quarta-feira, outubro 29, 2014

Se queres conhecer o partido do contribuinte,
mete-lhe o fisco na mão


A Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais foi confiada ao partido do contribuinte, que se vem destacando não apenas pelos consecutivos aumentos (enormes) de impostos (sobre os trabalhadores e consumidores), mas também pela selvajaria como trata os contribuintes que, devido à crise ou até à ignorância da lei, são apanhados nas malhas do fisco.

O Diário Económico relata hoje uma situação chocante. Uma viúva, que vive com três dos seus seis filhos e duas netas, vai ver a sua casa ser leiloada para pagar uma dívida de 1.900 euros ao fisco. A dívida resulta de ter enviado para a sucata dois carros e não ter dado conhecimento do abate à Autoridade Tributária. O fisco continuou a liquidar o imposto único de circulação (500 euros), a que acrescem juros e coimas.

A contribuinte em causa, que esteve desempregada e, na hora actual, aufere o salário mínimo, tem feito entregas semanais no serviço de Finanças da sua residência, de 50 ou 100 euros, conforme pode. É pouco para saciar o valete que o partido do contribuinte colocou na Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais. Agora, fica sem a casa onde vive. É o «visto familiar» numa das suas múltiplas formas.

7 comentários :

Anónimo disse...

Chocante! Como eles gozam com a ignorância do povo! Com os grandes vigaristas é só 'perdões' fiscais. Cobardes/crápulas sem vergonha e sem escrúpulos!

Maria Antonieta disse...




C A N A L H A S SEM PERDÃO!

Lince Vigilante disse...

Neoliberal, esta gente?! Neofascista, neofascista, e vá lá, vá lá... Têm que ser varridos das nossas vidas como o lixo tóxico que, de facto, são!

Pedro Carrilho disse...

Isto (estes) são piores que o fascismo, porque este "só" pretendia o poder pelo poder para conquistar território e nações,claro que fizeram muito sofrimento e causaram milhões de mortes, mas nada que se compare a estes travestidos de democratas, estes só querem mais e mais dinheiro e poder, sem quaisquer escrupulos, e para o fazer sabem que têm de aumentar a miséria a níel mundial, nem que seja com mais guerras na Europa,daí se perceba melhor que um governo servil com a Alemanha como o nosso é, quando se confronta com um poder maior, que no caso é o do us, e um projeto que visa destruir mais uns milhões de famílias europeias e atirá-las para a miséria e indigência, como é o do caso vertente em que pretendem, a pretexto da criação de uns milhares de empregos estilo asiáticos, acabar com a soberania das Nações Europeias, e fazer susbstituir os seus Tribunais por uma justiça tipo arbrital que obviamente favorecerá sempre o mais forte (leia-se as empresas multinacionais dos us), isto tudo nos nossos dias, perante a mais inépcia dos mass media e de todo o poder político da UE que faz caminhar os seus Povos para uma imensa noite que fará a Europa voltar a uma indigência que já não via há muitos séculos, é isto que estes governantes preparam para uma Europa que, se não se acordar a tempo, escreverá uma das páginas mais negras da sua história.

Anónimo disse...

Eu passei por uma situação semelhante, mas por que posso, perdi dias da minha vida no IMTT, paguei e nem mugi. O Imposto Único de Circulação tem que ser pago quer o veiculo circule ou não. Ou seja na realidade é um imposto à propriedade. O nome atribuído ao dito imposto é por isso uma verdadeira aldrabice e num país onde os cidadãos tivessem uma palavra a dizer há muito que este estado de coisas tinha sido alterado. Infelizmente, tenho que o dizer, essa alteração aconteceu durante o último governo do PS. O que não invalida a obscenidade descrita no post.

Anónimo disse...

Cair nas malhas do fiscos por um esquecimento ou desconhecimento da lei é um verdadeiro processo Kafkiano.
A justiça neste momento em Portugal existe apenas para injustiçar os portugueses decentes.
Quem for aldrabão, reles , sem caracter (como a maioria dos que compõem este governo e a maioria dos tachinhos por ele arranjados) safa-se sempre.
O que me doi é que esta gentalha nunca será responsabilizada. Destroiem um país em 4 anos e nunca serão responsabilizados. Os tachistas continuarão nos seus cargos superiores da Adm publica numa de "o meu tacho já cá canta" e o PS vai deixar, como deixou no passado. E vai-se lixar à pala disso mesmo.
O PSD não teve problema nenhum em pôr a andar os ditos boys do PS ( muita gente afinal com competencia, como se comprova o caos que agora existe na justiça e na educação) para enxamear a adm publica dos seus. Terá António Costa a coragem de fazer o mesmo?
É que as maçãs podres tem mesmo de ser deitadas fora, ou contaminam o resto...

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...



A mim aconteceu-me o mesmo que ao anónimo de Quarta, 29 (19h30m): vendi o meu carro à «PEUGEOT» (Filial de PAÇO DE ARCOS)), há três anos, um mês antes da data de liquidação do IUC, e os gajos NÃO PAGARAM NEM MUDARAM O REGISTO DE PROPRIEDADE senão três meses depois!!!


Resultado, este ano tive de pagar o IUC de 2011 mais as coimas pelo atraso, que redundaram no DOBRO do valor do próprio Imposto!


Quando venderem automóveis, mesmo que seja a "stands" oficiais de marcas, certifiquem-se de que o registo de propriedade é alterado NESSE MOMENTO!