Suecos numa empresa em que trabalhei. - e realizei-me como trabalhador

Zé da Adega

Anónimo disse...

Pois é altura de denunciar sistematicamente esta pouca vergonha que continua impunemente: como os altos cargos do aparelho de estado foram e são desvalorizados, passando de gente séria para estas hordas de "jovens" trampolineiros a soldo, arrogantes, radicais, superficiais, ignorantes e mentirosos, diplomados na Farinha Amparo, gente que vive de montar imagem, com percursos e currículos mirabolantes,baseados em relacionamentos ínvios. Essa CRESAP e o seu Presidente são uma anedota que só contaram para você! Desta vez uma clientezita do CDS, uma sabuja de Pires de Lima e das corjas do Paulinho, uma desempregada, agora protegida pelo vigarista nazi Sérgio Monteiro(o tal cujo trabalhito modernaço na CGD-Investimentos, consistiu durante anos, em ajudar a embarrilar as empresas e os institutos do estado com SWAPS metidos pela goela abaixo, de conivência com a MISS SWAPS, que as fazia na na REFER e se tinha entretanto acoitado no IGCP a fazer de conta que não via, dando graxa pela frente ao seu secretario de estado PINA anjinho e ao ministro Teixeira dos Santos, todos embasbacados com os salamaleques e a "eficiência", enquanto passava a Passoa e ao maridito jornalista dito económico, rumo às agencias de rating, os números e as noticias do descalabro financeiro que estavam a preparar no estado, puxado pela coleira dos bancos.

Anónimo disse...

Miguel, conte-nos tudo. Se a menina estagiária se transformou em especialista/assessora do governo em tão curto espaço de tempo só pode ter um genes muito bom. Ora diga-nos lá de quem é parente a menina para quem o ano de 2011 foi tão risonho?

Anónimo disse...

O banqueiro também não quis comentar as notícias que dão conta de que os clãs da família Espírito Santo receberam cinco milhões de euros de comissões pelo negócio da compra de dois submarinos, no Governo liderado por Durão Barroso, por considerar que “não é o momento”, dado estar em curso um inquérito judicial.

Anónimo disse...

A pressa...

Anónimo disse...

Miguel, ponha-nos a foto corpo inteiro da Menina. Ah! é uma boazona toda queque? Bem me parecia.

Anónimo disse...

Desculpem lá qualquer coisinha mas a Lígia deve ser boa em qualquer coisa...

Evaristo Ferreira disse...

Não li a peça do Público, mas este trabalho de pesquisa feito pelo Miguel, está catita. Ficamos a conhecer o CV de uma "facilitadora" formatada pelos manuais do "doutor Relvas, o criador do facilitismo no consulado de Passos Coelho.
Sim, também eu gostava de me regalar com a foto desta "facilitadora". Será possível obter esse ícone, ou trata-se de um exclusivo da Getty Images?

Anónimo disse...

Como é que se diz queque no feminino?

Anónimo disse...

My God!

Cristina H.

Serge disse...

Isto é o que se chama "subir na posição horizontal" LOL

CGS disse...

Este país só se regenera à porrada.
Sempre podemos encher os estádios de futebol do Euro que se encontram desactivados e por a escumalha que nos rouba, em trabalhos forçados por toda a vida.
Não podemos ter esperança nesta máfia que nos desgoverna!

Zé Mostarda disse...

E deitou-se com quem?

Anónimo disse...

http://www.dn.pt/portugal/interior/salarios-milionarios-e-a-nomeacao-misterio-da-ex-assessora-de-sergio-monteiro-do-psd-5100826.html