quinta-feira, novembro 27, 2014

Declaração de Sócrates


Declaração de José Sócrates divulgada pela TSF:
    «Há cinco dias "fora do mundo", tomo agora consciência de que, como é habitual, as imputações e as "circunstâncias" devidamente selecionadas contra mim pela acusação ocupam os jornais e as televisões. Essas "fugas" de informação são crime. Contra a Justiça, é certo; mas também contra mim.

    Não espero que os jornais, a quem elas aproveitam e ocupam, denunciem o crime e o quanto ele põe em causa os ditames da lealdade processual e os princípios do processo justo.

    Por isso, será em legítima defesa que irei, conforme for entendendo, desmentir as falsidades lançadas sobre mim e responsabilizar os que as engendraram.

    A minha detenção para interrogatório foi um abuso e o espetáculo montado em torno dela uma infâmia; as imputações que me são dirigidas são absurdas, injustas e infundamentadas; a decisão de me colocar em prisão preventiva é injustificada e constitui uma humilhação gratuita.

    Aqui está toda uma lição de vida: aqui está o verdadeiro poder - de prender e de libertar. Mas, em contrapartida, não raro a prepotência atraiçoa o prepotente.

    Defender-me-ei com as armas do Estado de Direito - são as únicas em que acredito. Este é um caso da Justiça e é com a Justiça Democrática que será resolvido.

    Não tenho dúvidas que este caso tem também contornos políticos e sensibilizam-me as manifestações de solidariedade de tantos camaradas e amigos. Mas quero o que for político à margem deste debate. Este processo é comigo e só comigo. Qualquer envolvimento do Partido Socialista só me prejudicaria, prejudicaria o Partido e prejudicaria a Democracia.

    Este processo só agora começou.

    Évora, 26 de Novembro de 2014

    José Sócrates»

16 comentários :

Anónimo disse...

Grandeza.

soudocontra disse...

VIVA SÓCRATES, abaixo, fora com os processos ditatoriais e seus seguidores, alguns comentadores neste blog, dignos representantes do obscurantismo que este governo representa, de exploração e humilhação do povo que tentam manipular a seu bel-prazer.
MCTorres

Anónimo disse...

Experiencia.

Anónimo disse...

Profissionalismo.

Anónimo disse...

Coragem.

Anónimo disse...

Resistência.

Anónimo disse...

a malta estava a aguardar.

Anónimo disse...

Julgo não errar se disser que o que estão a fazer a Sócrates é a maior pulhice da história da democracia portuguesa.

João

Rosa disse...



Determinação.

Anónimo disse...

Insubmissão

Zé de Faro disse...

Estás a recordar-te de alguém, Jerónimo de Sousa, face a esta lição de dignidade?Lembras-te dos tribunais plenários do fascismo?Lembras-te da tortura e das condenações vexatórias a que todos os teus camaradas estavam sujeitos?Sabes o que é que os filhos da puta do regime salazarista diziam? Diziam: «a justiça está a funcionar normalmente, ninguém está acima da lei.» Sabes o que é que eu vi no Avante? Vi o Engenheiro Sócrates atrás de umas grades com o vosso profundo amor.Sabes o que é que tu és? És o conde Drácula com os dentinhos a tirar o sangue ao PS.Atualiza-te, pele vermelha. Rapa o cabelo à navalha, a ti e a todo o comité central, faz de ti o grande skin head de Portugal. Não te esqueças da moca de Rio Maior. Feito isto, manda colocar cartazes por todo o país, tu vestido de cabedal preto, cabeça à skin, moca na mão.A legenda será:chegou o libertador.

Anónimo disse...

Grande Sócrates! Apesar de o manterem longe da comunicação social para não poder defender-se das calunias e da cabala que contra ele a direita montou, ele conseguiu fazer ouvir a sua voz e falou de forma muito sensata e digna. A pidesca e kafkiana inquisição que o condena sem provas credíveis ainda um dia se irá afogar no veneno que agora destila por todo o lado. A justiça divina é a melhor, já que a humana, em Portugal, falha a toda a linha neste e noutros casos. Quanto aos frustrados que espumam de raiva contra Sócrates, é melhor irem fazer tratamento psiquiátrico, por que o circo não durará sempre e ele ainda dará a volta por cima! M.

Anónimo disse...

Mas cuidado com as padeiras de Aljubarrota dos " Aleluias de Mação!!!"

Anónimo disse...

Desde a primeira hora do chamado caso "Freeport" se pressentia que a direita preparava um golpe de estado palaciano. Começaram com os rumores, as difamações e a manipulaçao dos media que concertadamente, falava a uma só voz. Ou seja a voz dos magistrados titulares do processo. Era a tomada de posições do exercito golpista nas redacções. Provas nao havia. So "lama de suspeitas" que atingiam ou procuravam atingir o primeiro ministro e o governo. Cinicamente, por fora, a oposição PSD e o escuteiro de belém diziam: "deixem a justiça funcionar". Como o Freeport, se foi esgotando e sem provas, veio a Face Oculta (imaginação delirante!!!)
depois, as escutas de Belém, a asfixia democratica....o caso PT, a Manela, o crespo, o medina, o catroga, o coelho, o portas, os banqueiros...Era uma cãozoada que n dava descanso. O Homem saiu. Apos quase tres em silencio voltou......e agora prenderam-no. Mas n o calaram. Nem o venceram! Força Socrates. Tens milhoes de portugueses contigo!

Anónimo disse...

quem já nada teme

Anónimo disse...

Houve um personagem da nossa vida politica que comprou umas ações do bpn por um valor que lhe disseram e uns meses depois foi lá buscar as mesmas ações por um valor que o seu amigo oliveira e costa lhe deu... embolsou uma pipa de massa e, de caminho, a filha também.... a justiça não mexeu um dedo em qualquer teoria de enriquecimento...

Um politico entrou numa organização para abrir portas e gastou uma pipa de massa e tal e tal e tal.... declarou o contrário no parlamento e recebeu mais uma pipa de dinheiro publico porque estava em exclusivo... alguém deu nota à procuradoria com indicações precisas de para onde teria ido o dinheiro e....à velocidade da luz foi feito um despacho de arquivamento.

Este estranho critério de justiça...que é motivo de SATISFAÇÃO para alguns, deixa mesmo muito a desejar.... e levanta as maiores suspeitas..