segunda-feira, novembro 03, 2014

Um homem e as suas milhas de voo

Pacheco Pereira apelidou Relvas de «empresário luso-cabo-verdiano-brasileiro». Os horizontes de Paulo Portas são muito mais rasgados: é um empresário global. Três ou quatro dias depois de regressar da América Central, está de regresso à região, uma vez mais acompanhado de uma comitiva de se lhe tirar o chapéu — com o habitual enxame de jornalistas.

O que é espantoso é que nunca tenha sido feita uma avaliação dos resultados que o vice-pantomineiro sugere ter conseguido nas suas inúmeras viagens ao estrangeiro. Mais: jamais tenha sido apurado se alguns contratos anunciados foram obtidos no decurso das dispendiosas excursões ou se já tinham sido antes concretizados, como aconteceu com um projecto turístico da Mota-Engil, que o consórcio já havia negociado e aprovado em Lisboa um mês antes da partida de Portas para o México.

Há talvez uma explicação para esta ausência de fact checking. Ao contrário do alegado primeiro-ministro, que considera serem os jornalistas «preguiçosos», sou levado a crer que, no caso das luxuosas excursões organizadas pelo vice-pantomineiro, o que os profissionais da comunicação social revelam é um enorme sentimento de gratidão. Não é todos os dias que se coloca à sua disposição um pequeno jacto privado para eles andarem entretidos enquanto Paulo Portas levava uma banhada de Carlos Slim.

3 comentários :

Anónimo disse...

Cada vez percebo menos desta cambada:

Num dia ouvimos o Pires de Lima dizer (para atacar Sócrates e o PS), que o Estado nada deve fazer no caso da PT, porque não tem que "meter o nariz" nas empresas privadas.

E pergunto eu: mas então o Paulo Portas já pode ir "cheirar o cú" aos empresários que se deslocam à América Latina, alguns a fazerem negócios "inventados" por José Sócrates?

Realmente, estou cada vez mais confuso!

Anónimo disse...

No DN online de sabado e/ou domingo, o seu novel director Andre Soares entrevistou Rui Pedro Soares e publicou os custos e gastos do encontro, 41,45€.
É caso para perguntar se faz parte de um novo "livro de estilo" ou se é só para socialistas. Quanto aos custos dos reporteres da comitiva estatal, nepia.Deve ser para não assuatr o "leitorado" que já não é muito. Um verdadeiro liberal este Macedo.

Olimpico disse...

Meus Senhores, Paulo Portas, pode ser tudo, e mais alguma coisa...Mas, uma grande verdade, é que ele se tornou um grande especialista na venda do Magalhães. Há ódios que se tranformam em amor....Rsrsrsrsrsr.Cara de pau e sem vergonha.