sábado, novembro 08, 2014

Espelho meu, espelho meu,
há alguém mais ligado aos Espírito Santo do que eu?



O alegado primeiro-ministro acusou o PS de «relação muito pouco transparente» com PT e BES, porque se sabe que «a PT funcionava como tesouraria do Grupo Espírito Santo (GES)». Ora o que se sabe hoje é algo muito diferente do que Passos Coelho diz: foi durante a vigência deste governo que a PT aplicou quase a 100% os seus excedentes de tesouraria no Grupo Espírito Santo.

Esta mistificação não impediu o pantomineiro-mor de afirmar ontem que pôs fim a uma cultura política de favorecimento do Estado a «grupos de influências»: «Deve-nos orgulhar saber que pusemos um ponto final nessa maneira de estar, nessa cultura política, nesse abuso sobre os portugueses que foi perpetrado durante mais de dez anos». Deduz-se que inclui os governos de Barroso e Santana Lopes, talvez porque Barroso esteve a marinar no BES até se alçar a São Bento e o governo de Barroso & Portas envolveu o BES na aquisição dos submarinos.

Acontece que Passos Coelho não tem um pingo de vergonha na cara. Só essa circunstância permite a alguém — que tem fama de «abrir todas as portas» e que se envolveu numa ONG fantasma — ter o descaramento de falar nestes termos.

Acresce que, se há alguém que durante anos apareceu associado à família Espírito Santo, é precisamente Pedro Passos Coelho. Já (alegado) primeiro-ministro, recebeu dez (10) telefonemas de José Maria Ricciardi, que foram interceptados pelo Ministério Público: «as escutas estão relacionadas com alegados crimes de tráfico de influências, corrupção e informação privilegiada no caso das privatizações da REN e da EDP.» Acontece que Pedro e José Maria, como as escutas o comprovam, se tratam por tu, algo que revela uma intimidade que não joga com as declarações actuais do alegado primeiro-ministro.

Se houvesse memória no jornalismo, alguém recordaria a Passos Coelho que a única vez na história do regime democrático que um banqueiro se sentou à mesa do Conselho de Ministros para discutir um orçamento do Estado ocorreu precisamente com Passos Coelho. E o banqueiro convidado para o efeito chama-se Ricardo Salgado.

Mas só estranhará esta intimidade com a família Espírito Santo quem não conheça o percurso de Pedro Passos Coelho. Andava ele a «abrir portas» quando alguém se lembrou de o colocar na Fomentinvest, onde pontificavam Ilídio Pinho e Ângelo Correia — a par dos primos Espírito Santo Ricardo e José Maria. O jovem Pedro deu então um salto monumental sem saber ler nem escrever: de abridor de portas a director financeiro. E, no ano seguinte, Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi renunciaram a ser vogais da Fomentinvest (embora o BES continue a ser accionista) e o jovem Pedro ocupou uma das vagas deixadas pelos primos. É só perder alguns minutos a consultar o site do Ministério da Justiça, comparando os dados recolhidos com o percurso do alegado primeiro-ministro enquanto jovem:

Clique na imagem para a ampliar

7 comentários :

Anónimo disse...

Pois é, mas, hoje, ouvindo o arauto do Governo, o Marques Mendes, anunciando o fim da auditoria ao BES que "pode revelar dados importantes", associei ao discurso idiota do Passos Coelho ( a que este 'post' do Miguel Abrantes se refere) e pensei que a conclusão será: a culpa de tudo o que aconteceu no BES foi de Sócrates. Os ladrões não foram os Espirito Santos/Salgados/Ricciardis, não foram! Foram os socialistas!

Anónimo disse...

Passos Coelho está desesperado. É também uma pessoa muito porca, vil, rasteira.
Um nojo como ser humano. Como o são practicamente todos os constituintes deste desgoverno.
É gente desta que envergonha a humanidade, porque de humanos não tem nada.

Anónimo disse...

Esta gentinha não perde pela demora... O castigo está aí, ao virar da esquina. E não se pense que o castigo será apenas uma estrondosa derrota eleitoral... Não. O castigo será muito mais sério que isso.

Irão pagar bem caro por aquilo que fizeram e estão a fazer ao país.

Anónimo disse...

Sem dúvida.

soudocontra disse...

Espero que a última frase do comentário das 11:57:00 da manhã - IRÃO PAGAR BEM CARO POR AQUILO QUE FIZERAM E ESTÃO A FAZER AO PAÍS - seja, de facto, uma realidade. Tenho dito por todo o lado - emails, blogs e face - o mesmo e ainda pior!
Repito, nunca pensei, que um (des)governo destes fosse possível, pós-25Abril.
A cavacóide e obscena criatura que faz de PR é a principal culpada disto - este tem de ser o primeiro a "PAGAR BEM CARO"!!!
MCTorres

Fernando Romano disse...

O maior erro seria subestimar este aldrabão com 17 anos de jota no PSD - parido pelo cavaquismo-, protegido por uma imprensa que o alcandorou ao lugar que ocupa e que vai continuar a protegê-lo, cada vez mais, à medida que se aproximam as legislativas. Não tenham dúvidas! Alguns jornalistas e comentadores mostram heroicidade e patriotismo, é verdade, mas outros, entre os que ainda (ou já) ousam beliscar este vigarista, não escondem alguma cobardia, rematando quase sempre com ataques a Sócrates para esta direita ver e lhes manter os empregos, muitos deles comentadores humoristas muito apreciados.... à procura de um lugar numa lista, seja de que partido for. A salivar pelo poder.

O PS não deve descurar a elaboração de um plano minucioso e inteligente para, em momento azado, denunciar na praça pública este farsola. Subestimá-lo e subestimar o seu discurso político reacionário e provocador seria erro crasso. A imprensa está nas mãos de Capital de duvidosa origem, algum manchado de sangue.O PS precisa de encontrar urgentemente meios alternativos de comunicar com a população. Quanto a mim, terá de recuperar a comunicação na rua, a agitação na rua, o contacto com as pessoas. Tirem o cu do sofá e vão fazer política junto dos cidadãos.

Este excelente post do Câmara Corporativa a desmascarar o trafulha não chega às grandes massas. Mas o "C. da Manhã" é lido, diariamente, por centenas de milhares de pessoas, embora a tiragem seja de cento e tal mil. É o jornal deles - à borla, nos cafés de Portugal.

Morgado De Basto disse...


É tempo de o Partido Socialista começar a chamar os bois pelos nomes.Tudo tem limites e os Estarolas já os ultrapassaram à muito.De S.Bento a Belém,os Migueis de Vasconcelos que se sentam nas Poltronas do Poder,já destruíram recursos e vidas mais do que suficientes para merecerem do País e dos Portugueses o tratamento adequado.Cavaco e a pandilha do BPN e afins,através de um governo composto por miseráveis a soldo,não pode,impunemente,continuar a saquear e a arruinar o País.Urge atear a fogueira e desencadear o churrasco.Chega de Vilania!!!